COMO RESSUSCITAR O BQ AQUARIS E5 FHD
(também deve funcionar para outros modelos Mediatek)
Olá!
Ontem consegui "matar" o meu FHD, ou seja, como se diz em "estrangeiro" fiz-lhe um brick!
Nunca tal me havia acontecido mas, como em tudo na vida, há sempre uma primeira vez.
O que aconteceu? | Como sei se o meu telefone está com um brick?
Ao fazer um Hard Reset, o cabo perdeu a ligação ao PC na altura em que estava a "flashar" o Preloader. Quando isto acontece, ou quando se faz "flash" de um preloader errado (i.e. que não seja para o nosso modelo), o telefone simplesmente "morre".
Não se consegue ligar (com qualquer combinação de teclas que se possa imaginar) e, como se isso não bastasse, não é detectado pelo PC! Ao ligarmos o cabo USB, o led fica a vermelho mas não acontece mais nada. Do lado do PC vemos um "dispositivo USB desconhecido" ou um "Serial Port". Não se consegue forçar a instalação do "driver" do "Preloader" (que é só a parte mais importante pois permite estabelecer a comunicação entre o telefone e o PC).
Em condições normais teria enviado o telefone à SAT da bq, contudo, eu precisava mesmo do telefone para hoje de manhã...
Adoro o século XXI e a Internet. Consegui descobrir uma solução e resolvi o problema por mim mesmo. Até que fiquei espantado comigo pois, como tenho umas mãos que parecem uns pés (esquerdos..."ambos os dois") pensei mesmo que não fosse capaz. Felizmente, tudo se resolveu.
Assim, e porque acredito que vai haver mais gente a passar por este tipo de situação, decidi partilhar o método de resolução.
Reforço, eu tenho um bq Aquaris E5 FHD mas acredito que este método sirva para qualquer bq com SOC da Mediatek.
Bom, vou deixar-me de conversa e passo à explicação. Vejam as próximas secções.
REQUISITOS PRÉVIOS:
- Ter conhecimento do(s) IMEI(s) do telefone; dos MAC address (WiFi e Bluetooh) e do Número de série (o "Barcode") -> Se nunca se tomou nota disto, sugiro que se tome AGORA e não apenas no dia em que se tiver necessidade de seguir este tutorial...
- