Acabei entretanto de savar mais um ecran de 17" LCD do ponto electrão !
Ainda vais tendo sorte por aí! Aqui por Aveiro, já estão todos sob vigilância de seguranças ou câmaras, e no do centro comercial glicínias estão coladas dezenas de cartazes a dizer "Proibido retirar equipamentos".
Já por duas vezes vieram os seguranças ter comigo, obrigaram-me a deixar as coisas lá a ainda me avisaram que ia com sorte por não fazerem queixa à polícia!
É o que dá termos entregue a gestão dos resíduos a entidades privadas que visam o lucro como a Amb3E a a sociedade Ponto Verde!
Até no caso das embalagens, antes da sociedade ponto verde, pagavam-se as garrafas aos consumidores que as entregavam, permitindo assim recuperar algum dinheiro e dando um incentivo. Agora, temos que colocar as garrafas de borla no Ponto Verdes e os senhores ficam com todo o lucro proveniente da venda de vidro que foi comprado com o dinheiro de quem colocou lá as garrafas gratuitamente.
No Brasil, até as latas de alumínio são pagas a quem a entregue, o que faz com que o Brasil esteja no topo da tabela mundial de taxa de reciclagem de embalagens de alumínio, sem ter que gastar dinheiro em campanhas publicitárias, e permitindo ter as ruas limpas, pois as latas que os turistas deitam para o chão, os desempregados apanham para depois receber o dinheiro da entrega.
Depois de ser abordado a primeira vez por um segurança, escrevi para a Amb3E, e recebi a seguinte resposta:
Mail:
Para: Amb3E Geral
Assunto: Retirar Equipamentos do Ponto Electrão para reutilização de componentes
Sou aluno do Curso de Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Tenho por hábito retirar componentes de electrodomésticos velhos que têm como destino o lixo para usar em projectos de electrónica, encaminhado os restantes componentes para mim inúteis para os Pontos Electrão. Uma das ultimas vezes estava a retirar um equipamento para reutilizar componentes num projecto de robótica quando fui abordado por um segurança a dizer que não podia retirar equipamentos do Ponto Electrão. Tanto quanto sei, não é ilegal retirar objectos dos contentores de lixo, mas queria ter uma opinião definitiva por parte da amb3e, entidade gestora dos Pontos Electrão. Sendo a amb3e financiada pelos comerciantes e produtores de equipamento electrónico, não advirá risco de falência pelo facto de alguém reutilizar componente, isto para não falar que do ponto de vista ambiental reutilizar é muito melhor que reciclar. A título de exemplo eu reutilizo motores eléctricos dos equipamentos e deposito o restante dos mesmos equipamentos no Ponto Electrão. Tanto quanto sei estes equipamentos serão "fundidos" para material em bruto e não reutilizados, não advindo daí prejuízo pelo facto de alguém reutilizar componentes em vez de lhes dar como destino a reciclagem destrutiva. Desejo saber a vossa posição oficial sobre este assunto e fundamentação legal no caso de não ser permitido reutilizar equipamentos provenientes de contentores de lixo/reciclagem. Com os melhores cumprimentos
Resposta:
Caro Senhor
Compreendo a sua necessidade em aproveitar vários componentes eléctricos e electrónicos para as suas experiências ou outras necessidades que eventualmente tenha. No entanto, não pode, de todo, retirar componentes de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) nem dos Pontos Electrão (PE). O DL 230/2004 de 10/12 é claro. Os REEE devem ser encaminhados inteiros para reciclagem com todos os seus componentes. O DL 178/2006 refere que só operadores licenciados podem manusear resíduos. Por outro lado, a responsabilidade da gestão do REEE, a partir do momento em que é colocado no PE, é da Amb3E. Logo, qualquer acto de subtracção de um resíduo dentro destes PE são considerados como usurpação em propriedade alheia. Sendo a maior parte destes resíduos considerados como perigosos, o seu manuseamento e desmantelamento só pode ser efectuado por operadores licenciados.
Espero assim tê-lo esclarecido.
Ou seja, tudo o que foi posto lá dentro passa a ser propriedade deles, apesar de ter sido pago por quem o depositou!
Qualquer dia ainda somos detidos por tirar de lá alguma coisa e ajudar o ambiente, dando uma segunda vida a algo que teria com destino a trituração e fundição.
Toda a gente sabe que reciclar prejudica mais o ambiente que reparar e reutilizar, pois é preciso gastar energia a triturar e fundir os materiais para fazer novos.
E têm ainda o descaramento aqui:
No entanto, não pode, de todo, retirar componentes de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) nem dos Pontos Electrão (PE).
de dizer que não posso retirar componentes de eletrodomésticos em fim de vida mesmo antes de os colocar Ponto Eletrão (para os senhores não perderem nem um tostão de lucro realizado com material alheio).
Editado por RJSC, 12 September 2012 - 13:27.