Instalação de ambiente de desenvolvimento
Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:14
Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:25
Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:32
Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:33

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:36
podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?A primeira questão com que me deparei foi com a quantidade quiase ridicula de passos que é preciso fazer. Depois tudo parece ter de ser feito numa ordem muito particular senão nada funciona.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:37
apoiadoBUGabundo escreveu:podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?

Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:15
Eu segui este tuturial AQUIPara mim funcionou 5 estrelas. Só deu algum trabalho foi quando quis correr a primeira vez. Tive de configurar mais qq coisa porque não estava a funcionar. No menu Run, em Runs configuration, criar uma configuraço nova para Android Application (a minha chamou-se Android 1.5) para fazer o Target a versão que queremos. Estou a começar para 1.5 porque como tenho o Magic é a versão para a qual depois poderei fazer deploy para o telemovel.Have fun!joaocardoso escreveu:
podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?A primeira questão com que me deparei foi com a quantidade quiase ridicula de passos que é preciso fazer. Depois tudo parece ter de ser feito numa ordem muito particular senão nada funciona.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:56
Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:19
mas se eu fizer o target durante o desenvolvimento para 2.1, e depois alterar para 1.5 não caio no risco de poder estar a usar coisas da 2.1 que depois não vão funcionar na 1.5? Ou pior que me obrigue a re-escrever partes do código?CheersPodes usar qualquer versão de SDK. desde que depois digas no manifest.xml que o minimo nao é a versão da SDK mas sim outra.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:28
Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:48
Sim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.r3pek escreveu:
mas se eu fizer o target durante o desenvolvimento para 2.1, e depois alterar para 1.5 não caio no risco de poder estar a usar coisas da 2.1 que depois não vão funcionar na 1.5? Ou pior que me obrigue a re-escrever partes do código?CheersPodes usar qualquer versão de SDK. desde que depois digas no manifest.xml que o minimo nao é a versão da SDK mas sim outra.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:10
É o que eu digo. Devo estar mal habituado. :)Para mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET :)Cheerseh pah dakilo q me lembro sao 4 passos:instalar o eclipe;instalar o SDK;instalar o plugin do SDK no eclipe;configurar um AVD.Done
Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:12
Ok agora estou baralhado novamente. Posso desenvolver para a 1.6 com a garantia que funcionará sempre bem na 1.5? Já estou a perceber porque é que a malta critica a Google pela segmentação de mercado com tantas versões :PcheersSim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:25
mas como fazes no .net?como la colocas um SDK?como e' q configuras uma makina virtual?como nunca uso esse IDE gostava de ver a razao das diferençasPara mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET
Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:36
Sim. Todas as minhas apps são compiladas em 1.6 e funcionam em 1.5Só tenho que ter o cuidado de não usar nada expecifico de 1.6r3pek escreveu:
Ok agora estou baralhado novamente. Posso desenvolver para a 1.6 com a garantia que funcionará sempre bem na 1.5? Já estou a perceber porque é que a malta critica a Google pela segmentação de mercado com tantas versões :PcheersSim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.
Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:21
A instalação de tudo é feito mediante um unico installer so SDK para windows mobile. Não ha maquinas virtuais. Ha emuladores de telefone. E estes segundo me lembro, arrancam logo para o home screen, não tens de estar a espera que carregue o SO. Mas atenção... eu ja nao faço nada para windows mobile desde a versão 2003 do VS.NET. Já vai na versão 2008 e agora vai sair a 2010. Por isso muita coisa mudou de certeza. Para pior, não acredito :)Também não estou habituado a ter de andar a descomprimir ficheiros, a copiar manualmente, e depois a ter de correr passo por passo as configurações. Normalmente o installer trata de tudo atravez de um wizard. Isto é como eu estou habituado a fazer... daí que quando tive de fazer este processo de certa forma manual achei que podia ser simplificado. - DL Do Esclipse- DL do JDK- Instalar o JDK- DL Do SDK Android- Copiar para a pasta do Eclipse- Configurar o SDK fazendo um DL de N ficheiros (sdk e doc) (como nao funciona com https, ter de editar a configuraçãop para usar HTTP)- criar maquina virtual para cada um dos targets que queremos (1.5, 2.1 no meu caso) - A treta da imagem bem que podia ser dinamica para nao me ocupar logo uma catraifada de gigas sem uitilidade- Entrar no Eclipse- Alterar a pasta onde está o SDK do Android- Instalar as ferramentas de desenvolvimento- Sair do Eclipse e voltar a entrar- Configurar um Run Configuration para Android...ufffffahe pa... e isto de cabeça. É confuso, trabalhoso e muito propenso a falhar um passo e depois não saber porque é que a app dá erro.Como disse. Devio estar mal habituado.CheersJoao Cardosojoaocardoso escreveu:
mas como fazes no .net?como la colocas um SDK?como e' q configuras uma makina virtual?como nunca uso esse IDE gostava de ver a razao das diferençasPara mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET
Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:24
Pois. Ok. Prefiro não arriscar porque não sei o que é especifico à 1.6 e como estou numa fase de iniciação, não quero anbdar atrás de um bug durante horas que afinal não é bug mas sim algo da 1.6 que estou a tentar usar na 1.5 :)CheersSim. Todas as minhas apps são compiladas em 1.6 e funcionam em 1.5Só tenho que ter o cuidado de não usar nada expecifico de 1.6
Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:36
Essa é facilPois. Ok. Prefiro não arriscar porque não sei o que é especifico à 1.6 e como estou numa fase de iniciação, não quero anbdar atrás de um bug durante horas que afinal não é bug mas sim algo da 1.6 que estou a tentar usar na 1.5 :)Cheers

Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:07
ok cool. Alem disso posso sempre melgar aqui o ppl right? ;)cheersEssa é facil
Dá Force Close e no logcat dá perfeitamente para perceber a razão
(já passsei por isso)
Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:10
Claror3pek escreveu:
ok cool. Alem disso posso sempre melgar aqui o ppl right? ;)cheersEssa é facil
Dá Force Close e no logcat dá perfeitamente para perceber a razão
(já passsei por isso)

Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:59
Mensagem publicada 08 April 2010 - 16:11
É a minha linguagem do dia a dia.(Sorry pelo OT):Se te posso fazer uma recomendação, regista-te na comunidade pontonetpt.comhumm tenho que experiementar também... tenho andado a explorar o visual studio... mais propriamente visual basic... e adoro aquilo :Da ver vamos...

Mensagem publicada 09 April 2010 - 09:23

Mensagem publicada 09 April 2010 - 12:32
Ok posso sempre dar umas luzes. Mas aqui não obviamente. Manda-me MP com as tuas questões e eu terei todo o gosto em responder as mesmas se puder.Podes tb encontrar-me no email joao . s . cardoso @ gmail . comCheersjoaocardoso tu é que eras um gajo fixe para me explicares umas coisas... é que eu não percebo mesmo nada daquilo
Mensagem publicada 09 April 2010 - 13:17