Autores: TugaPower e porfirio
Em primeiro lugar, é importante dizer, que GNU/Linux é software de código aberto/livre, robusto, confiável, gratuito e de fácil instalação para qualquer utilizador, mesmo que tenha poucos conhecimentos de informática.
Existem dezenas de distribuições de GNU/Linux, todas gratuitas disponíveis em: http://distrowatch.com/, por isso escolham a da vossa preferência e de acordo com as capacidades de hardware da máquina onde vai ser instalada a distribuição escolhida por vós.
A escolha dos autores deste "COMO FAZER", tem por base, a distribuição de GNU/Linux, Ubuntu 11.10 , com o ambiente gráfico XFCE e também o ambiente gráfico GNOME. Isto é, abolimos por defeito o gestor o gestor principal de ambiente gráfico Gnome e em seu lugar colocamos o XFCE, para a realização das tarefas diárias de trabalho, o qual é bastante leve e rápido. Ou se quiserem ser mais diretos, vão a Xubuntu e instalam logo de raiz, que vão obter os mesmos resultados. Pessoalmente, sou fã deste ambiente gráfico (XFCE), atendendo á sua leveza, rapidez, personalização, etc.
O que vai ser explicado neste COMO FAZER:
1. Instalar o Ubuntu ou qualquer outro derivado, como seja: Xubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o XFCE; Kubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o KDE; Lubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o LXDE, o que consome menos recursos de hardware na máquina de todos presentes neste trabalho. No fundo, estamos sempre a falar sobre o Ubuntu, o que muda é somente a GUI (Graphic User Interface), onde o utilizador vai trabalhar.
2. O processo de instalação e configuração básica para qualquer destas variantes, é sempre o mesmo.
3. Não esperem encontrar neste trabalho, todo o processo completo de instalação e configuração. Somente os caminhos principais e sempre que possível, com ajuda visual. No entanto há situações tão redundantes, que não carecem dessa mesma ajuda. Não está nas finalidades deste COMO FAZER, outras configurações possíveis, exemplo: configurar o SAMBA, o APACHE, um servidor de FTP caseiro, Ambiente de Trabalho, etc.
4. Vamos começar da seguinte forma:
4.1 Instalação do Ubuntu em dual boot com o WIndows 7, através de Universal USB Installer;
4.2 A partir do campo 16 é uma instalação normal via DVD live do Ubuntu (Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Lubuntu).
4.3 Instalar e configurar as ferramentas básicas para o desenvolvimento de ROMs para o sistema operativo Android (smartphones) em GNU/Linux.
4.4 Alguns exemplos explicativos destas ferramentas em execução para a obtenção de "cozinhados", prontos a usar para os utilizadores.
COMEÇANDO
1. Instalação do Ubuntu em dual boot com o WIndows 7, através de Universal USB Installer
1.1 Para iniciar estre processo, é necessário ser realizado o download de uma imagem do sistema operativo Ubuntu, para a arquitetura da máquina, ou seja, x86 (para CPUs de 36 bits) ou x64 (para CPUs de 64 bits).
1.1.1 No entanto, e ao dia de hoje, existe uma certa controvérsia neste assunto. Uns dizem que se a máquina tem 4GB ou mais de RAM, deveremos sempre usar a versão de 64 bits, mesmo se o CPU for x86 e dizem também, que se a maquina tem menos de 4GB de RAM, devemos usar a versão de 32 bits, independentemente do CPU ser x36 ou x64.
NOTA: raramente, os computadores modernos, sejam eles desktops, laptops, possuem no mínimo pelo menos de 4GB de RAM de série. No entanto, não abdico que cada CPU (x86 ou x64), deve ter o SO correspondente á sua arquitetura. Por isso fica ao critério de cada um escolher a melhor opção.
