Boas pessoal, inscrevi-me nesta comunidade visto que acho que me podem ajudar.
Há pouco tempo um primo meu meteu um software mais recente no meu ace. O que ele colocou foi uma versão de android para 2.3.6 e com o nºde compilação de GINGERBREAD.XWKT6.
Andou um tempo que estava bem mas agora o ace está muito lento , quando vou desbloquear o telemovel aquela animação de desbloquear fica bastante lenta e outra situação que reparei foi que quando tento abrir o atalho das mensagens o telemovel fica com o ecra preto durante aprox. 15-20 segundos e dpois abre. Não sei o que se passa, agradecia que me ajudasse, pois não percebo muito disto de atualizar aparelhos androids.
Aguardo resposta, Obgd 
Olá, penso que essa rom é a oficial TPH, via samfirmware. Está mais que testada e não tem problemas.
Provavelmente ele não só meteu a TPH mas também uma partição e alguma aplicação para mover para lá apps, etc.
É daí que deve vir o teu problema, os wipes são boa ideia, ou procura a aplicação que transfere as apps e tenta reinstalá-la.
O problema pode-se dever a um cartão de baixa categoria e os lag serem no acesso ao cartão.
Podes sempre tentar fazer a partição novamente, com o minitool partition wizard e recomeçar.
Se nada resolver tenta flashar novamente a rom, experimenta pedir ao teu primo, ou tenta tu, há por aí imensos tutos.
Atenção, mexer no telefone com nível root pode "matá-lo"
e grande parte do que aqui foi falado apaga os dados que tenhas no telefone, por isso faz seguranças o cwm é optimo para isso