O Optimus Madrid é uma aposta inteligente da operadora que segue a tendência do mercado atual a um preço competitivo. O Optimus Madrid consegue ser um telemóvel com características relativamente boas no que diz respeito ao tamanho de ecrã e performance global do dispositivo, sendo uma boa aposta para utilizadores que querem comprar um smartphone Android barato com essas duas características como pontos essenciais. Convida-mo-lo a ler a nossa análise ao Optimus Madrid para descobrir os pontos forte e fracos deste dispositivo avaliados de forma imparcial e bastante detalhada.
[page]
Características Técnicas
Nome original da placa-mãe: Alcatel One Touch 995 GSM
Dimensões físicas: 128 x 68 x 9.8 mm
Peso: 124 gr
Redes: Suporta GSM /GPRS/EDGE Classe 12. 3G até 14.4Mbps HSDPA e 5.76 Mbps em HSUPA
CPU: 1.4 GHz Qualcomm Snapdragon
GPU: Adreno 205
Memória RAM: 512 MB (364 MB disponíveis para o utilizador)
Memória de armazenamento interna: 1 GB de ROM, com 804 MB disponíveis para o utilizador
Memória de armazenamento externa: Cartão microSD de 4 GB incluído
Ecrã: LCD capacitivo de 4.3 polegadas com 480x800 px. 217 ppp (pontos por polegada).
Câmara traseira com 5 MPx com autofocus e flash LED. Câmara dianteira de resolução VGA.
Wifi 802.11 b/g/n (e capacidades DLNA) e Wi-Fi Direct
Bluetooth v3.0 com A2DP
GPS com suporte para A-GPS
Rádio FM com RDS
Outros Sensores Disponíveis: Bússola, Temperatura, Campo Magnético, Proximidade
Conectividade: Entrada microUSB, e saída de áudio de 3.5mm
Bateria de 1500 mAh Li-ion
Sistema Operativo
O Optimus Madrid corre sobre um kernel de Linux 2.6.35.11 e traz a versão 2.3.6 de Android (Gingerbread). Para saber mais sobre as alterações entre versões de Android consulte a nossa Wiki ( http://androidpt.inf...p?title=Android ).
Acessórios
O Optimus Madrid traz de origem os seguintes acessórios na embalagem:
- Conjunto Cabo de dados USB e Carregador
- Earphones stereo com microfone
- Cartão microSD de 4GB
[page]
Design e Aspeto Geral
O Optimus Madrid possui uma carcaça de plástico, sendo a parte de trás uma capa removível anti-dedadas e as laterais que ocupam também uma saliência na frente do dispositivo feitas de plástico reflector. A parte frontal do dispositivo é maioritariamente coberta por um vidro ou acrílico.
Ainda na parte frontal, em baixo do ecrã podem-se encontrar os botões retro-iluminados e sensíveis ao toque; da esquerda para a direita : Menu, Home, Search e Back. No topo o altifalante, câmara frontal VGA e por fim à esquerda um pouco disfarçado está o sensor de proximidade, sendo que o dispositivo não traz um sensor de luminosidade.
No topo do dispositivo podemos encontrar o botão de ligar/desligar e a saída de som 3.5mm (serve igualmente como entrada do microfone dos earphones incluídos). Na base dos dispositivo encontra-se a saída de vídeo HDMI.
Na parte interior do dispositivo temos a ranhura de cartão SIM e cartão de memória microSD, ambas com a vantagem de que podem ser substituídos sem ser necessário remover a bateria. Quanto a esta a Alcatel deu um toque interessante que não é muito comum nos smartphones atuais que se trata de um fio que o utilizador pode puxar para fácil remoção da bateria, tal como se pode ver na fotografia em baixo.
Infelizmente não foi possível deixarmos de reparar nalguns defeitos de fabrico do equipamento, maioritariamente a nível do ecrã. O Optimus Madrid é mais um dispositivo afetado pelas bleeds de ecrã (termo utilizado para quando uma luz que retro-ilumina o dispositivo afecta em demasia o ecrã tornando uma área da imagem mais clara que o restante). A bleed é causada pela luz que retro-ilumina a parte de baixo do ecrã e teclas, nas fotos seguintes tentamos evidenciar este problema embora seja mais facilmente visto ao vivo do que em fotografia:
Bleed no fundo de ecrã à luz do dia
Bleed é perfeitamente visível ao final da tarde quando se trata de uma imagem escura
Tal como no Asus Transformer, as bleeds podem não ser um factor desmotivador para o comprador e é normal muitos utilizadores não tão exigentes com a qualidade de imagem não notarem neste pormenor à primeira vista, infelizmente constatamos que é um defeito que abrange todos os equipamentos deste modelo atualmente no mercado.