2. Imagens ISO
2.1 Ubuntu 11.10 (32bits)
2.2 Ubuntu 11.10 (64bits)
3.Universal USB Installer
3.1 Agora que realizamos o download da versão da distribuição adequada, vamos ter de efetuar o download do USB Installer em: http://www.pendrivel...-USB-Installer/
Mas qual o propósito deste processo de instalação?
3.2 Em primeiro lugar, poderemos estar numa máquina, que não tenha instalado uma unidade de leitura/escrita de CD/DVD.
3.3 Em segundo lugar, evitar usar um CD ou DVD para a instalação.
4. Executar o programa USB Installer, como Administrador do SO e isto para que não aconteçam erros durante a cópia do SO para a pen drive. Este procedimento é realizado da seguinte forma:
- Clicar no ícone do programa com o botão do lado direito do rato e selecionar a opção Executar como Administrador.
5. Depois de instalado o USB Installer, executar o programa e clicar no botão I Agree.
6. Agora vamos escolher a distribuição de GNU/Linux, que iremos utilizar. Vou escolher Ubuntu 11.10.
7. Agora calma! Espero que se lembrem, onde foi guardada a imagem iso do Ubuntu!!! Só assim o USB Installer vai poder reconhecer e realizar a instalação na pen drive. Regra geral, será em Transferências.
8. Introduzir a pen drive e esperar que a mesma seja reconhecida pelo Windows. Neste caso explicativo, a sua localização encontra-se em F.
9. Neste momento, vamos selecionar a opção Format F: Drive as FAT32.
NOTA: se desejarem, podem criar um pouco mais de memoria para a pen, isto no caso de esta vir a sofrer alterações. Isto é uma opção facultativa. Caso seja do vosso interesse, coloquem como está na imagem.
Agora que temos tudo devidamente configurado, vamos clicar em Creat.
10. Chegados a este ponto, vai aparecer uma mensagem de AVISO. Todo o conteúdo da pen drive vai ser apagado. Clicar em SIM e prosseguir.
11. Agora é tempo de tomar um cafe, etc, etc e esperar que o processo de instalação termine. Terminada esta etapa, estaremos prontos para a instalação no computador da distribuição.
11.1 Enquanto a tarefa acima não termina, podemos e devemos executar outras ações, como seja a criação de uma partição para o sistema operativo Ubuntu.
11.2 Vamos a Menu Iniciar;
11.3 Clicar com o botão direito do rato em Computador e de seguida em Gerir;
11.4 Agora no menu da esquerda, clicar em Gestor de Discos;
Aqui chegados, na partição C, vamos clicar e selecionamos a opção Reduzir Volume.
12. Aguardemos serenamente, e muito brevemente seremos confrontados com a opção para reduzir a partição escolhida. Para uma instalação minimalista do Ubuntu, aproximadamente 10 GB serão necessários. No entanto, se quisermos posteriormente, instalar as atualizações, musicas, vídeos, etc, ... recomendo 25 GB. Para ficar mais perto dos 25GB, coloquei 26GB!
13. O próximo passo é clicar em Reduzir e iremos ter a nova partição marcada a preto. Vamos então ativar esta partição:
13.1 Clicar sobre a partição, com o botão direito do rato e selecionar Novo Volume Simples.
13.2 Clicar em Seguinte > Seguinte > e escolher uma letra para a nova unidade (exemplo U).
13.3 Agora vamos mudar a Etiqueta de Volume. Colocar Ubuntu.
13.4 Executar Seguinte. Já temos a partição criada e ativa.
NOTA: Esperem agora que no programa Universal USB Installer apareça a seguinte imagem que indica que a instalação foi concluída e depois cliquem em Close.
14. Reiniciar o computador.
15. De imediato pressionar F12 e selecionar PEN USB e pressionar ENTER.
15.1 Vai aparecer algo assim:
Calma.....muita calma....Escolham a opção Install Ubuntu on a Hard Disk.
16. Agora é como se estivéssemos a instalar via DVD, o que me dispenso de comentar "Como instalar Ubuntu 11.10 por DVD". Ver campo 4.2 A partir do campo 16 é uma instalação normal via DVD live do Ubuntu.
