Bem deixo aqui a minha review para quem quiser tirar dúvidas ou simplesmente ler.
Deixei as fotos em spoiler's para não tornar o post demasiado grande.
Motorola Moto G
Review
By: Bruno ÉvoraIntrodução
Venho falar de um dos melhores equipamentos da gama “low-cost”, se procura um telemóvel equilibrado aconselho a ler pois poderá ser um boa compra.
Trata-se do Motorola Moto G, um pequeno telemóvel mas grande no seu interior.
Deixo aqui em baixo as suas características.
Características:
- Display de 4,5 polegadas com resolução HD (720p) c/ Corning Gorilla Glass 3
- Processador: 1.2 GHz Quad Core Qualcomm® Snapdragon™ 400 & GPU: Adreno 305
- 8 GB (5GB) ou 16GB (12,9GB) de armazenamento interno / 1GB de RAM
- Bateria de 2070 mAh
- Câmara de 5MP, abertura F2.2 com LED Flash e câmara frontal de 1.3MP
- Android 4.3 Jelly Bean up 4.4.2
- Conectividades Wi-Fi, 3G, Bluetooth 4.0 e OTG.
Design
Mal abrimos a caixa deparamo-nos com um pequeno brinquedo com dimensões de 129.9 x 65.9 x 11.6 mm e com uma frente bastante brilhante e atrativa, nesta frente iremos encontrar um ecrã de 4.5’’ protegido pelo maravilhoso e resistente Corning Gorilla Glass 3.
Na parte superior do ecrã iremos encontrar uma câmara frontal de 1,3mpx, ao lado da mesma encontraremos um led notification de cor branca, o típico auscultador e claro os sensores, já na parte inferior do ecrã não iremos encontra nada pois os “botões” são embutidos no próprio ecrã.
Falando na parte superior do telemóvel iremos encontrar uma entrada de phones 3,5mm, na parte lateral esquerda não temos nada, já na parte lateral direita encontramos o botão de energia “power button” e logo por baixo os botões de volume e por fim na parte final encontramos a entrada micro-usb.
Já na parte traseira iremo-nos deparar com uma coluna de som na parte esquerda seguida de uma câmara de 5MP e o respetivo flash.
Continuando a falar da parte traseira iremos encontrar um design de linhas curvas e um formato côncavo para uma melhor adaptação à mão.
Como já referido de forma rápida anteriormente neste dispositivo encontraremos um ecrã de 4.5’’ protegido por Corning Gorilla Glass 3 com resolução 1280x720 (HD) e com cerca de 326ppi’s (densidade de pixéis), digamos que é algo que é bonito de se ver e usar pois não nos deparamos com o “problema” que alguns dispositivos tem, falo das cores quentes e berrantes.
Quanto ao facto do brilho, podemos facilmente andar com 15%, 20% de brilho para uso diário, mesmo incluindo o uso na rua.
O Moto G vem com Andorid 4.3 “Puro” de origem já preparado para o update 4.4.2 (nas fotos apresentadas já corre o 4.4.2 (Kitkat)) isto em conjunto com o seu processador de 4 núcleos faz com que seja uma experiencia bastante agradável e fluida.
Para quem tem curiosidade pelo GEL (Google Experience Launcher) deixo aqui umas fotos, na minha mera opinião pessoal é agradável de se usar tirando o tamanho dos ícones no menu.
Bem vamos a parte que interessa a bastantes pessoas aos típicos testes de performance.
Adianto já que no AntutuX, Pi e no Vellamo esperava melhores valores.
No antutu teve um resultado de 17357 pontos o que é muito bom na minha modesta opinião.
No AntutuX teve um resultado de 17169 pontos.
Passando pelo o Epic Citadel e correndo o benchmark em High Quality obtemos 58.6 fps.
Passando pelo programa Pi em que vemos a velocidade de calculo do CPU, este era um dos parâmetros que esperava melhores resultados, mas mesmo assim podemos dizer que são valores aceitáveis.
Já no Quadrant obtemos o valor de 8814 pontos, um resultado muito bom.
Ainda dentro do CPU passamos para o Vellamo, no teste de HTML5 obtemos um valor de 1265 e no Metal um valor de 515. Este é mais um dos testes em que esperava mais.
