Para isso vamos utilizar o Eclipse como IDE e um plugin disponibilizado no site Android Developers.
Categorias: Android, Java, Programação, Telemóveis
Nível: Avançado
Tempo estimado: 90 minutos
Bibliografia: Android Developers
Inicialmente temos de configurar o nosso ambiente de desenvolvimento, é necessário instalar a última versão do SDK e o plugin ADT no Eclipse.Para fazer toda essa configuração inicial leiam o seguinte tutorial: Aprender a configurar um ambiente de desenvolvimento para o Android e volta aqui quando tiveres concluído a configuração.
1º Passo
Depois de configurado o ambiente de desenvolvimento para Android, vamos criar um AVD, e o que é um AVD perguntam vocês. Pois bem, para poder correr as aplicações criadas, é necessário um Emulador do Android. O AVD é um Android Virtual Device, que permite emular um sistema Android. Para criar um AVD, vamos utilizar as ferramentas do SDK do Android. Abre uma janela de comandos do MS-DOS, e vai até à directoria tools do SDK e executa o seguinte comando:
android list targets

Este comando vai listar os targets disponíveis para o Android, como podes ver, está relacionado com a versão do Android. Como o objectivo é criar uma aplicação para a versão 2.2 do Android, vamos executar o seguinte comando, com o id 12 para o target:
android create avd –target 12 –name my_avd_22

A execução do comando irá perguntar se pretendem criar um perfile de hardware custom, carrega em enter para selecionar opção default (“no”). Temos então criado um AVD com o nome “my_avd_22″, que utiliza a plantaforma 2.2.
2º Passo
Depois de criado o nosso AVD, o próximo passo é criar um Projecto para o Android no Eclipse. Abre o Eclipse, vai ao Menu, File > New > Project Seleciona o wizard para o Android Project.

Preenche os detalhes do projecto de acordo com a imagem e depois clica em Finish.

O teu projecto está agora pronto. Abre o ficheiro, OlaMundo.Java , deve ser parecido com isto:

Repara que está classe é baseada na Activity class. Uma Activity é uma simples entidade, que é utilizada para executar acções. Uma aplicação pode ter diversas “activities”, mas o utilizador só pode interagir com uma de cada vez. O método onCreate() é chamado pelo sistema Android, quando a “Activity” é iniciada. É aqui que devem ser feitas as inicializações e o Setup da UI.
3º Passo
Vamos agora fazer algumas alterações ao código base. O código adicionado tem o comentário à frente de Added.

Um interface do Android é composto por hierarquias de objectos chamados Views. Uma View é um objecto drawable usado como um elemento no teu layout, assim como um botão, imagem ou uma label. Cada um desses objectos é uma subclass da View e a subclass que contém o texto é uma TextView. Com as nossas alterações, criamos uma TextView com o construtor que recebe um Android Context. Um Context é um handle para o sistema, que fornece serviços como resources, acesso a base de dados e preferências. A Activity class herda do Context, e como o nosso OlaMundo é uma subclasse do Activity, é também um Context. Assim podemos passar o this como uma referência para o Context no TextView .Depois definimos o texto utilizando o setTex(CharSequence) setText(). Finalmente, passamos o TextView para o setContentView(), para podermos defini-lo como display do Activity UI. Se o teu Activity não chamar este método, não será definido nenhum UI e o sistema apresentara somente um ecrã vazio!
4º Passo
Para terminar, já só falta correr a nossa aplicação. O Eclipse tornam isto muito simples. Vai ao menu Run > Run, na janela selecciona uma “Android Application” e clica em OK. O plugin do ADT no Ecplise vai criar uma configuração para lançar o Emulador do Android automaticamente. Assim que o emulador tenha arrancado (poderá demorar 1 ou 2 minutos), a tua aplicação irá aparecer!

E pronto, assim chega ao fim mais um tutorial! Espero que tenhas concluído o tutorial com sucesso, se tiveres alguma dúvida ou dificuldade deixa o teu comentário. PARTILHAR OS CONHECIMENTOS, NÃO FAZ MAL, PELO CONTRARIO, ATÉ NOS FAZ SENTIR MELHOR..FAÇAM O MESMO