Criei este tópico em complemento de um outro (http://www.androidpt...o-multi-toques/) que tinha criado antes, por causa de problemas com o Nexus 7 2013, no que diz respeito ao bloqueio aleatório do ecrã (assunto descrito no link atrás referido).
Depois de tentar inúmeras "soluções" que fui pesquisando online (incluindo abrir a tampa traseira do aparelho, que podia ter invalidado a garantia), lá o mandei para a garantia (diretamente para a ASUS, fabricante do hardware), que no espaço de uma semana o foi buscar a minha casa e entregar, acabando por lhe trocar a motherboard, o que solucionou o problema.
Descrevo aqui os passos a seguir por quem tiver os mesmos problemas que eu, já que vi online que este problema afeta um considerável número de utilizadores deste tablet, e se eu tivesse sabido logo como agir, escusava de andar uns 3 meses a tentar soluções "mágicas" que, quanto muito, podiam ter piorado a situação.
- Aceder ao site da ASUS (http://www.asus.com/pt/support/) e contactar o serviço de assistência técnica via e-mail, por telefone ou chat online.
Independentemente do método escolhido, tentem ser o mais sucintos possível e não se esqueçam de referir todos os problemas do tablet, bem como aquilo que já tentaram fazer para o solucionar, para que eles eliminem logo essas possibilidades e tornem a reparação mais rápida. - Após este primeiro contacto e identificação do número de série do aparelho, o operador da ASUS vai enviar por e-mail um formulário de preenchimento para que uma transportadora recolha o tablet na nossa residência, gratuitamente. No campo de descrição do problema, tentem referir apenas os apectos mais importantes, já que o espaço é limitado a 150 caracteres.
- Após enviarem o formulário, recebem uma mensagem a dizer que a transportadora irá passar dentro de 48 horas em vossa casa, e atribui um número "RMA" referente a essa reparação específica, que devem colocar no exterior da caixa, bem como a vossa morada, para que o aparelho vos seja depois enviado de volta.
Quando soube o nome da transportadora, vi online que a mesma não era de grande confiança, pelo que coloquei a caixa do tablet dentro de outra caixa, sem referência ao que ia lá dentro, e acondicionei tudo com bolhas de plástico, deixando de fora só o meu nome, morada e contacto telefónico, e o número RMA. (essa caixa exterior depois não é devolvida, finda a reparação) - Assim que o aparelho dá entrada na empresa de reparação (para todos os produtos ASUS em Portugal é a ENAME, em Viseu), vocês podem acompanhar o estado da reparação (http://www.asus.com/...ountry=Portugal), de forma a terem uma estimativa de quando a mesma estará concluída, bem como se aperceberem rapidamente se houve algum problema.
No meu caso, e visto que o problema da rotação só ocorria ocasionalmente, logo no primeiro dia apareceu a informação "Problem not found", e eu contactei-os imediatamente (um número 707 que agora não tenho registado, mas que é fornecido no processo de reparação), e dei-lhes detalhes adicionais sobre o problema e as coisas que já tinha tentado fazer. - Passados nem 7 dias, apareceu a informação "reparação finalizada" e recebi o tablet em casa no dia seguinte, juntamente com uma carta da ASUS a pedir desculpa pelo incómodo, e a dizer que para além da reparação, tinham feito uma limpeza interna/externa ao aparelho.
O tablet chegou impecável, com a informação de que tinham substituído a mortherboard.
Antes de o enviar para a garantia, tinha atualizado para o Android Lollipop 5.0.1 (que odiei), e tive a agradável surpresa de verificar que o sistema que ele trouxe de volta da garantia foi o kitkat 4.4.4, que não tenciono mudar
Editado por JonPQ, 08 February 2015 - 11:08.