Antes de mais, estas instruções (imagens e etc.) foram retiradas DAQUI. Contudo, como estavam em Espanhol, decidi pegar nelas, traduzir para Português e acrescentar mais umas coisas.
Espero que, com isto, se torne mais fácil a correta instalação de um "Custom Recovery" (Recovery Modificada) no FHD. Neste tutorial, irei explicar como instalar a TWRP Recovery, contudo, estas instruções servem para instalar qualquer Recovery (até mesmo a que vem de origem com o firmware oficial da bq).
NOTA INTRODUTÓRIA
Mas afinal o que raio é uma Recovery? Cliquem no botão abaixo para verem a resposta.
Spoiler
Recovery -> É uma partição de recuperação que todos os dispositivos Android têm. Trata-se de um ambiente de recuperação onde é possível efectuarem-se algumas operações "críticas". A maioria dos dispositivos Android traz, de origem, uma "Recovery" muito básica que, para além da instalação das atualizações oficiais, não permite fazer muito mais do que fazer um "Reset" de fábrica*.
Devido às limitações das "Recovery" de origem, é comum instalar-se uma Recovery modificada no dispositivo Android. As Recovery modificadas começaram por ser todas CWM (ClockworkMod) mas, hoje em dia, já temos outras: TWRP (TeamWin Recovery Project); CTR (Carliv Touch Recovery); PHILZ Touch Recovery; etc. Com estas torna-se possível fazer muitas mais operações que dão muito jeito e, tudo, sem ter de ligar o dispositivo a um computador.
Entre as operações mais comuns, destaco as seguintes:
Fazer "backup" e recuperação de dados;
Formatar e/ou particionar o cartão SD;
Limpar partições específicas;
Instalar apps ou "custom" ROMs através de ficheiros Zip;
Dar ROOT; (Nem todas mas a maior parte atualmente faz isso...)
* Este tipo de "Reset" não é tão limpo, nem global, quanto o "Hard Reset" mas, na maioria dos casos em que esta operação é necessária, serve.
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
1 - Método a aplicar se não tiver ROOT
Spoiler
Não tendo ROOT, o único método disponível de instalação é recorrendo à ferramenta MTK Flash Tools. Esta é a ferramenta dos "Hard Reset" e apesar de estar disponível no portal mibqyyo, eu recomendo vivamente que a descarreguem DAQUI. Nesse post encontrarão o link para download, bem como, outras instruções bastante úteis.
Para executar a ferramenta precisam, obrigatoriamente, do ficheiro "scatter". O mesmo está incluido no firmware oficial da bq para o FHD. Assim, descarreguem o firmware de modo a obterem esse ficheiro. Podia partilhar aqui o ficheiro mas acredito que é bastante positivo para vós terem o firmware no vosso PC. Um dia mais tarde, nunca se sabe, irão precisar dele. Após descarregar devem extrair (i.e. descompactar) o ficheiro zip para uma localização qualquer do vosso computador.
Uma vez tendo a ferramenta instalada, os drivers instalados (vejam o post que eu referi acima) e o firmware descarregado, podemos então dar continuidade ao processo de instalação da Recovery.
Nota - Estas imagens foram retiradas doutro site daí estarem em Espanhol e mostrarem MT6582 ao invés de MT6592 (que é o processador do FHD). Não se preocupem com esses pormenores. Sigam as imagens na mesma.
Na primeira execução irá ser solicitada a localização do ficheiro "scatter". Utilizem o que está na pasta do firmware oficial que anteriormente descarregaram.
Retirem TODOS os vistos à excepção do da RECOVERY.
Cliquem no campo da localização do ficheiro, disponível na linha onde se vê escrito "RECOVERY", e depois navega-se para a pasta para onde guardaram a "TWRP Recovery". Clica-se no nome do ficheiro (recovery-TWRP-"etc".img) e depois em "Open".
Confirmem que o modo da ferramenta está em "Download Only"
Clicar em "Download".
Estando o telefone desligado, liguem-no ao PC através do cabo USB e aguardem que a ferramenta termine o processo de instalação.
