obrigado pela resposta,
já tinha visto esse exemplo, existe sim na internet muitos exemplos sendo quase todos em mysql, sql lite poucos em sql, já tinha visto esse tutorial e importado a livraria, acho que o meu problema atualmente se encontra no ip da rede da fábrica a que estou a tentar aceder, porque de resto tudo está 'como os livros'
quanto ao não ter perfil, é normal que assim o seja porque nunca na minha vida trabalhei com android/java e se tive a iniciativa de querer fazer algo é porque quero aprender visto que sou estagiário, estares a dizer que não tenho o 'perfil' para desenvolvimento não me parece adequado, cada um sabe o que sabe e safa-se como pode não vejo a necessidade de me estar a desvalorizar por perceber pouco de uma linguagem na qual nunca tive contato..
Quando referi o que referi, é que esta area (desenvolvimento) requer muita leitura de documentação oficial... não é neste forúm que não esta particularmente especializado em desenvolvimento, que encontrarás as respostas que procuras...
De qualquer modo e analizando o problema, penso que o caminho mais correcto não é o da ligação directa entre o Android (telemóvel) com o servidor MS SQL... visto que isso implicaria ter de colocar o servidor de base de dados na mesma rede do WIFI (o que é um risco de segurança)... habitualmente a rede WIFI esta separada da LAN em casos empresariais... em casa esta tudo na mesma gama de IPs.
O que parece ser a forma mais comum de fazer o que queres, é através de um webservice (feito em PHP, .NET, etc) que serve de intermediario entre a tua aplicação e o servidor. Para isso tem de haver um servidor web onde o webservice esta alojado. A aplicação android comunica com o webservice para pedir os dados (chamada HTTP) e o webservice é o que se encarrega de ir buscar os dados ao servidor de base de dados...
Peço desculpa pelo meu comentário inicial sobre o perfil... querer é poder!
Boa sorte com a programação.