A forma mais fidedigna de cálculo calórico por aparelhos domésticos é pela frequência cardíaca. Todos os aparelhos que não têm medição de frequência cardíaca fazem o cálculo através de fórmulas que usam apenas os factores idade, peso e altura do sujeito. Ora isto é muito subjectivo porque podes ter um sujeito com 1.75m e 85kg predominantemente em massa muscular com uma percentagem baixa de gordura e outro com os mesmos valores mas com apenas gordura e pouca percentagem de massa magra (músculo). Para estes dois sujeitos, o consumo será estimado de igual forma, no entanto o consumo real é bastante diferente.
Além do mais, as pulseiras sem terem cardiofrequencimetro medem a actividade através de um acelerómetro pelo que não distinguem actividades. Dito isto, se tiveres num ginásio a fazer Leg press (exercício de pernas) em que estas sentado com as mãos apoiadas, para a pulseira tu estás parado, quando na verdade estás a exercitar o maior grupo muscular que existe no corpo.
As pulseiras são para o cálculo daquilo que se chama Actividade Fisica (que é diferente de exercício fisico). Por isso é que são para serem usadas durante todo o dia, mas fazem uma estimativa muito grosseira do dispêndio energético.
Se queres algo para correr e andar no ginásio aconselho-te um Polar, Garmin, Suunto ou Nike Watch.
Eu tenho 3 Polar, e tenho um Nike Watch, com o Nike Watch encostei os Polar a um canto
Com o Nike e com a banda da Polar compatível com Nike+ tenho GPS (tomtom), cardiofrequêncimetro, e podometro (nos ténis com Nike+). O relógio é ainda bonito embora grande. Sincroniza por usb e tem actividade gráfica detalhada com mapa (google maps), track da frequência cardíaca e da velocidade ao segundo. Da ainda para sincronizares com os telemóveis e a mesma aplicação pode ser usada no telemóvel só com o GPS (Nike Runing).
Quanto a mim junta o melhor de 3 marcas: GPS - TomTom; Design - Nike; Cardiofrequêncimetro - Polar.
Eu por acaso comprei com promoção e relógio mais banda Polar a parte ficou no total em 160€. Mas sem promoção ficam mais caros
Depois tens os Garmin que tecnicamente são muito bons, senão mesmo os melhores para corrida, mas são mais caros...O modelo base assenta a volta dos 170€, e não faz grande coisa.
Editado por jonymacarrony, 23 September 2014 - 15:50.