Um backup da partição /efs serve para numa eventualidade de um mau flash, fruto de alguma situação inesperada ou até fruto de alguma falha no software, seja possível recuperar uma das partes mais sensíveis de qualquer equipamento.
Na partição /efs está contida a informação do IMEI e outras informações que sem as quais o telefone não consegue funcionar de forma adequada. Por exemplo, sem IMEI o telefone não se consegue ligar à rede.
A ideia deste tutorial, surge depois de ainda à pouco dias me ter acontecido a mim próprio ao aplicar uma rom que havia compilado. Estava eu a aplicar o ficheiro da rom via TWRP recovery e ao fazer boot verifiquei que não me conseguia ligar à rede e não tinha IMEI.
Nessa altura eu não tinha qualquer backup da minha partição /efs.
Não quero que fiquem com a ideia que a culpa foi da TWRP recovery ou que não se deve usar, estas coisa sucedem e pronto. Aliás é com a ajuda da TWRP recovery que vamos efectuar o backup da partição /efs.
A TWRP recovery permite efectuar a ligação adb com permissões root enquanto está a ser executada e é por esse motivo que a vamos usar.
Procedimento para efectuar o backup da partição /efs:
- Efectuar o download da TWRP 2.3.2.1
- Colocar o telefone em modo fastboot (VolumeUP+VolumeDOWN+POWER)
- Executar os seguintes comandos:
- fastboot boot openrecovery-twrp-2.3.2.1-maguro.img
( depois de a TWRP estar activa )
- adb shell
- dd if=/dev/block/platform/omap/omap_hsmmc.0/by-name/efs of=/sdcard/efs.img bs=1024
( no sdcard irá aparecer um ficheiro com aproximadamente 20 MB com nome efs.img. Devem guardar em local seguro este ficheiro. )
- sync
- Efectuar reboot na TWRPNa eventualidade de este problema vós surgir, eu recomendo o procedimento que efectuei, ou seja, tentar recuperar via a factory image. Podem seguir este tutorial.
No meu caso a reposição da factory image resolveu o problema, no entanto, se depois da reposição da factory image o problema persistir, então é altura para usar o referido backup da /efs.
Como restaurar a partição /efs a partir de um backup:
- Efectuar o download da TWRP 2.3.2.1
- Colocar o telefone em modo fastboot (VolumeUP+VolumeDOWN+POWER)
- Executar os seguintes comandos:
- fastboot boot openrecovery-twrp-2.3.2.1-maguro.img
( depois de a TWRP estar activa )
- adb shell
- dd if=/sdcard/efs.img of=/dev/block/platform/omap/omap_hsmmc.0/by-name/efs bs=1024
- sync
- Efectuar reboot na TWRPSe tudo correu bem a partição /efs ficou restaurada com sucesso.
Editado por on.one, 24 November 2012 - 23:09.