1º - O "modo avião" serve mesmo para desactivar todas as comunicações do telefone (wifi incluido). Logo não faz sentido o "modo avião" e o wifi ligado.
2º - Na rom da alcatel os atalhos do quick launch abrem (ou activam) as funcões desejadas sem abrir paineis adicionais.
Elas tem muitas diferenças cosméticas. Por exemplo o tema da alcatel é claro e da vodafone é escuro, a rom da vodafone aparece o nome na barra de status e a alcatel não, a rom da vodafone as chamadas e as mensagens não atendidas aparece icons no ecrã de bloqueio e na alcatel só texto, a rom da alcatel tem música no arranque e fecho da rom, o ecrâ de boot na vodafone aparece só "powered by android" enquanto a da alcatel aparece em letras grandes "alcatel pop s7", as aplicações "stock" são diferentes entre a rom da vodafone e a da alcatel, etc, etc, etc....
E na rom da alcatel usando o programa "mtk engeneering mode" pode-se desbloquear o simlock.. (ainda não testei com outro cartão...
E a bateria agora está a drenar à velocidade "normal" sem quedas abruptas.
E sim... a rom da alcatel os updates funcionam e a vantagem é que existe ferramenta oficial para update usando o pc e não o wifi.
jà agora... qual a tua versão da rom da vodafone?
Boas,
Peço desculpa por não ter dito nada mas já não vinha ao forum há algum tempo.
Em relação ao tema, eu já dei muita cabeçada com ROMS e afins em vários telefones: o meu LG P500 era puro e duro, e muito usei eu o adb, depois o Galaxy S que ainda está na família (a minha mãe) e que era um show para testar ROMS: comunidade excelente e facílimo de alterar a ROM, com a vantagem que ainda hoje aquilo vive - inclusive com Lollipop! Depois disso passei por um iPhone 4 (não se brinca com aquilo mas é um telefone extremamente fiável e estável), e por um Alcatel (olá olá) One Touch Scribe HD - que está com a minha mulher. Esse telefone - tal como este - peca pela falta de memória interna e também pela penosa e dura tarefa de fazer updates! O download chega aos 2GB, em milhares de ficheiros pequenos, que no final convergem numa ROM que pode, finalmente ser instalada. Esse processo é mesmo duro e chato - sim, bateria sempre a 100% !!! Depois partilha outras "annoyances" com este Vodafone: a bateria mal calibrada ou com um bug qualquer, que faz com que, a autonomia passe de 15/20% para 0% em poucos segundos, ou a falta de ROMS... (mal que afecta muito os MTK). Despachei o telefone para a minha mulher e comprei um (muito melhor) BQ Aquaris 5 FHD, que no entanto vou vender pois este Vodafone é de trabalho e assim poupo alguns €€ (mesmo tendo de optar por ter um 2º telefone para o meu nº pessoal).
A questão é que já vi que isto tem mesmo de ser martelado - o espaço livre em memória faz com que estes telefones, ao fim de alguns meses fiquem literalmente "pasmados" se não tivermos o cuidado de limpar as caches do browser e de outras aplicações como o OLX que deixam tralha precisamente na memória INTERNA... Daí a pensar em root vai um pequeno passo...
A minha questão neste momento é: para mudar para a ROM da Alcatel fala-se em backup... mas backup como, se ainda não temos recovery instalado nem root ?... Vi imensa informação nos tópicos e acabei por ficar um pouco na dúvida sobre o que tenho de guardar do meu telefone para não ter problemas com IMEI's e afins...
Por fim um pormenor: deve haver sempre uma forma de desligar os serviços de SIM sem desligar Wifi, seja com modo avião, seja de outra forma. Este foi o 1º equipamento que não me permitiu fazê-lo e eu explico porque me dá jeito: tenho 2 cartões gemeos, um deles está neste Vodafone, o outro no BQ que é dual sim. Quando estou a usar o BQ, por vezes dá-me jeito ligar o wifi do Vodafone, sem ligar a rede, por exemplo para actualizar o software e é realmente aborrecido não o poder fazer sem ligar também o SIM... mas pronto, é algo muito peculiar da minha utilização, no entanto nunca tinha tido esta limitação.
Já agora: se removermos alguma aplicação da ROM e/ou integrarmos os updates do google para a ROM, como ficamos de updates? No Scribe HD era "o fim da linha" - aconteceu-me ter feito umas alterações com o Titanium backup e depois não tinha forma de voltar à ROM original já que a tool da Alcatel dizia que já tinha a versão actualizada e não permitia "forçar" uma reinstalação. Tive de esperar pelo lançamento de um update para poder voltar a ter uma ROM 100% original.
Abç e muito obrigado pelo tempo que gastas a responder e a partilhar toda a informação com os elementos deste fórum.