Por acaso tenho mesmo muitas apps instaladas, além de jogos, emuladores, roms, mapas e gps, etc... Mas, como eu já disse aqui antes, tenho um cartão de 32gb (samsung plus class 10) que mandei vir ao mesmo tempo que o telefone e na altura até nem sabia da ausência da opção de transferir apps da memória interna para a externa. Já várias pessoas me disseram que 16gb (memória interna) deviam ser mais que suficientes para apps, jogos, musica, fotos e videos. Não me leves a mal, mas discordo completamente, acho isso apenas uma forma de "desculpar" um defeito do telefone / versão android. Para mim é muito mais injustificado ter um cartão de memória de 32gb só para musica, videos e fotos 
Não levo a mal, nem tão pouco estou a "desculpar um defeito". Cada pessoa usa o tlm de forma diferente, tem diferentes necessidades, e por isso encontra problemas onde outros não têm. Eu por acaso tenho este problema e até hoje ainda não percebi de onde vem! É uma cena mínima, eu sei, mas a mim dava-me jeito resolver!
Para o teu caso, eu recomendo vivamente a rom xpower. Porque podes ter uma rom quase stock (com alguma tralha, é certo, mas que podes desinstalar), estável e com uma durabilidade de bateria impressionante. Como traz o kernel perseus, se achares que ainda assim tens algum lag nas aplicações, basta ir ao stweaks e fazer umas pequenas mudanças e isso desaparece de certeza!