Tenho ando para fazer isto, mas tem sempre passado e nunca mais.
Finalmente meti mãos à obra comecei um pequeno tutorial.
Primeiro que tudo deve-se saber que há riscos em fazer qq uma destas operações.
Digamos que são operações para utilizadores avançados,
Acho um pouco exagerado, mas uma coisa é certa: se ao lerem as indicações alguma coisa não vos fizer tocar a campainha do cerebrozinho o melhor é estudar a lição de novo de modo a que saibam perfeitamente o que estão a fazer.
De momento já não tenho o S1, mas usei muito a CM10 e principalmente a SLIM.
Após algumas PM´s trocadas com o Dmex e após ele me disponibilizar mais um tutorial, faço aqui uma mistura que espero vos seja útil e não baralhe mais
0- Vantagens / desvantagens
1- preparação e verificação
2- download de ficheiros
3- backup da pasta /EFS caso necessário
4- copia de ficheiros para o sdcard
5- flashing... (by dMex)
5.1- Já tenho a cyanogenmod "XYZ" e quero instalar uma custom JB... (by dMex)
6- Em caso de não arrancar...
7- Se perderam o IMEI
8- Extras...
9- Fiz m%&$# (ou não), e quero recuperar o meu telemóvel... (by dMex)
0- Vantagens / desvantagens
Como o mundo não é bem redondo e tudo tem um "but" é bom saber que passar de GB para CM tem as suas desvantagens também.
Desvantagens:
- Em qualquer CM9 ou 10 ou 10.1 perde-se a opção de fazer videochamadas
- Em qualquer CM9 ou 10 ou 10.1 perde-se o rádio, pode-se usar o spiritFM free podem fazer download DAQUI (ver qual a versão para o GT-I9000)
- Na CM10.1 há um problema com os dados e o APNPortugal, em que este não faz o switch on/off dos dados. aparentemente o problema não afecta a TMN, mas nos outros operadores tem havido queixas.
- incompatível com o Kies, usem a conta google para sincronizar os contactos, mails e SMS/Call Logs (SMS Backup+) antes de flashar.
Vantagens:
- Mais suave que GB, nota-se
- Melhor performance relativamente à GB, esta performance não é comparável em termos de testes, nas realidade o lag fix em GB aumenta em muito os testes, mas na realidade embora os testes não atinjam a mesma performance o desempenho é superior.
- Andar na crista da onda
1- preparação e verificação
Primeiro que tudo devem ler o tutorial do Dmex, foi por lá que comecei e foi por lá que aprendi muito.
Nesse tutorial têm lá tudo explicado como flashar por ODIN as ROM´s stock assim como a resolução de muitos problemas.
Todos os termos usados aqui e não só facilmente podem ser entendidos lendo o tutorial.
Aqui só vou abordar o update para cyanogenmod.
Atenção devem ter o telefone com carga, pelo menos 80% por causa das moscas.
E devem ter um backup da pasta EFS, (PONTO 3) não esquecer !! (se já têm não precisam de fazer de novo)
2- download de ficheiros
Passar para CM9 ou CM10 ou CM10.1 é simples, mas requer que tenhamos o telefone actualizado.
Assim sendo vamos partir do principio que temos o telefone com uma versão GingerBread recente.
Aconselho pelo menos uma JVU é (segundo sei) a ultima versão que saiu com os 3 ficheiros podem sacar DAQUI
Depois temos de ter root.
Para mim a maneira mais facil de fazer root é flashar um kernel com root como o semaphore.
Se tiverem uma ROM até JVU podem flashar esta versão Semaphore_2.5.0.tar é escolher.
Não usem a ultima 2.7.4 a não ser que tenham uma versão JW4 pelo menos.
Daqui sacam a ROM cyanogenmod
Reparem que umas são 10.1.xxxxxxxx-NIGHLY e outras 10xxxxxxxx-NIGHLY
As 10.1 são baseadas no android 4.2 e estão nesta data ainda numa fase inicial,mas segundo consta, perfeitamente estáveis e prontas a usar (ver desvantagens)
As 10 são android 4.1.2 e estão em fim de "produção" é passado, mas perfeitamente estável.
O que nos interessa aqui é a versão 10.1, por exemplo cm-10.1-20121228-NIGHTLY-galaxysmtd.zip
As gapps podem sacar DAQUI
Atenção à versão da CM10 ou 10.1 pois as gapps são diferentes.
