Boas.
Antes de mais nada, peço que leiam todo o post (eu sei que é grande) antes de perguntarem seja o que for.
Após ter comprado este tablet há umas semanas, deixo aqui uma pequena review do que esperar deste pequeno grande tablet, as suas especificações, como se faz root e se instala a CWM.
Comprei este tablet numa loja multinacional pelo preço de €139,90, após ter vendido o meu outro igual a este mas dualcore. E portanto vejo-me na posição de poder fazer não só a review mas também uma pequena comparação.
Mas comecemos pela versão atual.
Bq Maxwell 2 QuadCore
Nos 12 dias que já levo com este tablet o que salta mais à vista é precisamente o ecrã!
Impressionante a definição do mesmo com um angulo de visão que faz inveja a muitos LCDs.
O Touchscreen é de toque suave e responde muito bem.
No que respeita a ver filmes, este peca por ter apenas 7 polegadas, mas como não se pode ter tudo, o facto de se poder ver e ouvir o filme com som Dolby que melhora e em muito a qualidade sonora, é uma mais valia.
No que respeita às câmeras, a dita webcam frontal é boa com muita luz, mas não tão boa em pouca luz, fica tudo preto como se o sensor ccd não captasse nada, e isto acontece muito tambem se tiverem uma lampada economizadora em vez duma de filamento a vos iluminar.
Já a câmera traseira é outra conversa, esta de 2 megapixels tira bem com e sem luz, no entanto seria de esperar ter um flash led para ajudar.
No que respeita à gravação de video, pode-se dar o mesmo exemplo de qualidade que dei para as fotos, no entanto, a gravação de video para a camera traseira, é sofrivel, com apenas 15 fotogramas por segundo, Até o meu Nokia 5800 dá 30 e portanto com uma suavidade melhor.
No que concerne a Jogos.
Testei com sucesso todos os 40 jogos que instalei, só dois não funcionaram.
Alguns têm dados adicionais para instalar, como o Asphalt 7 e 8, o Need for Speed Most Wanted, o Fifa 14 e o PES12 e outros mais que comprei na Google Play Store. Os únicos dois que não funcionaram foram o Angry Birds Star Wars 2 e um emulador de Playstation, o ePSXe.
Em termos de Navegação, usei com sucesso dois programas, sendo eles: NDrive 11 e o Sygic 13.4.2 com sistema HUD (Heads-Up-Display) que projeta no pára-brisas a imagem para a vermos à noite. Pouco a dizer, exceto que no caso do NDrive, o Glonass (GPS Russo), não capta nada porque não usa essas frequências. No entanto no caso do Sygic, sim, e isso vê-se na hora de ligar o GPS no android, pois enquanto o NDrive leva 2 minutos ou mais a fixar a nossa localização, o Sygic nem 1 leva. E atenção que isto é sem AGPS do meu smartphone ligado.
Acerca da autonomia com o GPS ligado. Planeei uma rota de Lisboa a Santiago de Compostela Fazendo uma média de 120-140 Km/h e este conseguiu chegar ao destino ainda com 17% de bateria, o que é obra pois veio sempre com o ecrã ligado.
Já noutro tipo de navegação. Desta feita navegação na internet. Liguei o meu tablet ao meu Smartphone com a função no telefone de hotspot e consegui que este durasse umas meras 5 horas e 28 minutos a navegar por variadissimos sites e fazendo streaming de video, downloads de apps e conteúdos, e sim, porno também!
No que respeita a Bateria no geral, o máximo que consegui foi 35 horas, (que era mais ou menos o que o dualcore fazia).
Em relação à construção, gosto muito do que a Bq faz com os seus aparelhos. Embora seja tudo Made in Taiwan/China debaixo do capot, o exterior é da autoria da empresa Espanhola Bq.
E estes nunca desiludiram com a parte detrás com um revestimento rugoso que não deixa o tablet fugir da mão. A construção, diga-se de passagem, é também robusta no sentido que já me sentei em cima do mesmo 3 vezes e nunca o vidro do touchscreen estalou, o que é de louvar pois já parti no passado dois tablets dessa maneira. Um Woxter e um Point of View.
Para quem anda a trabalhar, é bom. Eu uso principalmente para programação pontual de código.
O processador é simplesmente brutal! Isso vê-se a instalar apps ou a fazer o loading de jogos!
O que levava 30 segundos no DualCore, leva agora 5 no QuadCore. No que respeita à RAM, nada a dizer, é mais do mesmo. Embora o Antutu diga que é excelente.
Nas benchmarks este tablet alcançou 21 mil de pontuação. O antigo DualCore ia até ao máximo de 15 mil.
Já o GPU ganhou apenas em média 3 FPS... Muito pouca diferença em relação ao Plus DualCore no meu entender.
Embaixo ficam as Benchmarks retiradas do Antutu v4.3.3:
Como vêem, não Parte a loiça toda à concorrência, mas também não fica a lavar pratos!
Também gostei dos 16 GB eMMC que este Tablet traz de fábrica. São na realidade 12,7 GB porque o resto perde-se na ROM e outros sítios, mas mesmo assim 12 GB fazem com que eu não tenha de usar o cartão de memória de classe 10 quase para nada. Uso só para mapas, filmes e armazenamento diverso.
Uma coisa que me deixou bastante insatisfeito e que vai deixar muita gente a pensar se deve de comprar este Bq vai ser a falta de porta HDMI. É inconcebível que a Bq não tenha posto uma porta HDMI nesta versão QuadCore. E tenha optado por uma ligação sem fios que nem todas as TVs têm (ou somente as mais caras e de Marca têm). Isto obriga a uma de duas coisas:
Ou compro uma tv com um módulo sem fios para ser compativel com o tablet.
Ou então compro outro tablet com a tal porta HDMI conforme está já enraizado no mercado...
Realmente isto é um tiro medonho no pé da Bq.
Em comparação com o DualCore Maxwell 2 Plus, este ganha dois núcleos de processador, perde uma porta HDMI, Ganha uma ligação sem fios para a TV, ganha um ecrã com mais definição e perde alguns clientes por causa do tal tiro no pé...
Se devemos de mudar do Plus para este QuadCore...? Ou podemos comprar o Plus em vez do QuadCore?
Tem de ser porque a produção do Plus DualCore cessou, vendendo-se apenas o que está em stock. Ou então... Compramos outra marca e dizemos adeus à Bq... Fica a dúvida e a Resposta.
Especificações:
Editado por rucalx, 11 May 2014 - 23:09.