Avaliações das Apps
Mensagem publicada 17 September 2010 - 07:35
Mensagem publicada 17 September 2010 - 07:53
Mensagem publicada 17 September 2010 - 08:01
Alguma coisa aqui falhou pois não se percebe bem qual a diferença.Por exemplo uma aplicacao que tenha 50 votos e média 4 deveria ficar classificada sempre abaixo de uma aplicacao que tenha 50 votos de média igualmente 4.
A questão aqui é que o número de avaliações não contam como votos, não é esse o objectivo. Tem é que existir um valor mínimo de votos entre todas para que estatisticamente o valor final seja válido independentemente do número de votos de cada uma. Trata-se de representatividade dos valores obtidos para o universo de votantes.Do mesmo modo uma aplicacao que tenha 10 votos de média 4,5 nao deveria ficar à frente da aplicacao que tem 100 votos de média 4.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 08:57
No caso de nao haver uma amostra significativa de votacao numa dada aplicacao, o que acontece, entao?Imagina o exemplo:App 1 : 2 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2 : 10 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3 : 50 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8Se a classificacao final for pura e simplesmente o peso da media da classificacao da aplicacao, a App 1 seria a vencedora - embora apenas com 2 votos.Se calhar estou a ver o problema de outra maneira, daí a diferenca de perspectivas na abordagem ao mesmo.Cumprimentos,gSpotTem é que existir um valor mínimo de votos entre todas para que estatisticamente o valor final seja válido independentemente do número de votos de cada uma. Trata-se de representatividade dos valores obtidos para o universo de votantes.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:29
Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:43
Percebe-se perfeitamente o exemplo. Por isso é que precisamos de garantir um numero minimo de votos que seja significativo e realmente expresse a avaliação. E desta forma:App 1: 200 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2: 400 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3: 450 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8O facto de haver 200 pessoas a votar já garante que a avaliação é boa, o facto de haver mais nas outras não afecta a média da avaliação.Imagina o exemplo:App 1 : 2 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2 : 10 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3 : 50 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8Se a classificacao final for pura e simplesmente o peso da media da classificacao da aplicacao, a App 1 seria a vencedora - embora apenas com 2 votos.
Estas a ver um aspecto que não podemos descurar mas estás a contar que uma app tem mesmo muitos poucos votos e nesse caso esses votos contam muito, tanto para dar mais valor como no caso de dar menos.Se calhar estou a ver o problema de outra maneira, daí a diferenca de perspectivas na abordagem ao mesmo.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:46
Estamos atentos e prevemos desde o início essa possível situação. Não vai ser por este aspecto que vamos ter problemas de avaliação das aplicações.A comunidade aqui tem um papel importante e contamos com a sua ajuda caso seja necessário para fazer as avaliações necessárias.Se houver alguma app que anormalmente poucos votos, os administradores deviam alertar, para as pessoas tentarem votar nela.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 10:38
Mensagem publicada 17 September 2010 - 10:40
Pronto, votas em 22 O objectivo é mesmo esse, votar no máximo que se conseguir, só assim teremos a real expressão da comunidade.Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 12:44
PJFonseca escreveu:Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.
A idéia não é avaliar todas as aplicações, independentemente da compatibilidade e requisitos?Senão desta forma não faria sentido avaliar grande parte das aplicações porque não consigo instalar no meu HTC Magic 1.5 (uma vez que a maior parte dos programadores não se preocupou em suportar o máximo de versões possíveis do Android).Existem pontos na avaliação como a originalidade, usabilidade, utilidade da aplicação, que se podem avaliar mesmo que não tenha utilidade directa para cada utilizador individualmente.Claro que fica ao critério de cada "avaliador" escolher o método que ache mais adequado, pessoalmente já tinha colocado esta dúvida antes, e dei-me ao trabalho de instalar as aplicações no emulador, e decidi avaliar todas as aplicações independentemente se me são úteis para mim ou não.Pronto, votas em 22 O objectivo é mesmo esse, votar no máximo que se conseguir, só assim teremos a real expressão da comunidade.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 13:04
Correcto.A idéia não é avaliar todas as aplicações, independentemente da compatibilidade e requisitos?
Temos que ter em atenção que alguns dos programadores têm pouca experiência ou não tiveram tempo ou faltou-lhes os terminais para testar o comportamento das várias versões de Android. Tudo isto faz parte do Concurso, inclusive as aplicações não funcionarem em todo o lado.Senão desta forma não faria sentido avaliar grande parte das aplicações porque não consigo instalar no meu HTC Magic 1.5 (uma vez que a maior parte dos programadores não se preocupou em suportar o máximo de versões possíveis do Android).
Correcto e é com esse tipo de avaliação que contamos. Os avaliadores não podem só considerar as aplicações que gostam ou são mais úteis para si. Se tiverem oportunidade, testem todas elas.Existem pontos na avaliação como a originalidade, usabilidade, utilidade da aplicação, que se podem avaliar mesmo que não tenha utilidade directa para cada utilizador individualmente.
E isto é um esforço que só beneficia o Concurso e o resultado das avaliações. No entanto, temos muita gente a votar que não sabe ou não se sente à vontade para usar o emulador pelo que temos um painel diversificado de utilizadores a avaliar, desde o que tem mais conhecimentos da plataforma e de programação, assim como os utilizadores mais casuais.Um utilizador que se deu ao trabalho de avaliar 22 aplicações e deixar 2 de parte não pode ser censurado por isso, já fez um bom esforço de avaliação. Alguém irá com certeza fazer a avaliação às outras 2 que faltam.(...)dei-me ao trabalho de instalar as aplicações no emulador, e decidi avaliar todas as aplicações independentemente se me são úteis para mim ou não.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 13:33
Correcto.Correcto e é com esse tipo de avaliação que contamos. Os avaliadores não podem só considerar as aplicações que gostam ou são mais úteis para si. Se tiverem oportunidade, testem todas elas.
