E pronto é mais ou menos isto que o cpalha dissePorque é um tema com que lido, que gosto e do qual percebo alguma coisa aqui vai disto, atenção o que vou dizer não é de forma alguma para ser escrito em pedra, pode conter erros e não estou a falar "dexts" <- , posso tender a simplificar demasiado incorrendo em imprecisões (se bem que acho que na maior parte das vezes até complico demais
)GPS - sim tem, acho que têm todos os android.. ou quase, é um dispositivo usado entre outras coisas para calcular a localizaçãoA-GPS - sim tem, é uma funcionalidade que usa (sem gastar dados) a informação disponibilizada pelas torres de transmissão de sinal GSM e pelos routers que apanhar para melhorar a qualidade do cálculo da localização (para afinar por assim dizer)Software GPS:Online - exemplo google maps ou google navigator: usando o sinal GPS e caso tenha e o utilizador queira usando também o A-GPS para ajudar, a aplicação calcula a localização e calcula rotas mediante os mapas que possua, no caso destas aplicações, os mapas estão num servidor online (algures na net) e para aceder a eles precisariam de uma ligação de dados funcional (se não tiverem internet no pc também não conseguem abrir o google maps no browser pois não?
)Offline - exemplo Ndrive ou sygic: usando o sinal GPS e caso tenha e o utilizador queira usando também o A-GPS para ajudar, a aplicação calcula a localização e calcula rotas mediante os mapas que possua, no caso destas aplicações, os mapas estão guardados no cartão sd ou na memória do telefone, então, não é necessário fazer download dos mesmos para o programa funcionar "normalmente" (só para confundir, eheh, alguns programas offline, podem aproveitar uma ligação de dados existente para actualizar alguns serviços como por exemplo informação de trânsito, permitindo o cálculo de rotas alternativas baseado nessa informação, mas isto, penso que nem funciona cá no nosso portugalinho
)Resumindo:Ndrive, sygic e afins (os que disserem que são offline - basicamente são todos os que se compram) = compra-se a aplicação e/ou os mapas = não se gasta em ligação de dados para navegar gmaps e derivados = aplicação gratuita mas... = net ou ligação de dados = gastar guito para navegar uma vez que tem de se aceder aos mapasConfundindo um pouco mais:A última versão do gmaps, tem uma funcionalidade que permite fazer antecipadamente download de parte dos mapas, vamos supôr que estou em casa e ligado pela rede wifi, sei para onde vou, calculo uma rota faço download daquela secção dos mapas e posso depois usar o gmaps ou o navigator sem uma ligação de dados "Que porreiro!" Não, não são tudo rosas, a meio do caminho desvio-me o programa precisa de recalcular a rota ou precisaria de alguma parte do mapa que não obtive com o detalhe necessário (já falarei sobre isto)... azarito... lá se foi tudo quanto Maria fiou... e os que a esta hora ainda estiverem a aturar o testamento com alguma atenção pensarão "Ahhh mas então faço download de Portugal inteiro com o maior detalhe possível e pronto"... pois... não... o problema é que os mapas do gmaps são multicamada...Segurem-se!Imaginem uma foto tirada do tecto, da sala onde estão (os que estiverem no quarto ou na cozinha não podem continuar a ler XD), agora imaginem que fazem zoom para verem um objecto em cima da secretária, por exemplo uma folha de papel, de seguida fazem zoom novamente para conseguirem ler o que está escrito na folha, a foto terá de ter muito boa resolução para que possam fazer o que estou a dizer, maior resolução, maior o tamanho (nos dois sentidos), maior o espaço ocupado ou maior o tempo para a carregar se estivermos a ver pela net. Num gps offline as "fotos" ou melhor, os mapas são assim, são um conjunto de fotos lado a lado mas todas com muita resolução para se verem todos os detalhes, os mapas de um país pequeno como o nosso ocupam facilmente 200~300 Mb, imaginem ter de descarregar isso de cada vez que abrissem o google maps... era a loucura, mesmo hoje em dia, os senhores da google, que não são burrinhos resolveram a questão com as tais multicamadas, lembram-se da foto tirada do tecto? isso é uma imagem, quando fazem zoom da primeira vez para verem a folha, é outra imagem e quando fazem zoom pela terceira vez para lerem o que está na folha seria uma terceira imagem, mas tratam-se efectivamente de imagens diferentes e não apenas de clips e zooms da imagem inicial, como a área fotografada é menor e a foto é tirada mais de perto o tamanho será também menor, no final a soma das 3 imagens pode até ter um tamanho maior do que a outra foto com muita resolução mas à medida que vou fazendo zoom para um determinado local o programa apenas precisa de aceder às fotos que representam os detalhes que quero ver e não preciso de abrir "Portugal" inteiro com uma resolução estupidamente grande.Espero que tenham conseguido chegar até ao fim e que tenham gostado do que leram, relembro que o que foi dito não é absolutamente correcto, mas é uma forma de passar alguma informação e que julgo ajudar a dissipar algumas dúvidas sobre o funcionamento destes dois tipos de aplicação.Os que se perderam a meio, ou estavam na cozinha... prometo que na próxima explico doutra forma!Cumps