16.1 Apos aparecer Escolher Idioma de Instalação, escolher Português e clicar em Seguinte.
Preferencialmente, deve possuir uma ligação Internet rápida, para que dessa forma o SO fique atualizado mais rapidamente. Na situação de não estar de momento disponível uma ligação Internet, não colocar o "visto". Sem qualquer problema a sua instalação vai prosseguir sem falhas. Pode fazer isso depois.
17. Seguidamente, vai clicar em: Mais uma coisa, para assim escolher as partições para instalação.
18. CUIDADO ... CUIDADO!
18.1 Neste campo, devemos ter todo o CUIDADO possível! A partição Windows pode morrer!!!
18.2 Deve ser selecionada a partição anteriormente criada em Windows (a que tem o nome de Ubuntu) e de seguida clicar em Modificar. Depois de selecionada a partição que foi criada no Windows (Ubuntu). Em Tamanho da nova partição, colocar 21000 e em Mount Point escolher /. Depois executar OK.
O aspeto deve ser este:
19. Agora vamos aproveitar o espaço que resta, no exemplo 1490MB. Clicar em Modificar, e seguido da opção Utilizar como e vamos escolher Área de Swap e clicar em OK.
Devera ficar algo deste modo:
20. Seguidamente, clicar em Instalar Agora e esperar......
21. Escolher a localização do utilizador:
22. Agora a instalação do teclado....por omissão chega!
23. Introduzir dados pessoais e clicar em continuar.
24. Instalação terminada. Reboot ao pc.
25. E Eis.....
Escolher no menu de arranque a opção Ubuntu....Também existe a opção Windows...Escolham!
26. Eu escolhi .... Ubuntu com a GUI Gnome!
7. Existe um método, também bastante fiável, para agilizar este processo, mas direcionado para distribuição Mint, a qual pode ser obtida aqui:http://community.lin...torial/view/744
NOTA: o amigo e colega TugaPower, vai usar o Mint 12 no processo de compilação de ROMs. (Neste caso ROM 4.0.3 ICS S2 i9100)
Versao usada: Linux Mint 12 vKDE x64
Links Download: http://blog.linuxmint.com/?p=1927
4.3 Instalar e configurar as ferramentas básicas para o desenvolvimento de ROMs para o sistema operativo Android (smartphones) em GNU/Linux.
4.3.1 Instalação do JAVA
Abrir o gestor de pacotes da Synaptic e instalar o Openjdk-7-jdk e marcar as respectivas dependençias :
Autorização para serem efetuadas as alterações:
Descarga dos ficheiros necessários:
Instalação dos ficheiros necessários e do Open JDK 7:
Agora que temos a instalação do JAVA, completamente realizada na máquina, vamos proceder á respectiva verificação da mesma.
Para isso abre-se a linha de comandos conhecido por terminal e escreve-se o seguinte comando: java -version
4.3.2 Verificar se o pacote 7zip se encontra instalado mais em concreto o p7zip-full, se não estiver selecionem para instalaçao:
Feito isto podemos entao prosseguir com a instalação da Kitchen.
4.4 Instalação da Kitchen
4.4.1 Procedimentos Iniciais
Todas as informações para a realização desta secção foram recolhidas em:http://forum.xda-dev...292#post5626292
Por isso, a nossa escolha recai sobre a dsixda's Android Kitchen
Pagina Inicial de Download:https://github.com/d...archives/master
Pagina Informativa relativa a Kitchen
Depois destes procedimentos prévios terem sido realizados, vamos proceder aos passos seguintes.
Por defeito, vai ficar alocado na pasta Transferências os ficheiros.
