Boas.
Penso que seja oportuno abrir um tópico para discussão sobre este tema.
Desde há muito tempo que utilizo o Link2Sd para passar as apps para a partição ext2 que tinha anteriormente (digo anteriormente porque agora já fiz um update para a ext3).
Com o Link2Sd é possível escolher quais as apps que pretendemos passar para a ext, bem como escolher só o que pretendemos por app, ou seja, só passar a app em si, ou a dalvik cache ou até mesmo as libs (as 3 opções existentes no Link2Sd). Podemos passar tudo, ou escolher o que queremos na memória do telefone ou na partição ext.
Com o S2E, que coloquei ontem, também é possível escolher se pretendemos passar as apps em si ou incluir também a dalvik cache mas, isto para todas as apps, encontrando aqui uma desvantagem perante o Link2Sd, ou seja, escolhemos se vai as apps todas para a ext ou a dalvik cache das apps todas para a ext.
Experiência pessoal:
Até ontem usava o Link2Sd. Tinha 120 apps. Todas elas na partição ext (app + lib + cache), excepto o adw launcher, swiftkey x, adobe flash player e sms popup. Isto para ter velocidade d acesso mais rápido às apps mais usadas.
Hoje, com o S2E, obtenho melhor performance de I/O (leitura e escrita da informação), mas só posso ter as apps que realmente necessito porque tenho de ter a dalvik cache das apps na memória do telm (porque não posso escolher qual a dalvik cache da app que pretendo, mas sim o S2E manda de todas as apps), senão fico com o sistema algo lento (de notar que tenho um cartão da Samsung classe 6).
Conclusão:
- Quem use muitas apps é obvio que tem de excluir o S2E e sim utilizar o Link2Sd, só pela questão de não poder escolher o que passar.
- Quem tem poucas apps (como eu, porque das 120 só usava mesmo 20 então ficou tudo em backup só mantendo as tais 20 ) deve utilizar o S2E por maior segurança e maior rapidez que o Link2Sd.
De notar que quem usar este processo (S2E) tem, “quase obrigatoriamente”, de ter a dalvik cache de todas as apps na memória do telm, senão o sistema ficará lento.
Espero que com a abertura deste tópico, possa ter esclarecido as dúvidas de alguns users e, de certa forma, abrir aqui um espaço de ajuda para esta questão de qual o melhor processo para as necessidades de cada user.
Exemplo:
- Utilizando o S2E
Com as 20 apps, tenho 55mb em aplicações na ext3 e 58mb em dalvik cache na memória interna.
O telm liga super rápido (mesmo depois da inserção do pin o carregamento das apps e dos widgets do launcher é super rápido)!
Launcher e o próprio sistema mantém-se fluido como se estivesse na memória interna.
Cumps, Tender
Editado por Hugo Tender, 27 May 2012 - 14:51.
Organização.