Espero que gostem, este método funciona para 2.2 até 4.0, jelly bean(4.1) penso que ainda não seja suportado.
Atenção: Para os primeiros processos é necessário Linux, neste caso é usado MINT 2012, e a kitchen, podem ver como instalar ambos AQUI.
O que vais ver/aprender neste tutorial:
- Aprender a usar kitchen e saber o que se pode fazer através dela.
- Fazer uma ROM
- Significados de certos termos
- Mudar bootanimation, LCD density, modificar udpater-script, mudar default_wallpaper, etc
- "Tweakar"
- Mais...
Criação de uma Custom Rom:
Depois de corretamente configurada a kitchen, precisas de escolher uma Base na qual vais aplicar as tuas modificações, o mais fácil é escolher uma base já em formato .zip pronta para flash na recovery, escolhida a Rom deves coloca la na pasta original_udpate:
O próximo passo é abrir a kitchen, para fazer isso basta exucutar como root este comando no terminal (sudo ./ menu) como podes ver aqui:
.
E deves ir para a este ecrã:
.
Agora, O primeiro passo (obrigatório) é dizer á kitchen com qual ROM trabalhar, para isso escolhes: 1 Set up working folder from Rom.
Aparecerá uma lista como esta:
.
É só escolheres o número correspondente à Rom que previamente puseste na pasta "original_udpate".
De seguida a kitchen vai perguntar se queremos manter o nome, esse nome de stock é organizado da seguinte maneira:
"WORKING_Data aqui_HORA aqui"
Podendo este ser alterado por ti, a única coisa obrigatória a manter é o “WORKING_"
Feito isso dá-se ENTER e a kitchen vai iniciar o processo de extração dos ficheiros da ROM para uma pasta com o nome que foi dado anteriormente WORKING_********, a seguir a kitchen vai-nos perguntar se queremos ver a informação da ROM, esta opção fica á vossa escolha, o predefinido é Y.
Passado isso, irás parar ao menu principal da kitchen outra vez:
Agora tens que ver se a base que usaste tem root, caso contrario é necessário fazer o passo: 2 - Add root permissions, se a tua base tiver root ignora este passo.
Feitos todos estes passos até aqui podes “brincar” com as opções da kitchen.
Vou falar de algumas das opções disponíveis:
- Disable boot screen sounds
- Como o nome diz, esta opção desativa o som no bootscreen e bootanimation.
- Serve para optimizar um ficheiro Apk (ficheiro executável das aplicações Android), tornando-o mais "leve" em termos de consumo de RAM e/ou espaço que ocupa no armazenamento interno. Mais informção AQUI.
- Escolher se a Rom faz wipe enquanto é 'flashada' ou não.
- Básicamente aqui escolhes o nome da tua ROM e também o que aparecerá nas definições -> About Phone (mais tarde pode ser alterado de novo)
O udpater script é o ficheiro responsável por dizer à recovery o que fazer com .zip da rom durante o flash, se este ficheiro tiver erros, provávelmente o flash irá ser abortado pela recovery, portanto é recomendável fazer este passo, embora não haja grande perigo.
- Show working folder information:
- Mostra as informações da tua ROM.
- Deodex file in your rom
Vantagens Deodex: Boot mais rápido / Ocupa menos espaço na Dalvik-Cache / Ficheiros odex correspondem aos ficheiros classes.dex optimizados.
Desvantagens Deodex: Maior dificuldade de personalização / inclusive torna impossível (para manter a funcionalidade) a implementação de alguns MOD's no framework / Ocupa mais espaço no /system
Vantagens Odex: Maior facilidade de personalização / Ocupa menos no /system
Desvantagens Odex: Boot mais lento / Ocupa mais espaço na Dalvik-Cache.
NOTA: Para o passo de cima vamos precisar de analisar mais um aspeto: qual o tipo de ROM, se é GB ou ICS.
Neste caso como estou a usar uma ROM ICS vou alterar o nível de API da Kitchen que bem predefinido para GB, para isso vou usar a opção v.
NOTA: Para não perlongar demasiado o tópico deve ser feito o pedido do significado de uma frase nos comentários ou via PM.
Se chegas-te até aqui: Parabéns
Depois de teres escolhido todas as tuas preferências/opções estás pronto para "compilar" a Rom, para isso no menu principal da kitchen deves selecionar a opção 99: Build ROM from working folder
De seguida, vai perguntar se queres que a compilação seja guiada, onde basicamente a kitchen vai te dizendo o que está a fazer. Durante este processo é dar ENTER até ao fim
Parabens, acabas-te de criar a tua Rom . A Rom final encontra-se na pasta OUTPUT, pronta para flash.
O mesmo tuto encontra-se aqui: http://hardtech.pt/?p=313
Editado por Duarte777, 09 March 2013 - 23:21.