Comentários/Sugestões para próximos eventos...
Mensagem publicada 25 June 2011 - 18:25
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:06
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:09
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:17
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:22
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:30
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:34
Assim?rubemlrm tanta hostilidade. Não é necessário . É sempre com o feedback que evoluímos e é com o intuito de evoluir que dei o meu feedback.Sei perfeitamente que se atrasaram por problemas com o equipamento, mas isso não invalida que tivessem avisado quem estava na sala. Não estou a dizer que a culpa do atraso tenha sido vossa, apenas que teria sido melhor, nem que seja por cortesia, terem dito que se iriam atrasar e que problemas estavam a ter. Não era preciso mais.A questão do título é que está escrito "programação". Não está desenvolvimento, nem introdução nem qualquer outra coisa. Está explicitamente indicado como um evento de programação. Mas isso é um "não problema". foi uma questão de expectativas .E sei perfeitamente o que custa estar desse lado, como disse noutro tópico, faço disso parte da minha profissão e apresentações sejam nas formações que dou seja nas palestras/workshops onde participei são coisas que custam sempre, especialmente quando o público é desconhecido, como era o caso.Quanto a serem "postas de pescada só para ser do contra", posso garantir-te que não são. São comentários e sugestões de quem se preocupa e quer ver este tipo de acções serem repetidas e melhoradas. Acho que não compreendeste o objectivo do meu texto e viste nele apenas ataques à tua apresentação mas garanto que está bastante longe da verdade. Não só não pretendo denegrir ou atacar qualquer apresentação, como não tenho qualquer intenção em ser "do contra". Se assim fosse teria tido bem mais onde pegar e não teria colocado qualquer texto aqui.Não, o objectivo é, como indicado no início, comentar e sugerir melhorias para que estes eventos se possam tornar eventos de referência e que possam ser, novamente, bem sucedidas. Lamento que tenhas levado tão a peito o texto mas espero que possas reler com mais cuidado e ver nele o que pretendi, e no caso de reveres nele alguma falha que consideres verdadeira a possas corrigir, se nele não vires uma falha da tua então nada de mal vem ao mundo por isso.Cumprimentos,KnitterP.S.: Este sistema de fórum não tem um meio de citação?
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:34
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:48
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:52
Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:52
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:12
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:12
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:18
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:38
Porque não foi mau. Nunca disse que o evento foi mau, apenas que alguns pontos podiam ser corrigidos.Quanto a ficarem chateados e saírem do sério, não há muito que eu possa fazer quanto a isso. E mais uma vez digo que não estou a criticar só para mandar abaixo, como já disse diversas vezes.O evento foi bastante bom, gostei de ter estado e por isso mantive a minha presença até ao fim. Agora tenho duas opções: sou um "yes man", e venho para o fórum dizer que o evento foi espectacular, muito bom continuem. E toda a gente gosta do que digo, ninguém se chateia mas o próximo será apenas ligeiramente melhor. Ou então em vez de dar louvores pelo trabalho (são merecidos, nunca disse que não) comento alguns pontos onde, na minha opinião, é preciso trabalhar para que o próximo seja mais que ligeiramente melhor.É pena que não alonguem mais nas respostas e que não trabalhem em conjunto comigo para uma discussão séria do que apresentei. A intenção é, e sempre, trabalhar para melhor, tópicos de parabéns certamente serão criados e se não forem da minha parte já indiquei que gostei do evento e que o queria ver repetido. Se não tivesse gostado 1) não tinha sequer prestado atenção e tinha saído 2) não tinha tido qualquer interesse em colocar aqui qualquer comentário 3) não tinha de passar por mau da fita e ficar já com uma má fama dentro de uma comunidade onde ainda agora cheguei.Sendo que optei por dar a cara por uma opinião, por mais que vos custe ouvir e sabendo desde já que iria ter de, também eu, ler mensagens que certamente me iriam aborrecer, acho que deixo bem claro que gostei do evento e que me preocupo com a existência de mais deste género e cada vez melhores.@Knitter é só para te lembrar que a porta esteve sempre aberta se foi assim tão mau porque não saíste???
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:49
Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:53
Mensagem publicada 25 June 2011 - 21:05
Sim, pode bem ser considerado irrelevante, mas lá está, por isso é que coloquei o tópico e existe a possibilidade de discutir o que escrevi, sendo discussão a parte mais importante ;)Mas entra na categoria dos tiques dos apresentadores. O meu ponto não vai para o orador em questão, apenas serve como indicação do que um tique pode fazer. É algo que se trabalha, raramente é algo nato, eu sei que tive de trabalhar bastante os meus e ainda hoje tenho quem passe a apresentação a apanhar os tiques em vez de ouvir . Este é o ponto que queria mencionar, estes tiques afastam a plateia da apresentação.E sim, escrevi que considero a primeira apresentação má, mas não o evento todo. Nunca iria considerar um evento mau só porque um dos intervenientes esteve mais nervoso ou nunca tinha feito uma apresentação do género e se atrapalhou, bolas para a próxima melhora.Por favor isso é irrelevante aquilo não era a defesa de uma tese de doutoramento.
