a minha opinião é que os processadores estão a evoluir a uma velocidade muito grande e as baterias já não evoluem a muito tempo.
qualquer dia temos um telemovel com uma velocidade estonteante mas que só tem de vida util de bateria 8h.
Não necessáriamente.
O maior número de cores, e a maior velocidade, deve-se ao uso de transístores mais pequenos. O uso de transístores mais pequenos, faz também com que os consumos energéticos diminuam.
Além de que se um CPU de 2 cores demora 1 segundo a completar uma tarefa, um CPU de 4 cores pode gastar o dobro, mas só demora metade do tempo.
Pois, tal como acontece com os laptops, mas esses nem ás 8h chegam...
Depende, se fores a um portátil folheiro, vais ter uma duração de baterias Foleira, então se tiver um envelope térmico e/ou uma montagem de fraca qualidade (pasta térmica, p.ex.) a bateria é usada práticamente para accionar as ventoinhas.
Olha para bons exemplos, tipo o MacBook Air de 13", que atualmente conta com 12 horas de bateria (em testes da Apple novos, que são mais duros que a norma), numa "folha A4" de 1,35kg. E apesar dos 1.3Ghz do i5 (com turbo para 2.6) do CPU standard parecerem poucos, chega para bater CPU's de >2GHz da geração anterior!
Isto, não acontece por magia, só as fabricantes que conseguem estar na crista da onda é que conseguem performances, tanto em termos de capacidade de processamento, como em termos de consumo energético, ainda mais, quando todos partilham o mesmo núcleo, e o mesmo sistema operativo.
Editado por Tanegashima, 12 July 2013 - 02:44.