No entanto a forma (ainda q aparentemente cordial) com q as apresentas sendo criticas (e n eram todas) destrutivas, acabam por enfrentar uma discussão acessa e defensiva por parte de quem gostava de ver o seu trabalho recompensado.
Neste ponto dou completamente a mão à palmatória. Sou o tipo de pessoa que procura sempre problemas e os tenta apresentar da forma mais directa que consegue e muitas vezes esqueço de demonstrar que aprecio o esforço dos envolvidos. A minha filosofia de trabalho é sempre procurar os problemas já que os louros temos nós conhecimento deles.
Vamos por partes estou de acordo com alguns aspectos que evidencias-te, as maos nos bolsos foi muito mau da minha parte, nao é a primeira apresentaçao que faço, mas foi a primeira que fiz sem preparar o que quer que fosse, e isto pois como expliquei no inicio da mesma nao tive tempo para preparar nada pois se tivesse tempo as coisas seriam de outro modo abordaria aspectos mais tecnicos e teria concerteza os slides prontos, mas como volto a evidenciar e nao como forma de me proteger tinha chegado dos estados unidos na 2ª feira, e tive 3 exames entretanto incluido no proprio dia, para nao falar que estava ali de directa, portanto considero como "normal" algum nervosismo da minha parte, mas sem duvida que existe muita coisa a corrigir, e a imagem de eu maos nos bolsos vai me traumatizar durante uns tempos.
Apesar de mencionar o teu caso em especial, a ideia é apresentar aquilo que se pode considerar um tique na apresentação. Perfeitamente normal que existam e si, compreendo perfeitamente o que é fazer uma apresentação sem tempo para preparação.
tendo em conta q a grande maioria deles tem formaçao superior considero um erro terrivel q n tenham recebido formaçao em apresentaçoes publicas, e nunca as tenham feito, por forma a aprender a lidar com o stress.
Se encontrarem um espaço não tenho qualquer problema em fazer uma pequena formação sobre o assunto. O principal problema nem é a teoria, que muitas vezes se dobra, mas sim a prática e o "à vontade" que é necessário ganhar. A melhor forma para isto é mesmo praticar toda a apresentação, pelo menos, uma vez à frente do espelho. Dá logo um outro andamento.
Ja o ano passado organizei eu um no Porto q se realizou na neoscopio
Creio ter ficado com a ideia de ser o primeiro por algumas mensagens aqui colocadas.