Método para colocar root e CWM no P5100 / P5110
Disclaimer: Não me responsabilizo. Quando tive o meu Tab2 (P5100) o método era diferente. Vi vários casos reportados como bem sucedidos quer em 4.0.3, 4.0.4 e 4.1.1 em outros fóruns.
Antes de começar, eu diria para tentar actualizar o tablet até à última versão.
Ficheiros necessários:
ODIN v1.85
Samsung USB Drivers
CF-Auto-Root
1 - Preparação:
1.1 - Descompactar e instalar os Samsung USB drivers no PC.
1.2 - Descompactar o ODIN para o desktop do PC.
2 - Descompacta o ficheiro do CF-Root, interessando apenas o CF-Auto-Root-espresso10rf-espresso10rfxx-gtp5100.tar.md5.
3 - Desliga o tablet. Liga-o em Download Mode (carregando em power e tecla do volume para cima / tecla da direita ao mesmo tempo). Quando aparecer o triângulo amarelo, carrega na tecla do volume para baixo / tecla da esquerda para continuar para o Download Mode.
4 - Caso tenhas o KIES instalado, fecha-o (todos os processos, abre o gestor de ficheiros e termina tudo o que seja do KIES). Corre o ODIN v1.85.exe, carregando no segundo botão do rato em cima do ficheiro e seleccionando "Correr como Administrador".
5 - Conecta o tablet ao PC. O Odin deve ter um dos campos em cor amarela a partir deste momento.
6 - No ODIN, selecciona o campo PDA e, nesse campo, navega até ao ficheiro "CF-Auto-Root-espresso10rf-espresso10rfxx-gtp5100.tar.md5", carregando em Start de seguida. Quando ele terminar, o campo vai ficar na cor verde e ele vai fazer reboot.
(Nota: neste caso, pode acontecer que o device não responda como esperamos. Ou se repete o procedimento ou, no caso de não dar mesmo, tenta novamente mas, no ODIN, remove o visto do campo "auto-reboot". Depois de flashar e de aparecer o verde, carrega durante algum tempo no botão Power e em Volume para baixo / tecla da esquerda para ele entrar na recovery manualmente.)
7 - Neste momento, tens root. Entra no sistema. Saca um file manager para teres acesso root aos ficheiros. Eu aconselho o Root Explorer ou o X-plore File Manager (neste gestor de ficheiros, mal entres, desloca-te a opções - configuração e muda o que está na secção que diz "acesso root" para "Superuser + mount writable".)
8 - Navega até /system/etc/ e procura o ficheiro install-recovery.sh (caso não esteja lá, procura em /system por install-recovery.sh, só por descargo de consciência) e, caso o tenhas lá, renomeia-o, retirando a extensão ou apagando o ficheiro.
9 - Vai à Play Store e saca o Rom Manager. Na app, instala a última touch recovery para o P5100 / P5110 (deve ser a 6.0.2.7).
Tens agora Root e CWM permanente.
Pode dar-se o caso de a instalação da CWM não ser possível. Nesse caso, vai ser necessário utilizar o Heimdall. Colocarei aqui o procedimento caso haja essa necessidade.
(baseado aqui e aqui)
Editado por Dark_Sorcerer, 24 October 2013 - 20:48.
Correcção do link dos drivers.