Apresentação:
Numa altura em já todas as grandes marcas têm os seus próprios Smatwatchs, a Oukitel lançou A28, de forma a aproveitar a atenção que este tipo de equipamentos começa a despertar. Bem, nós tivemos a oportunidade de passar algum tempo com o SmartWatch, e agora estamos de volta com nossa analise ao Oukitel A28.
Specs
O Oukitel A28 apresenta um display de 1,54” IPS com uma resolução de 240*240, o processador é um MediaTek 2502A, tem 128mbs de RAM, tem 32mbs de memória interna, e conta com uma bateria de 250mAh. O Outikel A28, utiliza Bluetooth 4.0 para comunicar com o nosso telemovel. Adicionalmente, tem também uma sensor de pulsação, Pedometro. Para alem disso possui um speaker e um micro integrados para que possamos comunicar através dele.
Juntamente na embalagem, vêm um cabo micro-USB, a base de carregamento, bem como o manual.
Aspeto
Uma das coisas mais importantes quando se compra um relógio, é o aspeto do mesmo.
O Oukitel A28, sendo um smartwatch, é muito leve, apenas 58g, tem a sua carcaça construída em alumínio, na minha opinião o aspeto está bastante bem conseguido. Para isso, muito contribui o aro totalmente cromado e a bracelete em pele.
A versão que recebemos é a prateada com a bracelete de cor preta, sendo que também existe uma versão com o aro em dourado com uma bracelete castanha.
Existe apenas um botão que fica na lateral direita do mesmo, e que serve para ligar o ecrã do relógio, bem como para voltar ao meu anterior quando este se encontra ligado.
Na traseira encontramos um dos pontos que distingue este smartwatch dos concorrentes chineses o sensor de pulso.
A certificação IP53, garante que podemos utilizar o relógio normalmente, uma vez que este é resistente ao suor a salpicos, pelo que podemos lavar as mãos com ele colocado, ou utiliza-lo enquanto chove, no entanto, deve ser retirado para tomar banho.
Funcionalidades
O Oukitel A28, permite-nos receber e efetuar chamadas, ler mensagens, ver as notificações de todo e qualquer programa que tenhamos instalado no nosso telemóvel, etc. A navegação entre os menus é extremamente simples, passamos o dedo pelo ecrã para a esquerda ou para a direita para navegar entre os menus, de baixo para cima ou de cima para voltarmos ao Relógio.
A sua utilização para chamadas, funciona relativamente bem, se o som do speaker integrado, é bastante alto e perfeitamente percetível, mesmo em ambientes mais ruidosos, o micro, já não é assim tão bom, para sejamos compreendidos por quem nos ouve, é necessário aproximar bastante o Relógio da boca, ou falar um pouco mais alto, não é preciso gritar, mas não falta tudo.
A leitura de mensagens é extremamente simples, já que a mensagem que recebemos é aparece automaticamente no ecrã quando o ligamos, mas as respostas são limitadas, ao contrario do que acontece com a grande maioria dos smartwatchs que tenho visto, o Oukitel A28, não permite a escrita de qualquer tipo de texto, em vez disso, têm um conjunto de mensagens pré definidas que podem ser enviadas como resposta.
Apesar de não ser um equipamento com Android Wear, é compatível com alguns dos programas da Google, como por exemplo o Fit, quando conectamos o smartwatch ao telemóvel, este automaticamente inicia o Google Fit, e monitoriza os nossos movimentos, dando posteriormente a indicação do tempo de “exercício”, ou passeio.
Para além destas funções, é possível utilizar o Oukitel A28 para localizar o telemóvel, como Alarme, Calendário, podemos controlar a reprodução de musica no nosso telemóvel, alem disso o Oukitel A28 pode também servir para controlar a maquina fotográfica do nosso telemóvel, sendo que podemos visualizar no ecrã do smartwatch o que a camara está a captar. Temos ainda o Gravador de Som, e Calculadora.
