Fazer o “de-bloat” da factory image sem apagar nenhum ficheiro
Requisitos:
- Factory image do equipamento
- Recovery personalizada ( TWRP )
- SuperSU 2.62 Beta ou superior
Depois de ter Factory image do equipamento instalada, aplicar a recovery personalizada ( TWRP ). De seguida entrar na recovery e aplicar o SuperSU. Após concluir este procedimento ficaremos com acesso root. Para maior segurança habilitar a funcionalidade de 'su' durante o boot para a eventualidade de ser necessário reverter alguma acção.
Com o sistema em execução, podemos desabilitar todas as aplicações que não são possíveis de desabilitar pela funcionalidade presente em Settings, Apps., usando o comando 'pm disable'.
Quer por via de 'adb shell', quer por via de uma aplicação de emulação de terminal, depois de obter privilégio root, podemos desabilitar todas as aplicações que não queiramos que sejam executadas.
Exemplo:
- 'pm list packages' - lista as aplicações instaladas
- 'pm disable com.google.android.launcher" - desabilita o Google Launcher
- 'pm enable com.google.android.launcher" - habilita o Google Launcher
- 'pm list packages -d' - lista a aplicações desabilitadas
- 'pm list packages -e' - lista a aplicações habilitadas
Deste modo podemos ter um sistema personalizado, apenas com as funcionalidades que desejamos, evitando que outras funcionalidades não pretendidas ocupem memória e ciclos do CPU. Acresce que todas as acções são facilmente reversíveis. Futuras actualizações da factory image não apagam as configurações das aplicações desabilitadas.
Como actualmente não tenho tempo para efectuar as builds AOSP e como não prescindo que ter um sistema o mais optimizado possível, optei por esta solução que espero que também vos possa ser útil.
Um abraço.