Ver outros conteúdos
Categorias Ver todos →
Pesquisar Artigos
Artigos recentes
-
Google I/O 2017 - Chat da comunidade
May 17 2017 09:50 -
LG lança G5, o primeiro smartphone modular
Feb 22 2016 12:59 -
Samsung anuncia Galaxy S7 edge e o Galaxy S7
Feb 22 2016 00:59 -
LG lança Série K
Feb 21 2016 23:10 -
Samsung Galaxy Unpacked 2016
Feb 21 2016 23:10 -
E o próximo Android é o... Marshmallow!
Aug 17 2015 19:05
Recent Comments
-
Motorola disponibiliza Nexu...
pedronveloso - Nov 29 2016 01:19
-
Parabéns androidPT - 6 anos...
xanex - Jul 08 2016 11:31
-
LG lança G5, o primeiro sma...
Whitenegro - Feb 27 2016 17:25
-
Manutenção androidPT
marafona - Nov 29 2015 10:14
-
O Top-10 do Samsung Galaxy...
xmicrox - Sep 27 2015 14:34
-
Motorola disponibiliza Nexu...
rf1967 - Sep 13 2015 22:44
0
Análise ao Nexus 5
Nov 17 2013 15:00 |
WhiT3Kr0w
em Equipamentos
Ecrã
O painel 1080p é bastante bom. A definição é excelente, pois com uns generosos 445ppp (pontos por polegada) seria difícil não ficarmos impressionados. A leitura de texto em páginas web ou mesmo em ebooks é super confortável. Mesmo o texto com fontes mais reduzidas é bem visível no Nexus 5. Ver fotografias ou mesmo vídeos é também uma experiência bastante agradável.
O Nexus 5 vem com a nova variante do Gorilla Glass (3) o que irá certamente prevenir muitos riscos na utilização deste.
Em relação ao uso do ecrã em plena luz do sol, vão ficar satisfeitos, pois todo o conteúdo neste é bastante visível. Uma grande vantagem deste ecrã LCD em relação aos ecrãs AMOLED.
Mas não é tudo um mar de rosas. Apesar de ser um ecrã bastante bom, as cores poderiam ser um pouco mais vivas e o contraste bastante melhor também. Os painéis de marcas concorrentes mostram ecrãs com cores mais ricas e mais reais. Em comparação com o HTC One, que também usa tecnologia LCD, nota-se que este painel não tem a mesma qualidade.
Ao olharmos de frente para o Nexus 5, os índices de contraste e os pretos são bastante bons, mas se o pousarmos numa mesa ou olharmos mais de lado notamos que existe imensa luz a sair para fora do painel, o que causa um efeito cinza bastante pronunciado. Isto não é um grande problema pois a maior parte do tempo vamos olhar para o telefone de frente.
Se vierem de um equipamento com ecrã Super AMOLED vão notar grandes diferenças, sem dúvida. Mas se vierem de outro LCD (ou se preferirem cores menos saturadas) então não irão ter qualquer problema com o ótimo ecrã do Nexus 5.
Resta mencionar que a intensidade do brilho usado neste Nexus é bastante alta no modo automático. É bastante útil quando estamos a usar o telefone ao sol, mas para uso normal dentro de quatro paredes ou à noite aconselho a recorrer a uma app para reduzir o brilho quando este está em modo automático. Existem também opções a nível de kernel que alteram isto, mas para isto precisarão de root e de instalar um kernel diferente.
Bateria
O Nexus 5 vem com uma bateria de 2300mAh, o que não é nada de especial visto estarmos a falar de um equipamento com um processador de quatro núcleos (quad-core) e e um belo ecrã com uma resolução de 1080p. Se analisarmos todo o hardware do Nexus 5, a bateria de 2300mAh é sem dúvida um dos elos mais fracos. Houve muita especulação em relação a que bateria a Google iria inserir no Nexus 5, visto que o smartphone em que este se baseou (o LG G2) traz uma bateria de 3000mAh. Houve a “esperança” que a Google utilizasse a mesma no novo Nexus, mas tal não aconteceu.
Vem também com a funcionalidade de carregamento sem fios, em que podemos usar qualquer carregador compatível com a norma Qi.
Depois de perto de 2 semanas a utilizar o Nexus 5 com um uso moderado, a conclusão é que a bateria não é assim tão má. A média diária de tempo de ecrã ligado foi por volta das 3 horas e 15 minutos. Desligando a carga por volta das 7h30 e chegando perto dos 0% pelas 22h00.
Pode talvez chegar às 4 horas de ecrã ligado ou mesmo ultrapassar, mas com um uso mais leve, sincronização desligada e brilho do ecrã relativamente baixo. Por outro lado, se não tiverem o ecrã ligado durante muito tempo (até 1 hora) e usarem o telefone como o fariam antigamente só para mandar umas mensagens e receber 2 ou 3 chamadas por dia, então poderão conseguir 2 dias de uso. O Nexus 5 tem uma autonomia em “standby” bastante boa, gastando apenas uma pequena percentagem de bateria quando não estamos a utilizá-lo.
O consumo moderado referido em cima é constituído em média por 15 minutos de chamadas, meia dúzia de sms, 45 minutos a ouvir música em streaming (Google Music), 5-10 minutos de YouTube, 20 minutos a jogar (ex. Candy Crush ou Plants vs Zombies 2), aproximadamente 30 minutos de navegação na internet e leitura através do Feedly durante mais ou menos 1 hora. Isto para além da utilização normal a ler mensagens do WhatsApp, Emails, Facebook, Google+, etc o que talvez seja por volta de 1 hora com ecrã ligado. Isto com a sincronização de dados sempre ligada.