O que nos interessa é esta: 20121212 própria para CM10.1
Podem também optar por outras ROM´s custom é fácil de procurar no XDA, mas podem acompanhar por AQUI também, ter em atenção os procedimentos de instalação, em principio é sempre necessário estar em CM antes de flashar uma ROM custom.
3- backup da pasta /EFS caso necessário
Tendo root e caso não tenham backup da pasta EFS é boa altura de fazer agora.
Com um explorador decente tipo ES-explorer (grátis) activam as opções de root nas definições e depois navegam até à raiz (/) e escolham a pasta /EFS (podem confirmar que têm lá ficheiros) e copiam essa pasta para o cartão de memoria do telefone e para o computador e para a dropbox e para onde quiserem, convém é saber onde está se um dia precisarem.
4- copia de ficheiros para o sdcard
Tendo a JVU ou uma JWx com root já estamos em condições de flashar a ROM cyanogenmod.
Neste momento já têm uma recovery como deve ser "à homem" e podem flashar ROM´s "custom" ou seja personalizadas.
Ligam o telefone ao computador pelo cabo e copiam o ficheiro que pretendem para o sdcard, assim como as gapps (google aplications)
Aconselho a criar uma pasta na raiz do sdcard interno tipo: "-ROM" o hífen é para ser a primeira pasta da lista quando forem escolher o zip.
Copiam então para o sdcard para a tal pasta -ROM esses dois ficheiros da ROM (cm-10.1-20121228-NIGHTLY-galaxysmtd.zip) e das GAPPS (gapps-jb-20121212-signed.zip)
5- flashing...
a. Retirar o sim card e o sd card externo;
b. Ligar em Recovery Mode (VolUp+Home+Power);
c. Fazer Factory reset e Wipe Cache;
d. Ir onde diz Advanced e fazer Wipe Dalvik Cache;
e. Fazer back e seleccionar Install Zip From Sd Card;
f. Seleccionamos neste caso a Cyanogenmod que sacámos anteriormente e flashamos.
Neste primeiro flash o telemóvel irá reiniciar instalado a nova Recovery e irá voltar ao Recovery Mode.
g. Voltamos a seleccionar a rom da Cyanogenmod e flashamos novamente, aí já deveremos de ver a rom a instalar e a mensagem a dizer "Install from zip card complete", sem haver nenhum reinicio.
h. Fazemos reboot;
Caso o telemóvel reinicie e volte para a recovery flashamos uma vez mais a rom cyanogenmod e de seguida procedemos ao reboot da mesma.
Nesta fase já deverão de ter a Rom Cyanogenmod instalada no telemóvel e totalmente funcional.
5.1- Ja tenho a cyanogenmod "XYZ" e quero instalar uma custom ROM jellybean. Como faço ? (by dMex)
a. Retirar o sim card e o sd card externo;
b. Ligar em Recovery Mode (VolUp+Home+Power);
c. Fazer Factory reset e Wipe Cache;
d. Ir onde diz Advanced e fazer Wipe Dalvik Cache;
e. Fazer back e seleccionar Install Zip From Sd Card;
f. Seleccionamos neste caso a Custom Rom Pretendida que sacámos anteriormente e flashamos normalmente.
g. Instalamos as gapps de seguida sem reiniciar; (Este passo é opcional uma vez que algumas roms já as trazem);
h. Fazemos reboot;
i. Disfrutem da rom!!
6- Em caso de não arrancar...
Caso o telefone não passe da imagem cyanogenmod às voltas têm de desligar o telefone tirando a bateria, entram em recovery com a mesma combinação de teclas VOLUME UP + HOME + POWER e escolhem:
* wipe cache partition
Aceder ao menu advanced e fazer:
* wipe dalvik cache
* voltam a flashar a ROM e as gapps
Voltam a reeiniciar e já deve dar.
7- Se perderam o IMEI
Por vezes quando se muda de ROM perde-se o IMEI, no caso quando se muda para uma CM acontece com alguma frequência (é raro, mas...)
Nada de pânico, para recuperar o IMEI basta flashar uma ROM stock a tal JVU que refiro no ponto 2
Foi a única vez que algo me correu mal, mas voltando à JVU e depois novamente CM ficou tudo bem.
