Na terça feira, acabei por decidir comprar o Xiaomi Redmi Note 4G. Foi encomendado nesse dia, através da Elephone.pt, tendo-me custado 199,90€, com oferta da flip cover. Antes de efectuar a encomenda, liguei para o número do distribuidor em Coimbra, informando-o de que queria optar pela entrega em mão. Foi-me dito que o poderia ir buscar na quinta feira mas, por indisponibilidade minha, só o pude ir buscar na sexta, e assim fiz. Após as primeiras horas de uso, estas foram as minhas primeiras impressões:
- O aparelho possui uma fluidez surpreendente. Ainda não notei qualquer tipo de "arrastamento" de ecrã (o chamado lag), quer seja a entrar e a sair de menus, quer seja a navegar na net, usar aplicações, etc. O processador Snapdragon, aliado aos 2GB de RAM, porta-se muito bem e cumpre o que promete;
- O tempo de vida da bateria é excepcional. Quando fui buscar o aparelho, por volta das 16:30h, a bateria vinha com 40% de carga. Desde então que andei a explorar o meu "brinquedo" novo, a instalar e a desinstalar aplicações. Fiquei sem bateria às 03:00h;
- As câmaras (traseira e frontal) são boas. Comparativamente a outros aparelhos no mercado, certamente haverá alguns aparelhos que possuem câmaras com melhor desempenho do que este no que toca a fotografias e vídeos. Não querendo com isto dizer que estas câmaras sejam de má qualidade (muito pelo contrário!). Cumprem o que prometem, tiram fotografias muito boas de dia e de noite, e gravam vídeos muito bons. Também não tenho defeitos a apontar neste aspecto;
- O altifalante é de grande qualidade. Com o volume no máximo, ouve-se perfeitamente os sons emitidos pelo telemóvel, quer sejam os sons das aplicações, notificações, chamadas, etc.;
- A resolução de ecrã (1280x720, com 267 píxeis por polegada) surpreendeu-me bastante pela positiva. As imagens têm muito boa definição;
- O telemóvel apenas possui slot para um cartão SIM (de tamanho normal). Não aponto isto como uma vantagem ou desvantagem, porque depende das necessidades do utilizador. No meu caso, como não uso dois cartões, não me faz qualquer diferença. Quem necessita de usar dois cartões tem que ter este aspecto em conta;
- O telemóvel é de grandes dimensões (5,5 polegadas: 15,4 cm de altura; 7,87cm de largura e 9,5mm de espessura). Mais uma vez, depende das necessidades do utilizador. Para aqueles que preferem um aparelho de dimensões reduzidas, este aparelho possivelmente não será dos mais indicados. Para os que preferem ecrãs de grandes dimensões (para ler e-books, ver vídeos, jogar, etc.), este aparelho alia o ecrã de grandes dimensões a uma boa resolução do mesmo. O aparelho cabe perfeitamente no bolso das calças, o que (dado as dimensões do aparelho) me surpreendeu bastante, ainda para mais tendo eu uma baixa estatura (1,73m);
- Ainda não tive hipótese de testar o GPS em condições, porque não é algo que eu use no dia-a-dia, mas eventualmente hei de o testar;
Apenas duas coisas me chamaram a atenção enquanto usei o telemóvel:
- O telemóvel ficou sem bateria quando indicava que faltavam 6% de bateria. Deixei-o fazer a descarga completa, e carreguei-o na totalidade (durante a noite, enquanto dormia). Quando o ligo, ele indica-me que tem 97% da carga, imediatamente após o carregamento total. Isto é normal? É falta de calibragem? Se alguém souber, que me responda, por favor;
- Não consigo aceder à pasta dos Arquivos, mais uma vez, se alguém souber o porquê, que me responda, por favor;
No geral, o aparelho tem uma excelente qualidade e estou muito satisfeito com a compra!
Editado por Sky Denzel, 14 February 2015 - 15:15.