Olá!
Pareceu-me que era preciso esta thread aqui no "reino" do Optimus Barcelona, dado que já me foram colocadas muitas dúvidas por diversos membros.
* Afinal qual é o modelo do Optimus Barcelona? *
O Optimus Barcelona é um ZTE ATLAS W. Também é conhecido na Internet como "ZTE Crescent" ou "ZTE blade2", contudo, e como há outros "Crescent" e/ou "blade2", ficam desde já a saber que o Optimus Barcelona é o mesmo modelo do T-Mobile Vivacity.
Posto isto, os donos de um Optimus Barcelona, na realidade, têm um ZTE Crescent (modelo Vivacity, ou seja, ZTE P736E).
Ok?
Ok.
* Recovery Vs. Root Vs. ROM *
Recovery -> É uma partição do nosso telefone. Por norma é um ambiente de recuperação onde podemos efectuar algumas operações. A maioria dos telefones traz de origem uma recovery básica. Infelizmente, no Barcelona, só vemos uma imagem a dizer "FTM" na recovery original...o que não dá para nada. Por isso é que se instala uma CWM Recovery...para podermos fazer backup e recuperação de dados; formatar o cartão SD; particionar o cartão SD; instalar custom ROMs; flashar apps via ficheiro zip, etc.
ROM -> É o sistema operativo do telefone. A ROM está para os telefones Android, tal como o "Windows" (ou outro s.o.) está para os PC's. Por norma, as stock ROMs (stock <=> de orgiem) não têm root, ao passo que as custom ROMs (custom <=> modificadas) já têm.
ROOT -> "Dar root" (ou "fazer root") não é mais do que instalar o binário su no telefone. Este binário permite efectuar operações que necessitam de permissões de "administração". Por norma, para além do binário, também se fica com uma app instalada (SuperSU, SuperUser, etc.). O binário su não se instala pela Google Play Store quando fazemos o download de qualquer app SuperUser, por isso, apenas é possível instalar o binário su através de outros métodos (já lá vamos...).
* ROOT (ou seja, dar permissões ROOT) *
Muitos de vós, para fazer root ao Barcelona, recorreram ao excelente tutorial que o membro granel disponibilizou AQUI. Esse tutorial, não só explicava como dar root mas, também ,como "flashar" (ou seja instalar no telefone) uma ClockworkMod Recovery (CWM Recovery). Aliás, de modo a dar root ao telefone tinham mesmo de flashar a recovery primeiro pois o zip do root era instalado pela mesma.
Pois bem, informo que quem quiser já pode dar root ao telefone sem ter de utilizar uma recovery.
Para quem ainda não conhece, apresento-vos o VROOT.
Este programa está em Chinês, o que é chato, contudo faz o que é necessário e sem espinhas.
Dar root tornou-se tão fácil como beber água.
Já existe uma versão do VROOT em Inglês, contudo, vai dar ao mesmo. A app de SuperUser que é instalada no telefone está em Chinês.
O VROOT funciona em inúmeros aparelhos android!!
Não me vou alongar mais, com grande explicações.
Aqui vai:
- Fazemos o download do VROOT
- Instalamos o programa e deixamos que o mesmo faça as suas actualizações (caso existam...)
- Depois do programa estar pronto e com as actualizações feitas, ligamos o Barcelona com o modo de depuração activo ao pc via USB
- O programa, passado algum tempo, deverá detectar o telefone e o botão verde deverá ficar disponível para clicar e dar root
- Clica-se no botão e passados alguns instantes deverá surgir uma informação em como foi bem sucedido. O telefone deverá reiniciar automaticamente.
- Após o reinicio o telefone irá ficar com duas novas apps (a SuperUser Chinesa e outra que ainda não percebi muito bem o que faz mas que se desinstala facilmente em Definições -> Aplicações)
- De modo a trocar a app SuperUser Chinesa por uma bem mais simpática, instale a app SuperSU através da Google Play Store
- Assim que a mesma abrir, vai ser solicitado para actualizar o binário su. Aceite o processo de actualização do binário escolhendo o método "normal". Por esta altura, a app SuperUser chinesa vai entrar em ação. Temos que deixar o SuperSU fazer a actualização, pelo que, na caixa de diálogo da app chinoca tocamos no botão do lado direito para dar permissões ao SuperSU.
- Após a correcta actualização, o SuperSU irá detectar que existe outra app SuperUser e pergunta se a pretendemos desinstalar, carregamos em "sim" para desinstalar a app chinesa.
- Está feito!
Vejam ESTAS imagens disponibilizadas na secção do bq Aquaris 5 HD pelo membro gitiaru. Ignorem o facto de aparecer mencionado, nas imagens, o bq Aquaris 5. isto funciona no Barcelona. Acabei agora mesmo de testar.
* ROOT - Método alternativo pela recovery 6.0.3.7 *
Este método de dar root ao telefone está explicado NESTE post. Acedam ao mesmo e verifiquem como proceder lá.
* UNROOT (ou seja, remover as permissões ROOT) *
Isto foi feito noutro telefone que não o Barcelona, contudo, vai tudo dar ao mesmo.
É só seguir as imagens:
Após reiniciar o telefone, a app SuperSu deverá ter desaparecido do mesmo. Seja como for, convém sempre tentar verificar se as apps, que precisam de root, deixaram mesmo de funcionar. No meu caso, testei a app AdAway e testei correr o comando "su" no "Android Terminal Emulator":
Tudo ok. O telefone está sem ROOT.
Cumps!
Editado por ElTifo, 12 February 2014 - 19:45.