Neste ponto deixem lá ficar sossegado o backup que se fez da pasta /EFS
8- Extras...
Aconselho depois de tudo estar a funcionar a usar o kernel semaphore DAQUI a partir da versão 2.8.0 é só para as CM10.1 ou sejam android 4.2.
Fazem download do ficheiro com extensão .zip copiam para o sdcard como fizeram com a ROM e flasham do mesmo modo.
A versão .tar serve para os casos em que se perde a recovery e temos de flashar pelo ODIN e assim recuperar a recovery
8.1- Drivers usb
Em vez de instalar o kies podemos só instalar os drivers Samsung para telefones Android
Também podem reinstalar quando por vezes o windows deixa de reconhecer o telefone. (obrigadosurubutna)
9- Fiz m%&$# (ou não), e quero recuperar o meu telemovel fazendo uma instalação limpa da ROM stock/custom JellyBea (by dMex)
Este é possivelmente o ponto que a mais pessoal irá interessar caso queiram LIMPAR o telemóvel de erros e ter tudo funcional, isto é o que faço normalmente para mim (dmex) quando tenho algum problema ou simplesmente quero voltar atrás, por isso aqui vai:
Retirem o SIM e o SD CARD e usem o Odin 1.83 (este Odin normalmente faz as marcações mencionadas abaixo automaticamente mas verifiquem.)
a. Abrir o ODIN e carregar só o ficheiro do bootloader (s1_odin_20100512.pit) em PIT.
b. Seleccionar "Re-Partition" e verificar que as opções "Auto Reboot" e "F. Reset Time" estão também seleccionadas.
c. Colocar o telefone em modo de download: (VolumeDown+Home+Power).
d. Ligar o telemóvel ao PC com o cabo USB, até aparecer uma porta COM em
ID:COM na janela do ODIN a amarelo e Added!.
e. Carregar no botão START do programa ODIN. O telefone desliga-se e aparece a indicação "RESET" no Odin. Esperar até aparecer "PASS!!".
f. Desligar o cabo usb, remover a bateria do telefone e voltar a colocá-la.
g. Colocar novamente o telefone em modo de download: Volume-down + Home + Power.
h. Clicar no botão "Reset" no Odin e remover a selecção de "Re-Partition".
Este processo vai limpar o telemóvel de erros que existam.
Agora carregam esta rom stock (têm de descompactar), no Odin e é só clicarem e inserirem no PDA, PHONE E MODEM os ficheiros correspondentes e carregar em Start.
Só desligam o cabo quando o telemóvel entrar no SO já funcional, ou seja depois do boot e de tudo carregar.
A partir deste momento já tem o telemóvel com a rom stock e perfeitamente funcional e sem erros.
(Se quiserem que o telemóvel fique limpinho como acabado de vir de fábrica podem opcionalmente executar estes passos:
- Retirar o cartão SIM e o SD Card;
- Marcar no telemóvel o seguinte código *2767*3855# . Nota: Após inserir o # a formatação começará de imediato !
- Após a formatação o telemóvel reiniciará completamente limpo. )
Para fazer root com a ROM JVU usem o semaphore 2.5.0
PAra ficarem com a ROM GB mai srecente usem este ficheiro mete-se no campo PDA (usem a outra ROM com 3 ficheiros qd é para salvar a situação, esta ROM com um ficheiro usa-se só para actualizar)
Depois para obterem root basta fazerem reset no Odin e utilizarem este kernel no campo PDA e carregarem em Start.
A partir daqui é só voltarem ao topo do tutorial e seguirem-no para terem a Cyano ou uma custom Jellybean ou deixarem-se estar para ficar com a stock.
Obrigado ao hramaki pela ajuda, pois isto de fazer um tutorial decente sem telefone não podia dar bom resultado.
Obrigado também ao Dmex pelo tutorial complementar (tinhas-me poupado muito trabalho se o tivesse feito umas semanas antes, era só copy/past hehehehe)
jmcdpereira
28 janeiro 2013
editado para repor links 17 novembro 2013
indicação de como fazer root com a rom JVU e como actualizar para JW5 - 3 março 2014
Editado por jmcdpereira, 03 March 2014 - 18:01.
indicação de como fazer root com a rom JVU e como actualizar para JW5