Quando terminar, irá aparecer esta janela:
Uma vez terminado o processo de instalação só temos de:
Desligar o cabo USB.
Ligar o telefone mas directamente para a "Custom Recovery". Isto porque, o sistema original traz uma proteção que pode voltar a instalar a Recovery de origem mal o telefone seja ligado pela primeira vez, e nós não queremos isso. O acesso à recovery é feito, estando o telefone desligado, premindo-se as teclas "Power" e "Vol +" em simultâneo. Ao fazer-se isto iremos parar a um menu onde temos 3 opções. Escolhemos a opção "Recovery". As teclas para navegar nesse menu, estão indicadas no ecrã.
Esta app foi compilada de raíz por mim. Serve apenas e só para o E5 FHD e, claro, temos de ter ROOT.
Mais informações acerca desta app estarão no segundo post. Aconselho que o vejam pois, estou em crer que este é o melhor método para instalar/alterar a Recovery no FHD.
Copiar o ficheiro da recovery para o telefone (pode ser para a memória interna ou para o cartão SD)
Abrir a app e clicar em "Recovery Update"
Selecionar o ficheiro recovery-TWRP-"etc".img que descarregaram
Aceitar as opções e o telefone irá reiniciar para a Recovery.
C - Instalar através da TWRP (apenas disponível desde a versão 2.8.6.0 da TWRP e, claro, isto é para quem quiser mudar de Recovery depois de instalar a TWRP, por exemplo, para quem quiser voltar à recovery original)
Copiar o ficheiro da Recovery original (por exemplo) para o cartão SD ou para a memória interna do dispositivo
Aceder à TWRP Recovery e escolher a opção "Install".
Após escolher a opção "Images", podemos escolher o ficheiro *.img que queremos instalar
Selecionamos o ficheiro ".img" da recovery
Escolhemos a partição "Recovery" e deslizamos para a direita para instalar
Qualquer dúvida que exista, disponham.
Cumps!
Editado por ElTifo, 22 January 2016 - 14:02.
AustAdmilk gosta disto
Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".
Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!
Trata-se de uma app muito simples, mas funcional, que nos permite mudar instantaneamente de Recovery. Também tem a opção de reiniciar em modo de recuperação e verificar se o procedimento de instalação correu bem.
Acredito que esta app será muito útil, especialmente, para quem estiver na Stock ROM. Isto porque, é possível reverter para a Recovery original. Assim, quando sair uma atualização oficial, é possível mudar de Recovery, aplicar a atualização e, depois, voltar a alterar para uma Recovery modificada.
Para além da Recovery original, a app incluí as Recovery TWRP e Philz, pelo que, já não há necessidade de fazer download dos ficheiros img e "flashar" para o telefone como antigamente.
A app é compatível com qualquer ROM que tenha os Kernel oficiais do KitKat ou do Lollipop (Beta 3, 4 e 5). Não sei como se irá comportar quando sair o Lollipop oficial mas, prometo, ficarei atento.
Testada em:
KitKat Oficial 1.2.2 | CM12.1 Não oficial | CM13 | MinimalOS | Lollipop 2.0.0
Pré-requisitos:
O telefone tem de ter ROOT!
Se não tiver, ou se a permissão de acesso root tiver sido negada, não vai funcionar!
Spoiler
Créditos:
TeamWin Recovery Project - Pela TWRP Recovery
Kra1o5 - Pela compilação de raíz da TWRP para o FHD
Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!
Apesar de já existir a TWRP 3.0.1-0, decidi ainda não a incluir na app pois a mesma não permite a utilização do tema "material" que põe a TWRP 2.8.7.0 com um look simplesmente espetacular.
Se a quiserem experimentar podem sempre utilizar a app para instalar a TWRP 2.8.7.0 e depois, através dela, fazem a instalação da TWRP 3.0.1-0.
Cumprimentos!
Editado por ElTifo, 04 April 2016 - 14:45.
A app Recovery Changer foi atualizada para a versão 1.3.
As versões das Recovery Lollipop foram todas atualizadas para o kernel disponibilizado no firmware Lollipop 2.0.0 beta da bq.
Cumps!