Neste caso específico, e em relação à aplicação Zapping não é necessário instalar no emulador (é compatível com 1.5 e superiores).A falta de avaliação está relacionado com ser útil ou não para o utilizador individualmente.(...) No entanto, temos muita gente a votar que não sabe ou não se sente à vontade para usar o emulador (...)
Exacto, fica ao critério de cada utilizador o método de avaliação.Nota: Não tenciono de forma alguma gerar polémica em torno desta questão, só estou a expressar a minha modesta opinião. Acima de tudo acho interessante o envolvimento e participação da comunidade, independentemente de quem faz ou não as avaliações e os critérios que utiliza. E nesse aspecto a comunidade, programadores e/ou utilizadores casuais, já beneficiaram com a iniciativa do concursoUm utilizador que se deu ao trabalho de avaliar 22 aplicações e deixar 2 de parte não pode ser censurado por isso, já fez um bom esforço de avaliação.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:08
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:13
Gomes, eu até percebo o que o adilio está a falar. Não podes verificar se a app funciona mesmo, ou seja, não podes ver de facto se muda os canais (por acaso muda).Mas podes avaliar-la. Ou seja, podes ver se achas q é util (se funcionasse), se o interface está bom, o design, etc.. Ou seja, eu tb vou avaliar aplicaçoes como a do leva-me a casa.. mas nao tou a pensar beber até cair para o lado (ou pelo menos usar a app nessa situação) :)abraçoÓbvio que se devam avaliar todas as aplicações, mesmo aquelas que não nos sejam úteis. O exemplo que dei, a app Zapping falei nela não pelo facto de não me ser útil, mas sim pela impossibilidade de a testar na sua totalidade.
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:18
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:30
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:34
LOLTiveste mt bemHmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:34
Muito bom! Quer dizer então que com o CPA já conseguimos reunir um conjunto de aplicações e ter um "canivete suiço" para várias situações do dia-a-dia.Hmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:38
Espero que não seja do dia-a-dia, senão o rapaz dura pouco tempo ;DAdilio escreveu:
Muito bom! Quer dizer então que com o CPA já conseguimos reunir um conjunto de aplicações e ter um "canivete suiço" para várias situações do dia-a-dia.Hmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio
Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:40
Se não tiveres o Wi-Fi ligado, ou depois do timeout do processo "Ligar à MEO box", podes carregar em "Cancelar" e testar a aplicação mesmo sem ligação.Nota: Não querendo a poluir este tópico, quaisquer dúvidas ou questões específicas, podem escrever no tópico da aplicação(...) Mas, imagina que tens um ecrã inicial onde te pede o endereço ip da meo box, ou algo assim e so depois de este ser valido e que podes avançar para outros ecrãs (...)
Mensagem publicada 17 September 2010 - 17:06
Não há problemas se não quizeres testar o SmsbusSip @rgomes. Até porque irias entrar em despesas. Esse widget vai ser disponibilizado no market apenas com o intuíto de oferecer uma experiência melhor às pessoas que andam de autocarro no Porto e em Lisboa. Por isso se as pessoas não são do Porto ou Lisboa, não posso implementar um sistema de transportes em todas as cidades e vilas do país Portanto, não se preocupem se não poderem votar no smsbussip widget. Agradeço o feedback dos utilizadores que pretenderem usar a app e a participação desta app neste concurso serve apenas para dar a conhecer o widget a mais pessoas, pois não estava nem estou a pensar ganhar o concurso com esta app.Be happy!Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.
Mensagem publicada 23 September 2010 - 21:25
Mensagem publicada 27 September 2010 - 13:50
Mensagem publicada 28 September 2010 - 17:13
Não entendi...Adiciona lá o Petiscos a essa lista. Qualquer apelo ao voto por parte de administradores deverá ser geral! Caso contrário, estás a criar um anti-voto nas não referidas.Como estamos de avaliações? Não deixem para o fim do prazo.Seria bom que avaliassem as seguintes aplicações que estão a ser um pouco negligenciadas:Send2AndroidMole6Get Me HomeSMS Window ConfigurationsSmsbusSip WidgetReleases³Páginas AmarelasGeoRondasUtilDroidGeonudgeZappingA malta agradesse.
Mensagem publicada 28 September 2010 - 19:20
Passo a explicar mais uma vez. O apelo não é ao voto mas sim à avaliação das aplicações uma vez que o número de avaliações não conta para nada na classificação final.Nós não conseguimos forçar nem garantir que toda a gente avalia todas as aplicações, ou porque não querem, ou porque deu erro, ou porque nem lhes interesa.Sendo assim apelamos à avaliação das aplicações, o que torna o resultado mais justo para todos. O objectivo é que exista um número mínimo de avaliações entre todas as aplicações para que o resultado tenha representatividade estatística.Mas para que não haja problema coloco aqui a lista de aplicações em avaliação por ordem alfabética:avingoBeginGameBuildNavCombustíveis PTDroidBalanceEuro MilhõesGeonudgeGeoRondasGet Me HomeGuiaTV coolthingsPTMole6MorphPetiscosPáginas AmarelasRansom NotesReleases³SchoolSend2AndroidSMS Window ConfigurationsSmsbusSip WidgetSuper BarcelosUppsUtilDroidZappingNão entendi...Adiciona lá o Petiscos a essa lista. Qualquer apelo ao voto por parte de administradores deverá ser geral! Caso contrário, estás a criar um anti-voto nas não referidas.