4.4.2 Clicar em cima do ficheiro com o botão do lado direito do rato e realizar a extracção do ficheiro para a pasta de Transferências:
4.4.3 Alterar o nome do ficheiro para kitchen (e mais fácil pra se lidar)
4.4.3.1 Mover ou copiar para pasta [b]Pessoal[/b] ou [b]Home[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/FRAkM.png[/imgartigomain]
Deverao ficar com uma estrutura deste género:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/nUWLj.png[/imgartigomain]
4.5 Realizar o download da ROM Stock
[b]NOTA[/b]: Pessoalmente aconselho dois sítios:
[url="http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1075278"]http://forum.xda-dev...d.php?t=1075278[/url]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/1NtXp.png[/imgartigomain]
[url="http://www.sammobile.com/firmware/?page=3&t=1&o=1&m=GT-I9100&r=1#regional"]http://www.sammobile...00&r=1#regional[/url]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/7WzVC.png[/imgartigomain]
Download da ROM a ser usada na Kitchen, neste caso vamos usar a do XDA, mais concretamente a XWLP7:
[b]NOTA[/b]: A screenshot faz referencia a XWLP4 porque na altura ainda não havia XWLP7
[imgartigomain]http://i.imgur.com/8EVNe.png[/imgartigomain]
4.5.1 Download do kernel respectivo CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] (Desta forma mantém-se o [b]CWM [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery[/acrlink], [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox[/acrlink][/url] e SuperUser[/b] se for [b]GB[/b], se for I[b]CS SuperSU[/b], depende do kernel usado ao cozinhar a ROM.
4.5.2 Download dos Kernels CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] em: [url="http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1103399"]http://forum.xda-dev...d.php?t=1103399[/url]
[b]NOTA[/b]: Neste caso vai ser usado o último disponível pra ICS, o [b]CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url]-SGS2_XX_OXA_LPS-v5.4-CWM5.zip[/b]
[b]NOTA[/b]: Já se encontra disponivel no XDA o KERNEL CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] para XWLP7
[imgartigomain]http://i.imgur.com/8MmO8.png[/imgartigomain]
4.5.3 Copiar o ficheiro da ROM pra dentro da Kitchen para a pasta [b]original_update[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/tBT8Z.png[/imgartigomain]
4.5.3.1 Se o ficheiro estiver no formato [b]*******.tar.md5[/b] temos que retirar a extensão .md5 de modo a ficar apenas [b]********.tar[/b]
Depois de estes passos terem sido todos realizados na sua plenitude, teremos então, todos os ficheiros necessários pra começar a nossa cozinhada
4.5.4 Alguns exemplos explicativos destas ferramentas em execução para a obtenção de "cozinhados", prontos a usar para os utilizadores.
4.5.4.1 De modo a correr a nossa fornalha temos que executar a Kitchen numa linha de comandos também conhecido por [b]terminal [/b]ou [b]consola[/b], para isso vamos abrir uma linha de comandos dentro da pasta [b]Kitchen[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/pDKWL.png[/imgartigomain]
De seguida para executar a [b]Kitchen[/b] basta executar como [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] o seguinte comando [b]sudo ./ menu[/b] no [b]terminal[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/tSU0f.png[/imgartigomain]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/IQpzh.png[/imgartigomain]
6. Primeira coisa a fazer é o ponto 1 ou seja definir uma pasta onde vamos trabalhar. Neste processo a [b]Kitchen[/b] vai ir buscar e dar a selecionar a ROM stock previamente colocada na pasta [b]original_update[/b], basta fazer [b]Enter[/b] no próximo ecrã e depois selecionar a ROM da lista:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/XLJmv.png[/imgartigomain]
Assim sendo, vamos selecionar a [b]opção 1[/b] porque só temos 1 ROM na kitchen, portanto, basta dar um [b]Enter[/b] porque o default já é 1
6.1 De seguida a kitchen vai perguntar se queremos manter o nome.
Esse nome de stock e organizado da seguinte maneira: [b]WORKING_DATA_HORA[/b], podendo esse ser alterado para o que quisermos, a única coisa obrigatória é manter o [b]WORKING_[/b]
Neste caso vou pressionar na tecla [b]y[/b] e alterar o nome para [b]WORKING_XWLP7_TugaPower[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/oxWyW.png[/imgartigomain]
Para continuar basta depois pressionar a tecla [b]Enter[/b].