Mensagem publicada 25 June 2011 - 22:48
Mensagem publicada 26 June 2011 - 00:17
Mensagem publicada 26 June 2011 - 11:06
Ah, o bom do português que em qualquer contradição que lê vê "derrotismo", "negativismo" e demais ataques ao trabalho feito. Podem continuar com todos os ataques pessoais, podem consideram-me o ingrato que teve direito a um evento gratuito e só se vem queixar, podem fazer de mim o utilizador que mandas as "postas de pescada" sem saber do que fala e que só quer "deitar abaixo" o evento. Existe até a possibilidade de ser esse o objectivo do meu texto, eu até posso ganhar algo com isso. Claro que também existe a possibilidade de nada do que eu escrevi ser derrotista, ataque, ou qualquer outro termo negativo que se lembrei. Sei lá, eu posso estar a ser utópico mas vejo críticas como possibilidades de crescer... seja, já expliquei e reexpliquei os objectivos, se não querem ler assim não leiam, mas agora sim numa atitude derrotista acho lamentável que só se tenham preocupado em atacar a minha pessoa e intervenção em vez de trabalharem no sentido de analisar o que escrevi.Quantos avaliaram os pontos que apresentei e os pesaram? Tão simples como "neste não concordo porque...", "naqueloutro poderás ter razão", enfim...Boa noiteGostava ainda de lembrar que os intervenientes não vivem disto, nem têm qualquer tipo de remuneração, não podendo ser como tal considerados oradores/formadores credenciados e que fazem disto profissão, e de que alguns como foi dito foi a primeira vez que o fizeram. Agradece-se as críticas de quem esteve presente, e que diz que nem tudo foi mau, senão tinha-se ido embora, mas só vi comentários negativos e derrotistas de quem faz disso (oratórias/formações) seu modo de vida.
Claro que é possível. Achei bem a organização dos temas' date=' foi uma linha bem conseguida que apresentava uma visão geral do sistema, desde o que é o Android até à modificações mais avançadas.Para mim, que pouco conhecimento tenho do sistema e que apenas experimentei uns "hello worlds" foi uma sessão bastante elucidativa, e permitiu-me saber mais e ganhar vontade para aprofundar com mais cuidado a plataforma. Além disso deu também uma muito boa introdução em conceitos mais avançados, quer de utilização como é o caso das ROMs em que fiquei a perceber melhor, não só o desenvolvimento, mas também forma como a ROM usada afecta o equipamento.A apresentação das ferramentas e técnicas de debugging foi bastante boa e, para quem estava interessado em programar para Android, focou o que era importante e útil para iniciar. Neste ponto entra também a apresentação sobre jogos e sobre a parte de criação do motor de física onde surgiram dicas bastante úteis. Esta foi particularmente útil para me lembrar que não devo usar POO em tudo [img']http://www.androidpt.com/public/style_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png[/img].Tirando as distracções já indicadas os oradores conseguiram cativar a audiência e manter o evento acessível respondendo às questões colocadas. Isto é algo que nem sempre acontece.O mimo da aplicação gratuita foi agradável http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png, apesar de ter instalado apenas para experimentar já que não é uma aplicação que, no meu caso, seja muito usada.No global, o evento esteve a par outros eventos do género, tendo sido agradável a presença. Se considerarmos que foi o primeiro evento e que nenhum dos oradores tinha experiência, como disseram, então só posso dar uma nota bastante positiva a todo o esforço e ao resultado conseguido.Como pode ter sido esquecimento, o link para a apresentação de threading e debugging no artigo sobre o evento está em falta. Agora estou mesmo a ver até este ponto ser considerado um ataque a quem escreveu o artigo... é preciso reforçar que não é? (Sim é ironia.)Será que não seria possível escrever o que achou bem? (Fica a dúvida no ar).Abraços.
Mensagem publicada 26 June 2011 - 11:22
Mensagem publicada 26 June 2011 - 14:07
Não foi esquecimento, já foi pedido ao autor mas estamos em fim-de-semana. Quando for oportuno será colocado.Como pode ter sido esquecimento o link para a apresentação de threading e debugging no artigo sobre o evento está em falta.
Mensagem publicada 27 June 2011 - 14:27
ja faço apresentaçoes e formaçoes ha uns bons aninhos, cheguei a considerar tirar o CAP, e tive a sorte de poder aprender a corrigir alguns do erros mais comuns graças às dicas de um amigo.No entanto, volta e meia lá ha uma apresentaçao q n sai tao bem, em q dou por mim a ler os slides pq n me preparei q xegue..Ninguem nas ensinado, e aprendemos com os nossos erros, com repetiçao e com dicas... mas ha formas e formas de fazer chegar essas dicas, e obviamente a confiança q temos em quem as nos dá vai influenciar a resistencia q temos em as receber.Sem ter assistido ao evento, lendo as tuas criticas, consigo claramente identificar os varios pontos q podem ser melhorados. No entanto a forma (ainda q aparentemente cordial) com q as apresentas, sendo criticas (e n eram todas) destrutivas, acabam por enfrentar uma discussão acessa e defensiva por parte de quem gostava de ver o seu trabalho recompensado.No fundo todas as sessões pareceram sofrer do mesmo mal que é a pouca preparação dos oradores. Não digo falta de conhecimentos mas sim de treino na apresentação já que cometeram todos os erros de principiante.[...]Eu sei o quão difícil é fazer apresentações e todos cometemos erros, quer seja a primeira ou a centésima vez. Estes comentários são opinião de quem esteve presente no evento e que gostaria de ver este tipo de actividades continuar e ter ainda mais sucesso.
Mensagem publicada 27 June 2011 - 14:41