Aliado a este defeito existe também um desnível no ecrã, este sim bastante imperceptível e que sinceramente não deverá afetar a experiência de utilização mensurável. Apenas reparamos nesta falha quando comparamos com um ecrã de um Samsung Galaxy S II num quarto escuro, não conseguimos apurar se é um defeito abrangente a todas as unidades ou específico à nossa.
Pequeno desnível no ecrã no canto superior esquerdo
Aplicações Adicionais
Para além das aplicações nativas da Google (Gmail, GTalk, ...) o telemóvel conta ainda com um leque significativo de aplicações proprietárias, entre estas na sua maioria da autoria da própria Optimus que passamos a enumerar:
Android Manager Agent : Sincronização com computador
AVG Antivirus Pro : Aplicação de Antivirus para Android
Calendário Lunar : Faz o sugerido pelo nome
Email : Cliente de Exchange, POP3 e IMAP
DRM Utility : Aplicação para ativar/desativar conteúdo multimédia DRM
Economia de bateria : Aplicação para gestão de perfis de economia de bateria
Gestor de ficheiros : Explorador do conteúdo do armazenamento interno do telemóvel
Lanterna LED : Aplicação que faz uso da LED da câmara traseira para o propósito de lanterna
Marcação Rápida: Faz o sugerido pelo nome
Layar : Aplicação de realidade aumentada
Gravador de som : Faz o sugerido pelo nome
MB Phone : Aplicação do MB Net para Android
Office Suite : Versão gratuíta desta suite de office
Mobile TV : Aplicação TV da Clix
Notas : Aplicação de notas
OI Shopping List : (Mais uma) aplicação de notas
ONE TOUCH Share: Aplicação de DLNA
onetouch backup : Aplicação de salvaguarda e restauro de conteúdos do telemóvel
Optimus Wizi Location: Aplicação de partilha de localização da Optimus
Shazam : Aplicação de identificação de uma música que esteja em reprodução através do microfone
Interface de Utilizador
O Optimus Madrid possui dois Launchers de origem, um que é o do concebido pela Alcatel para a linha One Touch e o outro que é bastante semelhante do Launcher nativo de Gingerbread.
Menu de escolha de Launcher nas Definições
Launcher - One Touch
Launcher - Nativo de gingerbread
Por omissão o Launcher One Touch é o que se encontra ativo, este launcher tem um aspecto moderno e que faz sobressair as potencialidades gráficas deste equipamento. O efeito de carousel para rápida navegação entre vários ecrãs é um exemplo disso mesmo. Neste modo de navegação rápida os widgets que vêm com o dispositivo têm animações que são despoletadas se o utilizador não interagir com o dispositivo por 2 ou mais segundos.
Efeito Carrossel do Launcher One Touch
Para além do aspecto melhorado este launcher possui categorização de conteúdos na listagem de aplicações, e um conjunto alargado de Widgets e Painéis novos.
Definições do launcher
Categorização na listagem de aplicações
Independemente do Launcher escolhido existe um conjunto de melhoramentos visuais tais como os botões de separadores (tabs) deslizantes (presente em todas as aplicações com tabs que vêm no dispositivo) e os botões de ação rápida na barra de notificações.
Botões de ação rápida
Os botões dos separadores em baixo têm um efeito de deslizamento no processo de comutação de separador
O terminal conta ainda com modificações estéticas e melhorias funcionais nas várias aplicações de origem tais como lista de contactos, aplicação de SMS, etc.
Dialer
Lista de Contactos
Teclado TouchPal
[page]
Media e Internet
Para além da habitual aplicação de Gmail, está também presente uma aplicação de Email com suporte a MS Exchange, POP3 e IMAP. Presentes também estão as aplicações de Facebook e Twitter.
Aplicações de Twitter e Facebook instaladas de origem
No campo da conectividade móvel o dispositivo tem várias das mais recentes tecnologias; Bluetooth 3.0, suporte para Wi-Fi Direct, suporte para DLNA e suporta redes 3G até 14.4 Mbps. Pouco comum mas uma agradável surpresa é o suporte para sincronização da Hora por servidor NTP.
Aplicação de reprodução de conteúdo na rede por DLNA
Suporte para NTP para sincronização da Hora
Suporte para WiFi Direct
No campo da reprodução de conteúdos o Optimus Madrid conta com um reprodutor de música baseado no stock de Android Gingerbread mas adaptado ao visual do telemóvel.
Lista de Músicas do Reprodutor de Música
O telemóvel tem igualmente suporte para rádio com RDS que funciona mediante a inserção dos auriculares. Também incluída está a aplicação Shazam que permite identificar músicas que estejam a tocar por exemplo num rádio perto de nós.
Rádio FM
Shazam
Falta por fim referir que temos também disponível um gravador de voz e a aplicação de desbloqueio de conteúdo protegido por DRM.
