Boas, eu fiz exactamente essa troca que referes mas no meu caso troquei o meu S3 pelo LG G3 versão 3Gb de RAM e 32Gb de ROM.
Até agora estou super contente com a escolha que fiz.
Não tenho um único lag mesmo com várias aplicações ao mesmo tempo abertas e guardadas em memória (coisa que no S3 era impossível).
Para além disso tirando a Google, a LG foi a primeira empresa a lançar a versão do Lollipop o que mostra que estão interessados em dar a melhor experiência ao utilizador.
Quanto a esses problemas de rachadelas já desde o S3 que para protecção utilizo uma capa de silicone para a parte de trás do telemóvel e uma película para os riscos no ecrã e até agora zero de riscos nem mossas, mas isso também vai muito do cuidado e estima que cada um tem com os seus aparelhos.
Quanto ao problema do som ainda ninguém se queixou que não me conseguia ouvir ou que a ligação tinha cortes.
Resumindo estou mesmo muito satisfeito pela escolha que fiz e recomendo vivamente. Mas atenção recomendo a versão 3Gb de RAM pois a meu ver faz toda a diferença na performance dado que na minha opinião o android ainda é um bocado comilão quanto à RAM.
Abraço.