já dei a volta toda ao bicho. tem montes de atalhos engraçados tais como o telemovel estar bloqueado e em menos de 2seg tiras uma fota se clicares 2x super rapido na tecla de volume-
já me adaptei á "skin" que tras de origem por cima do lolipop. é bastante leve mesmo depois de já ter instalado todas as apps que preciso.
a câmera é muito boa e o ecrã tambem
sobre o ecrã ninguem em loja nenhuma me conseguiu dizer se tem ou não alguma proteção no ecra tipo gorila glass ou assim. mas eu acho que não tem nada. já mandei vir capa e pelicula para ficar mais descansado 
a testar a maquina na net em pesquisas, a entrar em varios sites e pular de separador em separador está implecavel, e testei com wifi e 4G nem se nota diferença.
desativei aquelas tralhas da vodafone de origem
no facebook atualiza o feed a uma velocidade incrivel!
e instalei alguns jogos para testar (um deles que deve ser bem pesado) que é o mortal combat X e funciona impecavel.
das poucas reviews que consegui encontrar um pouco aqui e um pouco ali, pescando um pouco de cada lado, deu pra perceber que o material do bicho é maioritariamente de componentes da sony tais como a ram, rom e a camera. e até mesmo alguns sitios falam que o autofocus tem alguns problemas eu ainda não vi nada de mal. antes pelo contrario, a camera e o ecra são muito bons.
o que vi que causa mais reticencias nos foruns é o processador, por não ser snapdragon. após uma pesquisa encontrei um teste ao processador que a maquina tras e o que acontece é que "dizem que" ele é um pouco lento a arrancar, ou seja, se entrarem num jogo mt bruto ou app mt bruta, ele pode demorar um pouco a começar a bombar e ter algumas paragens ao inicio da aplicação mas depois e tanto ou mais estavel que um snap dragon. de realçar que essas ligeiras paragens não aconteceram ao entrar no mortal combat que julgo ser um jogo bem forte e pesado.
gosto bastante da aplicação propria da huawei (acho eu que é deles) para a manutenção do telefone como limpeza do cache, app kill, entre outros.
conclusão: até agora tudo cor de rosa. vamos ver se a durabilidade dele vai ser boa. normalmente é tudo mt bonito ao inicio mas depois é que se vê!
peço deisculpa pelos erros ortograficos/mau portugues é que foi escrito um pouco á preça. trabalhei durante a noite e preciso ir dormir xD abraço, mais alguma coisa só perguntarem
Editado por ricardo89, 04 June 2015 - 14:24.