Pela tua mensagem parece que já tens bons conhecimentos de android.
Aconselho-te a flashares uma stock rom official para o teu P8 Lite para resolveres o problema.
Tenho um Huawei Honor 6 e o processo de flashar uma stock rom é simples basta sacar a rom, meter na pasta dload e fazer local update, pelo menos no huawei honor 6 é esse o processo.
Penso que para o fazeres de forma segura tens que tirar o root primeiro antes de fazeres o local update.
Boas almmpt,
Acabei de resolver o problema. Extraí a app e respectivos ficheiros na imagem do sistema no android-sdk.
E pela experiencia que tenho, só instalando um recovery diferente é que consigo flashar a Stock ROM. Pois com o stock recovery nada feito, dá-me sempre erro. Se precisar fazê-lo, basta flashar o TWRP recovery e aí sim já é possivel.
Na verdade já estou arrependido de ter feito root no P8 Lite, ainda que possa ainda demorar uns meses, teria o 6.0 OTA, assim terei mesmo de flashar, pois pelo que li e já me disseram, mesmo fazendo unroot, não é certo que funcione o OTA.
O meu conselho é o pessoal que tenha o P8 Lite, espere pelo Marshmallow e depois sim, faça root.
ABraço e obrigado