Gravador de Voz
Conteúdo DRM
Produtividade
O Optimus Madrid conta com um leque variado de aplicações de produtividade. Como aplicação para documentos office possui o Office Suite 5 embora se trate meramente da versão gratuita que permite visualizar documentos, mas não criar novos.
Office Suite 5 - Versão gratuita
Como ponto negativo a apontar está a inclusão não uma, não duas mas três aplicações de notas, em que uma delas é claramente inútil porque as letras são tão pequenas no ecrã que torna difícil a sua leitura e a outra tem muitas mais funcionalidades. O pior da situação é que ambas não dão para desinstalar (a não ser que o utilizador arrisque o processo de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root...)
1ª aplicação de Notas - Letras muito pouco legíveis
2ª aplicação de Notas - A aplicação exibe publicidade para ser utilizada
3ª aplicação de Notas - A única que faria sentido vir instalada
O dispositivo conta com algumas aplicações úteis para o dia a dia como a aplicação de marcação rápida e a lanterna led que permite ligar o LED da câmara para usar como lanterna. O gestor de ficheiros recebe também um ponto positivo pelas funcionalidades apresentadas.
Marcação Rápida
Lanterna LED
Gestor de Ficheiros
Outro ponto negativo é a aplicação de Antivirus AVG incluída de origem. Podendo ou não ser discutível se é útil para os utilizadores, é certo que deveria ser possível de desinstalar ou pelo menos desativar. Constatamos que ao abrir a aplicação nos é perguntado se aceitamos a licença, o curioso é que mesmo sem aceitar a licença a aplicação executa um scan que coloca o dispositivo mais lento cada vez que uma nova aplicação é instalada a partir do Google Play (antigo Android Market). Tal não faz sentido, e denegriu bastante aquilo que seria uma experiência a longo prazo com este dispositivo para o utilizador que não estiver disposto a alterar o software de origem.
Antivirus AVG - executa mesmo sem se ter aceite a licença
Outra aplicação incluída que consideramos bastante útil é a onetouch backup. Esta aplicação permite salvaguardar aplicações, SMS, chamadas recebidas e enviadas entre outras. Como local de destino da salvaguarda pode escolher o cartão de memória ou serviços online como Dropbox ou Box
onetouch backup
Localizações de Destino da salvaguarda
Falta por fim referir algumas aplicações que serão de uso mais especifico tais como o Calendário Lunar, ou o MyTracks que permite guardar os trajectos feitos por exemplo numa caminhada de fim de semana.
Calendário Lunar
[page]
Testes de benchmark, GPS e autonomia
No que diz respeito à funcionalidade de GPS não existe nada em especial a apontar. A aplicação Google Maps vem instalada de origem e portou-se bem numa navegação experimental. A aquisição de sinal fez-se em cerca de 20 segundos.
Quanto à autonomia, o dispositivo aguenta cerca de 1 dia inteiro com o uso habitual, ou seja ligações 3G sempre ativas para consulta esporádica de emails e redes sociais durante o dia, e algumas SMS trocadas. Para o utilizador que não use 3G o dispositivo consegue aguentar 2 dias sem problemas.
O dispositivo portou-se lindamente nos nossos testes de performance e capacidade 3D.
Aqui ficam os resultados dos demais benchmarks realizados:
AnTuTu Benchmark - Detalhes
AnTuTu Benchmark - Gráfico de comparação
CF Bench
KFS Benchmark
RL Benchmark
Conclusão, Prós/Contras e Recursos
O Optimus Madrid é um telemóvel com altos e baixos, as falhas a nível de ecrã e as aplicações como o Antivírus que executa sem se ter aceite a licença e o exagero de aplicações de notas que não são desinstaláveis são claramente pontos negativos do dispositivo. Para o utilizador que se sinta confortável a manipular o software de origem na verdade só o primeiro ponto do hardware é que é negativo, pois com root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e/ou alteração da ROM podem ultrapassar essas dificuldades. O ecrã de 4.3 polegadas, o desbloqueio à rede e a sua boa performance jogam a favor do dispositivo para contrabalançar os pontos negativos
Dito isso, na gama de preço em que se insere (aprox. 200 €), o Huawei Ascend ou o Xperia U conseguem ser superiores em termos de qualidade para o mesmo preço. A não ser que o utilizador queira realmente um ecrã de grandes dimensões, esteja disposto a trocar a ROM de origem ou tenha pontos para poder adquirir o dispositivo a um preço mais em conta consideramos uma má compra dada a concorrência. No final das contas o Optimus Madrid é um dispositivo com alguma potencialidade que está sub-aproveitada a nível de software.





Veja também a galeria de fotos do do dispositivo para mais fotos do exterior e screenshots:
http://www.flickr.com/photos/76606568@N08/sets/72157630086026386/
Clique aqui para ver o artigo