Olá!
Eu já tinha começado a modificar a stock ROM do meu velhinho bq Aquaris 3.5 e a ter umas ideias para criar aqui uma thread de modo a explicar à malta toda como proceder de modo a modificar a sua stock ROM sem ter de flashar uma ROM completamente nova. É ir mexendo na stock ROM e ir modificando, aos poucos, até ficar como gostamos.
Nunca o fiz...mas faço agora. Irei atualizando esta thread ao longo dos tempos, pelo que, fiquem atentos.
* Ativar o suporte init.d na stock ROM *
O processo de ativação do suporte init.d é igual para qualquer dispositivo android e poderá ser efectuado de várias maneiras. Contudo, eu prefiro a que vou explicar aqui pois, até agora, tem-se mostrado infalível.
Note que, dado dispor de um E5 FHD, aqui disponibilizarei uma boot.img já com o kernel rooteado e com suporte para init.d. A mesma foi "criada" (e testada) por mim tendo como base a que está incluída no pacote de firmware 1.1.1 para o FHD.
Mais à frente explicarei como poderão fazer para outros modelos.
Para dar suporte init.d devem descarregar o que é necessário DAQUI (relembro, a boot.img só serve para o E5 FHD e esta é a modificada para a versão 1.1.1).
Atualização:
Clique AQUI para descarregar a boot.img modificada para a versão 1.2.0
Clique AQUI descarregar a boot.img modificada para a versão 1.2.1 (parece-me que a bq não mexeu na boot.img, contudo, como não tenho a certeza, decidi fazer as modificações novamente na boot.img original da versão 1.2.1).
Clique AQUI descarregar a boot.img modificada para a versão 1.2.2 (mais uma vez, parece-me que a bq não mexeu na boot.img, contudo, como não tenho a certeza...).
Uma vez descarregado os ficheiros, apenas é necessário:
1 - Flashar a boot.img modificada (pela ferramenta de flash...é aquela dos Hard reset)
2 - Ter root e um explorador root (o root explorer, por exemplo)
2 - Criar uma pasta com o nome init.d na pasta /system/etc/*aqui*
3 - Copiar o ficheiro sysinit para a pasta /system/bin/*aqui*
4 - Dar permissões chmod 777 (ou seja rwxrwxrwx) na pasta init.d e no ficheiro sysinit
Para testar se estamos com suporte init.d colocamos o ficheiro 00test dentro da pasta init.d e, também nesse ficheiro, definimos as permissões para rwxrwxrwx.
Reiniciamos o telefone e, após reiniciar, vamos à pasta /data. Se aí encontrarmos um ficheiro Test.log, então o suporte init.d está completo.
Tal como já havia referido, este procedimento é igual para qualquer dispositivo android. A única coisa a fazer, para além dos 4 passos acima descritos, é criar uma boot.img modificada. Essas modificações estão explicadas AQUI e, se vierem AQUI, encontrarão um tópico que explica como fazer unpack e repack da boot.img (e não só). Com isto já se deverão safar. Caso precisem de ajuda, apitem.
* Aumento da Cobertura 3G *
Segundo consta, alguns modelos MTK não fixam lá muito bem o sinal 3G ou, pelo menos, demoram muito até fixar e "passam a vida" a mudar entre GSM e WCDMA. Eu notei isso no meu FHD e decidi procurar soluções.
Pelo que percebi, o telefone tenta procurar vários modos do sinal. Alguns deles são apenas utilizados noutros continentes (EUA por exemplo), pelo que, se retirarmos esses modos da pesquisa o sinal irá fixar mais rapidamente. Porreiro.
Como proceder? Vejam as imagens seguintes.
Aceder ao modo de engenharia:
OU
Seguidamente, bastará:
Depois de efectuar as alterações, é só reiniciar o telefone e esperar que isto produza efeito.
