Não vais errar, vais fazer a escolha baseada no k há disponivel, e sabes que daqui a 2/3 anos isso já não vai valer nada. O teu s já breca por todo o lado certo? E um single core a 700MHz algures. Os novos cous São quad core a 2. Qualquer coisa. Vai ter muito pra dar. E hoje em dia acho que elew vão apostar mais em coisas k não são propriamente aquelas que vão interessar ao user normal. Tipo os vidros curvos e dobráveis etc etc. Penso que os telefones de hj, daki a uns anos vão bombar ns mesma. E senfo um topo de Gama vai haver muito há*k e muito suoorte de outros programadores para isso. Repara no s2, k para mim e o telefine mais bonito da Samsung. Ainda hoje há roms novas para aquilo é aquele desgracado manja tudo. E já saiu há dois anos ou mais 
enviado do meu Xperia Z C6603
Pois, bem sabemos que os telefones hoje em dia estão inevitavelmente condenados a ser obsoletos, essa é a única razão pela qual eu estou tão empenhado em tentar saber qual é o melhor para mim neste momento...para que esse facto seja menos abrupto... 
O meu S ainda funciona muito bem, só que tem alguns downsides...o GPS é uma porcaria(com M) e quando começa a ter mais uma ou outra aplicação a funcionar começa a ficar lerdo...normal...tá gasto...
Mas ainda faz ver a muitos aparelhos
lol
eu também tenho um aparelho samsung, um tab3 com o ultimo touchwiz que há e em comparação com o sense5 do meu htc, acho que não tem comparação, o sense tem uma fluidez e resposta extraordinária dentro de android. tudo bem organizado e pratico. mas são gostos. eu também gostava muito do IU do samsung até experimentar este.
Sim, é um grande maquinão o S2, dos melhores samsung que saíram.
Vejo que gostas bastante do HTC...mas aquela interface....não sei bem....ainda lá volto para lhe dar outra hipótese...lol
É de facto um dos que me faz ter dúvidas, parece ser mesmo muito bom, gostei acima de tudo da fluidez do aparelho.
Como diria o Ronaldo: "É top"! lol