Instalação do Android SDK em Mac OS X:
Atenção: Este tutorial é uma "apropriação" do trabalho do on.one em vários outros tópicos, nomeadamente dos textos e das imagens dele (minhas só mesmo as de ambiente OS X). Não é mérito meu e é feito com autorização dele.
Atenção: Retirei o meu username do mac em todo o tutorial / janelinha. Penso que está perceptível na mesma.
1 - Efectuar o download do Android SDK. Atenção que apenas se deve efectuar o download do SDK Tools e não do ADT Bundle:
2 - Vamos assumir que numa instalação em MacOSX o Android SDK é instalado na pasta do utilizador em :
~/android-sdk-macosx
Atenção: Muitas vezes, ao fazer o unrar / unzip da pasta, criamos acidentalmente um directório chamado "sdk" dentro desta directoria. A ideia é que se passe logo tudo o que está dentro da pasta (/tools, /platform-tools) para esta directoria, conforme imagem acima.
3 - Depois de instalado o Android SDK, é necessário que sejam instaladas também as platform-tools. Abra uma janela do Terminal (está localizado em /Applications/Utilities) e coloque o seguinte comando:
~/android-sdk-macosx/tools/android update sdk
- O Mac vai abrir a seguinte janela:
- Coloque o visto no elemento seleccionado na imagem acima (Android SDK Platform-tools) e carregue em instalar (caso ainda não esteja instalado). Quando ele terminar e ficar igual à imagem acima, faça quit (utilizando a combinação de teclas "command+Q" ou, na barra de cima do Mac, "nome do programa" - Quit). Não feche o Terminal.
3 - Adicionar à PATH o caminho para o Android SDK tools e platform-tools, indo novamente à janela do Terminal (caso o tenha fechado, está localizado em /Applications/Utilities) e utilizando o seguinte comando:
nano ~/.bash_profile
- Adicionar : PATH=${PATH}:~/android-sdk-macosx/tools:~/android-sdk-macosx/platform-tools no final do ficheiro .bash_profile na pasta do utilizador.
- Após fazer copy paste do comando acima, encerre o editor, carregando em "Ctrl + X" e, depois, na tecla Y para gravar. Depois, enter para aceitar o nome do ficheiro.
Atenção: Da primeira vez que fiz este processo, o meu .bash_profile não tinha a primeira linha que está na imagem. Assim sendo, tive um problema grave, pois perdi a PATH. Aconselho vivamente a ter primeiro a certeza que a PATH do Mac está bem definida - visto que actualizações de sistema, como a minha do Snow Leopard para o Lion, apagaram a PATH do .bash_profile, mantendo no entanto essa informação algures no sistema.
4 - Após este procedimento, vamos fechar o programa Terminal (escrevendo "exit" e, de seguida, utilizando a combinação de teclas "command+Q" ou, na barra de cima do Mac, "nome do programa" - Quit) e voltar a abrir o mesmo. Nesse momento, vamos ligar o device em modo de fastboot (procure no Google como se faz com o seu device), ligá-lo ao mac, abrir novamente o Terminal e testar o que acabamos de fazer:
fastboot devices
Este comando identifica o telefone ligado via usb. Caso não surja a indicação do equipamento que está ligado (um serial number completo, na imagem está cortado por questões de segurança) é porque a instalação do android SDK não ficou devidamente instalada. É necessário rever os passos anteriores.
-------------------------------------------------
Mais uma vez, um grande agradecimento ao on.one pelo trabalho dele. É verdadeiramente excelente partilhar este espaço com este tipo de utilizadores.
Editado por Dark_Sorcerer, 02 May 2013 - 18:58.