Pedometro e Sensor de Pulso
Os smartwatch estão muito virados para o mercado do fitness e do exercício, e o Oukitel A28 não diferente, apesar ter um aspeto que não será o mais adequado para um ginásio ou para levar numa corrida, tem algumas características, que o tornam um bom companheiro para esse tipo de situações.
O Pedometro que no Oukitel A28 aparece como Hodômetro, é bastante preciso, e a contrario do existem em outros modelos não é fácil de enganar, abanar os braços sentado numa cadeira não faz com que sejam contabilizados passos, e o calculo da distância percorrida é bastante preciso.
Outra característica muito interessante é o Sensor de Pulso, são poucos os equipamentos que disponibilizam um, o que vem integrado no Oukitel A28, é surpreendentemente preciso, como podem ver na fotografia.
Bluetooth, Bateria e Smart Device MediaTek[
Um smartwatch, sem ligação a um telemóvel é tão smart quanto um relogio normal. Por isso é fundamental que o Oukitel consiga conectar-se com facilidade.
O Oukitel A28, utilizando o Bluetooth 4.0 consegue ligar-se a equipamentos android e apple, bastando posteriormente instalar o software da Mediatek para conseguirmos garantir o aproveitamento de todo o potencial do relógio.
A ligação Bluetooth garante um alcance de cerca de 10m sem que o som comece a perder qualidade, sendo que até essa distancia é possível utilizar o smartwatch para realizar chamada sem qualquer tipo de problemas, mais que isso e começamos a ter alguns cortes tanto no som que ouvimos como no que enviamos, apesar de continuar a ser possível utilizar o smartwatch para tirar fotos ou para localizar o telemóvel.
A bateria apesar de ter um tamanho reduzido dá boa conta do recado, ligada a um telemóvel com muita utilização dura cerca de 2 dias, mais que isso, só se não dermos utilização aos outros sensores, como o pedómetro, ou o sensor de pulso, e apena utilizarmos o smartwatch para receber chamadas e notificações, conseguimos chegar aos 3 dias, mas não é propriamente fácil.
Uma das vantagens de ter uma bateria pequena é que carrega depressa, a base de carregamento, consegue fazer com que a bateria atinja a carga maxima em pouco mais de 20 minutos, o que é excelente, uma vez que acaba por compensar o facto de ter uma duração relativamente curta.
A base de carregamento é um mal necessário, uma vez que estamos perante um equipamento com certificação IP53, que é resistente a suor e salpicos, a colocação de uma porta micro-USB para carregamento, ia criar uma abertura na caixa que permitia a entrada de água.
O Smart Device MediaTek, é o software que temos que instalar no nosso telémovel para podermos utilizar todas as funções do smartwatch, caso contrario, fica limitado a ser um sistema de alta voz no pulso, e para ler as mensagens.
O Smart Device MediaTek podemos posteriormente instalar novos softwares que sejam lançados para estes equipamentos, neste momento apenas é possivel instalar o Yahoo Weather para podermos ver o tempo no smartwatch, o Digital Clock que é mais uma skin para o relógio, e o Codoon que é um programa que de redes sociais chinesas, pelo que para nós pouco serve.
Com o Smart Device MediaTek instalado podemos também gerir o tipo de notificações que nos vão aparecer no pulso, dessa forma o Oukitel A28 apenas vai dar sinal do que nós considerarmos importante.
Avaliação e Considerações Finais
Prós:
- Muito boa qualidade de construção com um aspecto premium;
- Sensor de pulso muito preciso;
- Ligação ao telemovel excelente;
- Preço;
Contras:
- A falta de mais skins para o relógio, exitem apenas 4;
- A impossibilidade de responder a mensagens escrevendo nós o texto, sendo obrigados a utilizar o que vêm pré definido de fabrica.
Se neste momento estão procuram um smartwatch com um aspeto premium, com um baixo custo, e que consegue oferecer uma muito boa qualidade de construção, alem de algumas caracteristicas extra, este pode ser o smartwatch indicado para vocês.
Quero agradecer à Antelife por ter disponibilizado este equipamento para que fosse testado, e pudesse partilhar a minha opinião com vocês.