Já no GFXBench testamos o GPU, onde obtemos os seguintes valores.
Câmara
Falando da câmara podemos dizer que é um ponto negativo do moto g, pois na minha opinião o trabalho da Motorola nestes âmbito não foi bom.
Durante o dia podemos dizer que a câmara é aceitável, já falando de fotos noturnas ou com pouca luz ou em ambiente contra-luz começa se a notar bastante ruido e a tonalidade das cores ficam muito carregadas e escuras. Já falando da frente e da camara de filmar não há muito acrescentar, pois no que toca a parte da filmagem são os já habituais 720p, nada de extraordinário, o mesmo se aplica a camara frontal pois digamos que cumpre a sua função perante vídeo-chamadas e afins. Deixo em seguida uns exemplos. Os exemplos da esquerda são sem HDR e os dá direita com HDR, o penultimo exemplo é com HDR em ambiente contra-luz e o ultimo é em ambiente de pouca luz / noturna.
Falando da bateria ou seja de um dos pontos que mais bem se fala deste telemóvel, que para mim na minha sincera opinião até a umas semanas a minha opinião era o contrario ou seja não era muito boa pois durava pouco, mas depois do ultima update de firmware a minha opinião mudou, deixo aqui uns print’s que o comprovam.
Durou 3 dias Sexta, Sábado e Domingo. No 1º dia (Sexta) levou um uso mais exaustivo, umas horas de net via Wi-fi, sms’s, jogos, já no fim-de-semana levou um uso mais moderado, jogar de vez em quando, fotos e sms’s. Já o consumo stand-by também foi melhorado, gastou cerca de 1% durante a noite.
PS: As cargas representadas nos gráficos foi só para passar fotos para o pc, como se vê não foi nada significativo.
Nesta “secção” irei falar da coluna/som, um pouco da fluidez e das capas traseiras para quem esta interessado em comprar.
Quanto a coluna/som sem duvida é muito bom, é dos melhores smartphones que tive neste campo, consegue dar um som bastante alto e sem ter distorção.
Quanto a fluidez em termos de jogos sem dúvida que é um telemóvel competente, fiz alguns teste em jogos como o Asphalt 8, Dead Tigger 2 e GTA III e em nenhum dos três houve qualquer tipo lag eu realizei uns vídeos mas devido a não estarem concluídos ainda não os posso apresentar no entanto espero em breve poder apresenta-los.
Já falando nas capas traseiras digo já que fiquei bastante desiludido, para começar a capa incluída no smartphone é bastante “macia” o que faz com que escorregue bastante da mão e também fica oleosa. Já falando nas outras que nós podemos adquirir, eu comprei uma turquesa que para começar não é bem a cor que aparece na internet, caminha mais para um verde (nota-se mais em ambiente escuros), continuando a falar desta capa também é fraca na sua qualidade pois em tão pouco tempo que a tenho já se nota desgaste na capa só de andar no bolso o que é muito mau na minha opinião.
Sem duvida para quem tem um “plafond” de 200€ é uma opção a ter em conta, pois não deixa de ser um produto equilibrado em termos de Hardware, construção, qualidade e preço.
Para quem pensa ou necessita de comprar já eu aconselho o equipamento sem duvida mas para quem pretende comprar daqui a uns tempos aconselho a ir vendo a novidades do mercado pois o mês de Abril promete sair bons equipamentos. Por exemplo temos o Xiaomi Hongmi 1S que se o preço se confirmar em 200€ será um bom rival.
Mas continuando com a conclusão do produto também tenho a acrescentar que como todos os equipamentos tem pontos positivos e negativos.
Pontos Positivos
· Preço
· Ecrã
· Bateria
· Construção/Qualidade
· Som
Pontos Negativos
· Câmara
· Folga nos Botões de Som/Energia
· Capas Escorregadias
· Falta de Slot Micro-SD
· Concavidade (é uma opinião pessoal, poderá não se aplicar a todos os utilizadores)
· Capa traseira difícil de remover
· Bateria não amovível
Classificação final: 8.5/10
Editado por brunz, 06 March 2014 - 00:22.