Eu também entendi isto. Só não percebi como é que alguns (em outros foruns) dizem ter o status em normal com root.Com o status como status modificado, o teu telefone não está apto a ser recebido nos serviços técnicos para ser reparado ao abrigo da garantia. Para estar nessas condições, tens de ter o estado como Normal.
Não é possível ter o telefone no estado normal, com root e recovery. (Só a virgem Maria consegui coisa parecida). Ao fazeres esta operação, com o cfroot, incrementas o contador e modificas o estado.
Tens isto no ponto 2 do tópico inicial
"No processo descrito abaixo, vamos fazer root e em simultâneo mudar a recovery para CWM.
Este processo incrementa o contador que indica o numero de flashes que o telefone já teve, e a partir deste momento o telefone passa a ter a indicação de "Modificado". Não tem nenhum inconveniente, excepto que não pode ser enviado para a a garantia. Para voltar ao estado "Normal" ver a lição 4"
Para teres o teu telefone de novo "virgem", o ultimo passo é, já com o contador a zero, o flash de uma rom stock, precisamente para repor a recovery stock e eliminar o root.
Resetear o contador, e depois fazer um factory reset, como tu fizeste, não funciona. O factory reset não muda a recovery para a original, nem elimina o root.
Depois do falsh de uma rom stock, ficas então com o telefone a zero no contador e com o estado normal. A única modificação que este processo não elimina, é o desbloqueio do SIM. Para isso terás de fazer um restore da pasta EFS. Só é possível, se foi feito um backup dessa pasta, antes do desbloqueio.
E quando fiz o factory reset passou para normal e o root manteve-se, como é obvio.
Só depois é que mudou novamente para modificado. Presumo eu que foi depois de ter registado o aparelho na Samsung.