7. A [b]kitchen[/b] vai iniciar o processo de extração dos ficheiro da ROM para pasta com o nome que demos anteriormente [b]WORKING_********[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/tMek5.png[/imgartigomain]
Neste processo processo temos que decidir se queremos usar o [b]CSC[/b] (configuração e aplicações da REDE) que estão incluídas com a ROM Stock ou [b]NAO[/b].
Por defeito está definido o [b]SIM[/b] ( y )...
Assim sendo, podemos continuar, pois a Kitchen a seguir dá a lista de apks existentes no CSC e se queremos adicionar a pasta [b]WORKING_*****[/b]
Convém lembrar que na maior parte das vezes, não há problema algum em usar o CSC Stock da ROM; apenas aconselho a não usarem as apks do CSC porque são essencialmente propaganda da REDE, o que pode ser configurado a seguir no próximo menu da Kitchen que já bem predefinido pra não adicionar as apks:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/sHgs8.png[/imgartigomain]
Vamos ao próximo passo ?
8. Após o CSC vai nos aparecer informação a respeito do [b]boot.img[/b], aqui vamos selecionar a letra [b]n [/b]porque para o efeito de Custom ROM não há necessidade!
[imgartigomain]http://i.imgur.com/qEEoO.png[/imgartigomain]
9. A seguir vai aparecer a pergunta se queremos ver a informação da ROM.
Esta opção fica á vossa escolha; predefinido e[b] Y[/b]. Eu pessoalmente coloco [b]n[/b]. Agora vamos regressar de volta ao primeiro ecrã o que quer dizer que os ficheiros necessários estão todos prontos....
[imgartigomain]http://i.imgur.com/mlv64.png[/imgartigomain]
10. Neste campo, convém verificar se há mesmo a necessidade de usar a opção [b]2 [/b]e[b] 3[/b].
10.1 No caso de usarem o KERNEL Stock é aconselhado fazerem a opçao 2 e 3.
Se o kernel que vão usar é por exemplo o do [b]CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] ou outro qualquer que já traga [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root'][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/acrlink] então não é necessário fazer a opção[b] 1[/b] e [b]2[/b].
10.2 Neste caso como vou usar o [b]KERNEL CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] não precisamos fazer esses passos, vamos então abrir o ficheiro zip do [b]Kernel CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b], dentro desse ficheiro encontramos um [b].tar[/b], abrindo esse ficheiro vamos encontrar o [b]zImage[/b] (KERNEL); selecionando o zImage vamos proceder a sua extração pra pasta de trabalho da Kitchen, neste caso para a pasta: [b]Working_XWLP7_TugaPower[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/c7eCE.png[/imgartigomain]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/bBsGx.png[/imgartigomain]
Vai aparecer uma nova janela a dizer que o ficheiro já existe, basta selecionar e substituir pelo existente...
11. Iremos agora para a [b]opção 7[/b] da Kitchen. Predefinido a Kitchen faz uma [b]NO WIPE ROM[/b], a [b]opção 7[/b] serve pra alterar isso...
12. Neste caso vou fazer versão WIPE, para isso basta aceder a opção [b]7 [/b]e no próximo campo colocar [b]y[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/N0Q0U.png[/imgartigomain]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/N0Q0U.png[/imgartigomain]
12.1 Este procedimento, vai acabar por levar novamente ao menu principal da Kitchen. Agora temos que pensar se vamos querer uma [b]ROM Stock ODEXED[/b] ou [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url][/b]...
