Acerca do projecto:
Este projecto nasceu de uma insistência minha mal tive o tablet, que o MEO Tablet 2 poderia ter hardware para efectuar chamadas, sabia que tal era possível mas ficava impossibilitado por não ser programador, até que um utilizador com o ZTE E8Q+ me veio dizer que desconfiava que esse modelo era igual ao Meo Tablet 2, o que se veio a confirmar, trata-se exactamente do mesmo modelo, mas sem restrições nas funções, nomeadamente no modo telefone, que está bloqueado na versão comercializada pela MEO.
Pois bem, trabalhei intensamente para conseguir e consegui, e agora, depois de concluídos os trabalhos, posso partilhar...
1º de tudo, dei um nome á ROM porque desta vez, merece.
FreedomROM que em portugues é "ROM Liberdade", finalmente estamos libertos de todo um leque da MEO que o fabricante (ZTE), a pedido da MEO, nos presenteou.
E o melhor é que agora podemos ligar para as pessoas, podemos falar normalmente, e não foi engano da MEO, nem da ZTE, foi propositado o impedimento de podermos efectuar chamadas/Receber.
Eu apenas gosto do hardware, e gostaria que os operadores não pudessem fazer estas coisas, as pessoas deviam poder escolher, no primeiro boot, quais os programas não essenciais ao funcionamento do android (bloatware) que pretendem instalar, o mesmo se aplica ás apps manhosas da Google (hangouts, Livros, etc etc...)
Enfim, águas passadas
Quanto ao facto de ter ficado desbloqueado, desconheço, pois não pretendo usar o tablet noutro operador, pois no meu Galaxy S3 tenho Vodafone, e estou muito contente com o operador que tenho.
No tablet certamente vou aderir a um pacote de dados, mas isso será mais para a frente.
Aqui fica uma lista dos trabalhos realizados na rom:
Baseada na rom oficial do ZTE E8Q+ que consequentemente, transforma o nosso tablet num ZTE E8Q+;
Que neste caso é a rom do ZTE E8Q+, flashável via Recovery (PhilZ), mas sem nenhum trabalho a nível do software pré-embutido.
Acerca das 3 versões, pessoalmente prefiro a versão com poweramp por ser o melhor leitor de música do mundo (para mim)
Removi quase todo o bloatware (tirei a maior parte da tralha inútil da google)
Nota: o flash tem que ser feito via PhilZ recovery.
Actualmente as melhorias em relação á rom original do Meo Tablet2 são:
actualizações oficiais da ZTE;
modo telemóvel 100% funcional;
maior velocidade no 3G;
maior alcance de wireless por causa dos updates vindos da ZTE (que já fez).
Deodexed;
Zippaligned;
O armazenamento de massa usb funciona perfeitamente (finalmente);
Muito mais velocidade de sistema
Optimizações diversas, como no GPS
Novo software pré-definido, passou a ter um teste interno ao hardware, nenhum erro encontrado
Melhorias na captação de rádio;
Melhorias na qualidade de som nos headphones;
Mais volume e melhor som na campaínha.
Novos widget´s com melhor qualidade de imagem;
Novos ícones de rede e wireless (laranja)
Generalizando, temos outro modelo de tablet mas com o boneco a dizer MEO atrás.
Nota importante
Aconselho vivamente fazerem um wipe ao sistema para migrarem para esta, as rom´s posteriores que irei disponibilizar, serão elas todas baseadas na que partilhei convosco, por isso não será mais nenhuma vez necessário fazer isto (wipe).
Desvantagens:
A outra desvantagem é que somos obrigados a ter uma conexao á internet a primeira vez que ligamos o tablet, é um processo automático que configura o tablet correctamente nos parâmetros correctos.
De resto são só vantagens
Como instalar a rom:
Basta ter um recovery alternativo, como o Clockworkmod mas é melhor ser o Philz Recovery
Tutorial como ter o PhilZ recovery
Tem que se ter Root, instalar a aplicação Flashify, e flashar o recovery escolhendo o philZ
Tem que se ter também os drivers ADB instalados, segue agora o link para o download dos drivers ADB
DOWNLOADS vários para tornar o funcionamento possível:
Download clockworkmod para ZTE E8Q+ (depois de instalada a minha rom)
Kernel para o ZTE E8Q+
Seguem os backups dos ficheiros, caso necessitem:
Está tudo organizado, basta sacarem o que pretendem.
ACTUALIZAÇÃO:
Nenhuma rom anterior á 2.2 está disponível, pois o espaço na minha cloud é limitado, é-me impossível manter todas as rom´s.
Só ficará na cloud aquilo que for relevante, pois só tenho 16GB.
Tem disponível é um projecto base, de uma rom para o ZTE E8Q+, e está tudo na minha cloud.
Downloads aqui:
https://meocloud.pt/...cc91f68371/ZTE/
palavra passe: freedom
Para flashar estes backups Kernel e Recovery temos que utilizar a app "Flashify" que exige root.
Antes de fazer flash ao que quer que seja, é recomendado fazer o vosso próprio backup, no programa.
Escolha pessoal, meu caso, tenho a PhilZ Recovery
Com este Kernel
Nota:
Em caso de softbrick podem também utilizar o SP Flash Tool para flasharem os respectivos recoveries, mas não aconselho, só num caso de algo ter corrido mal (que já me aconteceu).
Ficheiros Anexados
Editado por Paulo1024, 22 September 2015 - 18:39.