Tens menos de 1gb interno? Precisas de mais? Agora é possível!
Sobre
Este método foi tirado de outro site, neste Fórum e é o método que já está pré-implementado na ROM do PIRATEDROID, do nosso ELtifo, e foi apresentado também por mim na Rom CM9. Apresento o método a outras pessoas que têm mais dúvidas ou que simplesmente queiram implementar no seu telemovel.
Requisitos
O Script Apresentado fui testado desde a versão android 2.3.7 até a versão 4.2.2.
- Telemóvel Rooteado.
- Ter uma partição SD-EXT
- Ter uma memória interna de 100mb por cada 500mb no sd-ext/
(Não recomento fazer isto numa Stock ROM [Rom de Origem] visto que vêm com imensos programas instalados, ocupando logo muito da vossa memória interna)
Como particionar o meu cartão?
Bem existem dois métodos possíveis, e vou apresentar os dois.
Método 1 - MiniTool Partition Wizard Home Edition (DOWNLOAD)
- Ligar o vosso telemóvel ao computador através de cabo ou usando um leitor de cartões.
- Abrir a aplicação MiniTool Partition.
- Eliminar qualquer partição do cartão de memória, carregando no lado direito do rato e escolher a opção DELETE em cima do vosso cartão de memória. (IMG)
- Carregando em cima do Cartão Memoria, na parte superior existe uma opção "Create".
- Aqui escolham "Primary;
- Depois FAT32.
- Na parte onde diz "UNALLOCATED SPACE AFTER", fica com 1024mb(1g), para a outra partição. Para alterar estes valores, basta irem onde diz PARTITION SIZE e carreguem nas setinhas até ficar o valor de 1024mb.
- Por fim, OK! (IMG)
- Em cima do cartão novamente, carregar em "CREATE"
- Escolher PRIMARY
- Depois EXT3 (IMPORTANTE que seja EXT3 e NÃO EXT2)
- Certificar que onde diz "Partition SIZE" escolham 1024mb.
- Por fim OK! (IMG) (ESCOLHER EXT3)
- Por fim, carregar em APPLY que está na parte Superior
- FEITO!
Método 2 - Usar o ClockWorkdMod do Bootload do telefone
- Ligar o telefone, carregando no POWER e no VOLUME - ao mesmo tempo.
- Irá abrir o CWM.
- Usar os botões de volume para navegar nas opções, e o botão de Power para OK.
- Seleccionar "Mounts and Storage"
- Seleccionar "Format /sd-card" (Irá limpar o cartão de memória).
- Voltar ao menu principal.
- Seleccionar "Wipe cache Partition".
- Depois ir a Advance.
- Seleccionar "Partition SD Card" (Se em algum momento pediram para escolher EXT2/EXT3/EXT4/FAT escolher SEMPRE EXT3).
- Seleccionar tamanho de 1024mb.
- Selecionar no SWAP 0mb como tamanho.
- Voltar ao menu.
- FEITO!
INSTALAR SCRIPT
Depois de formatar o cartão de memória e criar a partição, temos que fazer DOWNLOAD do zip necessário e coloca-lo na raiz do nosso Cartão de Memória (Nao pode ser dentro de uma pasta).
- Fazer Reboot para entrar em Modo de BootLoad (Power e Volume - ),
- Selecionar "Install zip from SdCard"
- Selecionar "Choose zip from sdcard"
- Selecionar "CronMod-INT2EXTV2+_signed.zip"
- Vai começar a instalação.
- Irão repara mais cedo ou mais tarde, que irá bloquear (a mim aconteceu, pode não acontecer).
- Carregar no botão de power.
- No ecra irá aparecer no inverso, em que a parte superior irá dizer para instalar algo como "SWAP..." bla bla. Se vocês selecionarem não logo de imediato, isso irá aparecer novamente. O que eu fiz foi percorrer várias vezes com o botão de volume as várias opções "-- / YES / NO ". Se reparem bem, na parte inferior aparece algo como "ERROR...". Se enquanto vocês carregam várias vezes no VOLUME aquilo mudar, então podem carregar em "YES".
- Instalação Concluía!
- Reboot System NOW!
- FIM!
AGRADECIMENTOS.
Quero agradecer ao ELTIFO por me ter dado as informações necessárias para fazer este tutorial.
Qualquer dúvida disponham!