Como muito pessoal tem tido problemas em actualizar o Madrid via OTA (via wireless no seu proprio telefone) e até mesmo One Touch Upgrade vim dar a minha "ajuda" e esclarecer o que se passou comigo.
É o seguinte eu já li milhentas opiniões e situações, no meu caso nunca tive os conhecidos problemas a actualizar pelo computador pelo software da Alcatel (experimente logo de inicio uma vez que estava coberto pelo prazo de 15 dias, se corresse mal não ficava com o telemóvel em reparação) e nunca tive problemas, o unico que encontro é que ele nunca diz que o telemóvel está actualizado, flasha sempre a rom por cima da outra :S
Também fiz root ao telémovel e FLASHEI a cmw recovery e desinstalei todo o lixo que vinha na ROM à excepção das aplicações alcatel, como one touch share etc, basicamente removi antivirus e as aplicações optimus.
Até aqui tudo bem, só me deparei com problemas quando sairam actualizações OTA ou FOTA (ou seja actualizações de firmware over the air), ele detectava actualização, fazia download mas quando tentava instalar reiniciava e ficava com ecrã preto e não fazia mais nada. Isto resolvia-se bem, retirando a bateria e voltando a ligar. Foi aqui que tentei uma actualização via PC usando o One Touch Upgrade (ou seja, flashar a rom) fiz isto na expectativa que podessem ter uma nova rom com o firmware mais recente. Correu tudo bem mas o firmware era o antigo na mesma, mas surpresa das surpresas quando tentei actualizar via OTA já CONSEGUI

Reparei que tinha perdido a cmw recovery ao flashar a rom, portanto tenho essa teoria, que ter a cmw recovery, ter desinstalado alguma aplicação da alcatel e te rmexido nos bootanimations poderá ser um motivo para alguns users não conseguir fazer as actualizações ao seu terminal, errado ou correcto não sei, é só uma teoria

Posto isto, venho desta forma disponibilizar um backup do meu terminal supostamente actualizado, digo isto porque como podem ver nos prints abaixo ele apresenta o firmware 2.3.6-010 13 mas no entanto quando fiz factory reset (para remover as contas associadas e os meus dados) para vos disponibilizar o backup reparei que quando acedo ao menú da primeira imagem ele apresenta o firware 2.3.6. Agora não sei se terá perdido a actualização com o reset ou se simplesmente é um bug e não apresenta o nome completo do firmware, o que é certo é que fazendo verificar se existem actualizações ele diz que a mais recente está instalada.

Fui sincero connvosco porque não estou cá para enganar ninguém, espero que este tópico possa ajudar alguns users a resolver os seus problemas

Aqui segue o link dropbox para o backup: http://dl.dropbox.co...06.14.29.16.rar
Como instalar este backup (Edit devido à sugestão do user Alcagoita)
1º Sacar e instalar o Android SDK, para se conseguir mexer no telemovel atravez do PC
2º Sacar este recovery
3º Colocar o ficheiro na pasta (por ex) C:\android-sdk-windows\platform-tools
4º Abrir a consola do windows ( tecla Start + R, escrever cmd)
5º Através da consola ir para a pasta onde se colocou o ficheiro. (por exemplo escrever "cd C:\android-sdk-windows\platform-tools")
6º Ligar o telemóvel ao PC, ligado.
7º Colocar o backup do ruiurd, no telemóvel, descompactar o ficheiro .rar e (caso não exista) criar as pastas "clockworkmod/backup", e depois basta colocar a pasta descompactada aqui dentro, com a data, tal como está.
7º Escrever "adb reboot-bootloader", esperar que o telemóvel fique com o logo da optimus.
8º Quando estiverem a ver o logótipo da optimus escrever "fastboot boot recovery-yyyy.mm.dd.img"
9º Com o recovery aberto, basta seguir onde diz backup/recovery, escolher recovery e seguir os passos.
ATENÇÃO: Se quiserem salvar a vossa versão, antes de escolher recovery, escolham backup, para fazerem um backup da vossa versão.
EDIT: Backup testado por vários users e retirou-se a duvida sobre os updates, realmente a ROM possui os updates instalados embora apresente o firmware como sendo 2.3.6

Editado por ruiurd, 06 September 2012 - 15:20.