12.2 Se vamos usar uma versão [b]ODEXED[/b] passamos logo pra opção [b]99[/b] o que vai ser explicado mais abaixo porque eu vou usar versão [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url][/b] e para isso antes de passar a opção [b]99[/b] vou á opção [b]0: ADVANCED OPTIONS[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/XtfZp.png[/imgartigomain]
13. Aqui vou selecionar opção [b]11[/b], para deodexar a ROM:
13.1 Agora vamos precisar de analisar mais um aspeto: qual o tipo de ROM, se é GB ou ICS.
Neste caso como estou a usar uma [b]ROM ICS[/b] vou alterar o nível de [b]API da Kitchen[/b] que bem predefinido para GB, para isso vou usar a opção[b] v[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/Fr5tM.png[/imgartigomain]
14. De seguida vou confirmar que quero alterar o nível de [b]API [/b]pela tecla [b]y[/b].
Neste caso vou definir a API pra nível 15 que é correspondente a ROM em questão que estou a usar ICS 4.0.3:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/wOJfJ.png[/imgartigomain]
14.1. Agora definido o API, vou proceder ao DEODEX da ROM pela opçao b, que é a aconselhada, pois desta forma, vai deodexar o [b]system/app[/b] e o [b]system/framework[/b].
15. Vai ser perguntado se queremos um log do deodex, este é o vosso encargo, se colocarem [b]y[/b], irá ser criado um ficheiro na pasta raiz da Kitchen com o processo do Deodex; este log poderá ser usado pra despistar possíveis erros que ocorram no [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url]; eu uso sempre o [b]log[/b] porque o ficheiro criado não é grande e da sempre jeito se houver problemas na deodexação.
[imgartigomain]http://i.imgur.com/129JL.png[/imgartigomain]
16. Depois deste passo efetuado a Kitchen vai proceder a respetiva Deodexação da ROM:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/rgPeo.png[/imgartigomain]
17. Agora é só aguardar, se quiserem podem ir fazer um café ou fumar um cigarro pois ainda demora um bocado, se não obtiverem erros nenhuns e o processo de deodexação correr bem vai ser apresentado o seguinte ecrã:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/zqqOT.png[/imgartigomain]
18. Pressionado o [b]Enter[/b], vamos para o submenu menu da [b]Kitchen Advanced Menu[/b].
Vamos então pressionar [b]0[/b] pra voltar ao menu principal da Kitchen; próximo passo vamos mudar o nome da compilação da ROM (Informaçao esta que aparece no menu em acerca do telefone.
18.1 Para isso pressionamos na tecla [b]8[/b] do Menu Principal da Kitchen; neste caso vou alterar para [b]XWLP7 Stock By TugaPower[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/I6ZXw.png[imgartigomain]
19. Pressionado [b]Enter[/b], depois de mudar iremos de volta ao [b]Menu Principal da Kitchen[/b]; agora chegou o momento melhor, criar o ficheiro [b]CWM zip da ROM[/b] pra flashar
19.1 Para isso vamos então pressionar a opção [b]99[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/eYhj4.png[/imgartigomain]
[b]NOTA[/b]: Como se está a começar a aprender a fazer Custom ROMs aconselho a primeira opção que já e a que bem por defeito na Kitchen, de seguida é só fazerem Enter nas respetivas opções que aparecem até ao fim:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/D60OO.png[/imgartigomain]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/suXfc.png[/imgartigomain]
Até que chegam ao fim da criação do ficheiro podendo alterar o nome do mesmo, esta é a ultima pergunta que a kitchen faz:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/OGcKp.png style="padding: 10px; border: 0; width: 600px"/>
Feito isto podem encontrar a ROM dentro da Kitchen na pasta OUTPUT...
So precisam de copiar para a memoria do telefone e proceder ao seu flash pela recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery.
Boas cozinhadas neste forno e bons flashes
ROM que foi criada neste TUTU --->XWLP7 Stock By TugaPower
Tutu em formato PDF pra visualizaçao--->Link AQUI
NOTA: O post esta mais actualizado que o pdf devido a algumas alterações de ultima hora, quando tiver mais um pouco de tempo actualizo o pdf...
Abraços
Editado por TugaPower, 09 June 2012 - 12:04.