Claro que se formos para outro continente, convém mudar isto outra vez. Por outro lado, apenas é necessário fazer esta operação no SIM que utilizar redes móveis para dados.
* Melhoramento do Audio *
O novos telefones da bq já trazem o Dolby para melhorar a qualidade de audio do telefone. Contudo, e dado ser um "music lover", para mim não era bom o suficiente. Felizmente existem soluções para isto.
Para os telefones que não tenham o Dolby, aconselho a instalção do "AC!D Audio Engine". Para tal, bastará efetuar o flash do zip que poderão encontrar AQUI.
Eu testei as versões mais recentes no bq Aquaris 3.5 e cheguei à conclusão que a que funcionava melhor era a versão 5.0 (por ser uma versão "universal"). Mesmo assim, ainda tinha de editar o build.prop manualmente pois o script, que edita o build.prop, nesse ficheiro zip não funcionava. Não sei porquê. Bom, nesse endereço encontrarão a versão 5.0 no final do post.
Para os que já tenham Dolby, não precisam disto.
Para todos os modelos, aconselho a instalação do "VIPER4Android Audio Effects". Esta app faz milagres, acreditem em mim. E, melhor ainda, funciona em paralelo com o Dolby, permitindo ter as duas equalizações activas em simultâneo (algo que não acontece com o MusicFX presente nos bq mais antigos, daí eu sugerir a instalação do AC!D nesses modelos).
Até hoje apenas utilizei a versão VIPER4Android FX (nunca utilizei a XHiFi).
A instalação é simples. basta fazer o download da app, instalar e executar.
Na primeira execução é nos solicitado para instalar o driver. Dizemos que sim e escolhemos o tipo de som que queremos. Depois disso é só reiniciar o telefone e meter "mãos à obra" no intuito de melhorar o som ao nosso gosto.
Deixo-vos com algumas imagens da "coisa".
* Alterar o logo inicial do telefone (logo.bin e/ou boot_logo) *
NOVIDADE
Cliquem AQUI para vários logo.bin modificados para o FHD.
Se quiserem fazer um ao vosso gosto, então sigam o resto das instruções.
Bom, antes de começar, devo salientar que em alguns modelos (acho que nos mais antigos da bq), para além do logo.bin, que está disponível em todos os pacotes de firmware originais da bq, existe um outro ficheiro com o logo da bq no telefone. O mesmo encontra-se na pasta /media/images/*aqui* e "chama-se" boot_logo. Posto isto, se encontrar esse ficheiro no seu telefone e caso o pretenda alterar bastará seguir ESTAS instruções (ou utilizar o LogoBuilder que falarei mais à frente).
Note-se que a alteração apenas desse ficheiro não é suficiente para deixar de ver a imagem da bq quando liga o telefone. Se alterar apenas esse, antes da animação de arranque irá ver a sua imagem modificada mas também verá o logo da bq. Portanto, nesses modelos é preciso alterar o boot_logo e o logo.bin para deixar de ver a imagem com o logo da bq no arranque.
Ok? Ok.
Existem dois métodos para efetuar a modificação do logo.bin. O primeiro é através de um programa para PC e o segundo é um método manual.
Irei abordar ambos.
1º Método -> "LogoBuilder"
Antes de mais não custa nada agradecer ao criador do programa. Para tal aceda AQUI e dê-lhe um "Thanks", ele merece.
Nessa mesma página encontrará o link para fazer download do programa, bem como, o "endereço oficial" do LogoBuilder (para mais informações e créditos).
Uma vez descarregado o programa bastará executá-lo e seguir de acordo com as imagens seguintes:
E pronto, já está. Podem utilizar o ficheiro zip para flashar pela recovery, ou, usam a ferramenta de flash da MTK (a dos Hard Reset...) para fazer flash apenas do ficheiro logo.bin (no segundo método eu explico isto certinho direitinho).
Vantagens deste método -> Fácil e intuitivo. Para além do mais, é possível também editar o boot_logo presente nos modelos antigos (é só arrastar o ficheiro para cima da janela do programa).