Capturas de ecrã com exemplo:
Claro que se estiverem em movimento sempre com 3G/4G ligado e a usar o GPS, a duração desce radicalmente. Tirar fotos com o Nexus 5 também é algo que consome muita bateria. Para poupar um pouco esta aconselha-se também a reduzir o brilho do ecrã para o mínimo que acharem confortável.
Penso que o tempo de duração de uma carga no Nexus 5 não é assim tão diferente da maior parte dos equipamentos atualmente no mercado com este nível de hardware. Resta mencionar que uma carga completa é feita em aproximadamente 2 horas.
Som
O som no Nexus 5, quando usado com uns auscultadores de boa qualidade, é bastante bom. A maioria do tempo a ouvir música foi feito em streaming através do Google Music e a qualidade é bastante boa. Outras fontes, por exemplo o YouTube, também retorna uma boa qualidade de som. Em termos de volume, é bastante aceitável. Na primeira interação com o volume, este não subia muito, mas isto era devido a ter ativado a proteção de volume alto, em que nos avisa que podemos sofrer danos se o aumentarmos muito. Após aceitarmos o aviso podemos então aumentar um pouco mais. O volume não nos estoura os tímpanos, mas é alto o suficiente para isolarmos qualquer som exterior.
O Nexus 5 tem apenas uma coluna. Como já foi referido, a segunda grelha que se vê na parte inferior do telefone é do microfone de conversação. Em relação ao som da coluna as coisas mudam de figura. A qualidade é no máximo mediana e em certas aplicações torna-se mesmo muito má. A boa notícia é que isto é um problema de software, pois em algumas aplicações o som até é aceitável.
Se usarmos o Google Music para ouvir música pela coluna, deparamos com um som bastante distorcido e com uma espécie de eco. Se entretanto carregarmos um vídeo através do YouTube com a mesma faixa de música as coisas mudam para melhor. O som torna-se mais limpo e com uma qualidade aceitável. A Google já comentou que está a trabalhar numa resolução para este problema, mas não esperem ter a qualidade de som que o HTC One proporciona.
Outro problema relacionado com a coluna de som é a sua posição. Se estivermos a jogar e se agarrarmos o telefone na posição horizontal (landscape) acabamos por tapar a coluna e isolar o som por completo. Se estivermos a ver algum vídeo isto não acontece tão frequentemente, pois não precisamos de agarrar o telefone na posição que normalmente usamos a jogar.
Por último, as chamadas recebidas foram ouvidas na perfeição, com som alto e com boa qualidade. No outro lado da linha também foi possível nos ouvir sem qualquer problema. O segundo microfone para redução de ruído parece dar uma ajuda nesta área também.
- fabiopinto, jorge teixeira, qix e 4 outros gostam disto
40 Comentários
Tenho de "e-bater" palmas ao WK, aqui está uma review de fazer inveja a muitos sites de renome internacional. Parabéns.
Ainda bem que gostaram. Estou um pouco ferrugento a nível de análises
quando e que a google mete um suporte para sdcards.
pelo tlm, so peca por nao aceitar sdcards
Dúvido que isso aconteça. A não ser que a Google volte atrás na decisão, o que não estou a ver acontecer. A Google quer que o pessoal passe a usar armazenamento na nuvem (cloud).
Só discordo no aspecto de que para mim neste momento o melhor terminal é o LG G2. Boa review.
Relativamente aos SDcards. Não acredito que mesmo a longo prazo os nexus tragam esse slot, pelo motivo que deu o colega acima, a cloud e pelo motivo que a sua utilização, quando inseridos cartões de memória de baixa performance reduziria a fluídez/performance característica dos nexus!
Cumprs.
O LG G2 é também muito bom. E em algumas coisas até é melhor que o Nexus 5.
Esperemos que exista muita gente que prefira equipamentos diferentes, para continuarmos a ter várias opções no mercado
Não consigo encaixar é o layout dos botões no G2, então se o tivermos pousado ainda pior... Mas isto sou eu com os nervos....
Boas
Ja testaste?
O telefone tem esse layout e parece que nao mas é muito natural.
Tens sempre a hipotese de carregar 2x no ecran que ele liga
rui
Full review em video em : http://4gnews.pt/201...5-video-review/
Infelizmente como está no artigo, o único ponto menos positivo é a falta da entrada micro SD. A A google realmente está a tentar obrigado os proprietários de nexus a utilizarem a cloud, mas esquece-se dos países e locais onde o acesso á internet é nulo ou insuficiente para esse tipo de carregamento.
Alem disso, para os apaixonados pela musica, 32GB por exemplo pode não ser suficiente.
Para mim o ponto menos positivo é mesmo a vibração dos botões. Pelo menos naquele que tenho comigo. Os 32GB (26GB disponíveis) chegam-me perfeitamente.
O update para o KitKat 4.4.1 resolveu o problema da coluna de som, que agora já dá um som porreiro nas aplicações que antes não tinham qualidade.
Em relação à camara, está mais rápida e parece que o white balance está melhor conseguindo tirar melhor fotos com cores mais reais. Mas a diferença é muito subtil, a maior diferença é na velocidade em que foca e tira a foto.