Desvantagens deste método -> É possível que percam a animação da bateria a carregar quando se puser o telefone à carga, estando ele desligado. Quando isso acontece, o telefone ficará com a imagem modificada fixa no ecrã.
2º Método -> Fazer "unpack" e "repack" do logo.bin utilizando os scripts do nosso amigo conterrâneo Bruno Martins
Não se esqueça de ir dizer um "obrigado" AQUI. Para além do mais, nessa página encontrará mais informações que poderão ser bastante úteis para modificar o logo inicial , especialmente se o formato das imagens que têm de ser editadas forem do tipo rgb565 "raw". Eu não vou abordar isso aqui. Na página indicada está lá tudo explicado.
Bom, continuando...
De modo a utilizar este método, das duas uma, ou usa uma máquina com Linux (seja ela virtual ou física) ou utiliza a Cygwin no seu PC com Windows.
De qualquer das maneiras, necessita do módulo Perl v5.14+ para a correcta utilização dos scripts.
Sigam-se as imagens seguintes:
Agora, estando o telefone desligado, liga-se o cabo USB ao computador...é tal e qual como se fosse fazer um Hard Reset...
Feito!
Reinicia-se o telefone e admira-se a nova imagem toda "jolie".
Vantagens deste método -> É infalível.
Desvantagens deste método -> Muito mais complicado que a utilização do LogoBuilder dado que requer algum "esforço" até ter tudo, o que é preciso para o seguir, instalado e a funcionar correctamente.
Deixo AQUI o logo.bin modificado por mim para o FHD.
Aqui fica a "preview" do mesmo:
AQUI encontrarão um novo logo.bin modificado por mim para o FHD.
Aqui fica a "preview" do mesmo:
* Alterar as animações de arranque e de encerramento *
* Correções da framewrok no FHD *
* Mais opções de ligação USB *
* Teclado Android L e Android Lollipop *
NOTA PRÉVIA: A Google lançou um update oficial ao teclado que pode ser descarregado pela Play Store. Se ainda não aplicaram esta modificação, em princípio não a precisam de efetuar pois o teclado deverá ser automaticamente atualizado para a versão mais recente. Caso essa atualização não vos apareça, aí sim, poderão aplicar isto.
Está farto do teclado com as cores do Jelly Bean ou do Kit Kat? Eu estava...
Bom, se quiser ter um "look" Android L no seu teclado apenas tem de:
1 - Ir AQUI e fazer o download do ficheiro
2 - Flashar o ficheiro zip pela recovery
3 - Reiniciar o telefone
4 - Seguir em conformidade com as imagens seguintes (na versão mais recente as opções são um pouco diferentes mas é quase tudo igual...)
Tótil!
Se quiser experimentar outras apps do Android L pode sempre ir AQUI ou AQUI (para versões mais recentes) dar uma vista de olhos.
NOTA: -> AQUI encontra-se a versão mais recente do teclado Android ,L que agora é denominado Lollipop. Este teclado já tem o bug, que referi AQUI, RESOLVIDO e instala-se como se fosse outra app qualquer, não é preciso flashar nada pela recovery.
* Material Design | Lollipop *
KERNEL SOURCE CODE para o Aquaris E5 FHD -> AQUI
NOTA: A maior parte das operações aqui descritas precisam de uma custom recovery ou de root (ou ambos). AQUI e também AQUI encontrarão mais informações acerca deste assunto.
Eu não poderei ser responsabilizado caso o seu telefone fique danificado ao tentar efectuar estas operações. Apesar de duvidar (e muito) que algo desse género aconteça (especialmente se tiver seguido todas as minhas instruções "à risca"), que fique bem claro que está a efectuar estas operações porque assim o entende e, não, porque lhe estou a dizer para o fazer.
Editado por ElTifo, 14 January 2016 - 23:32.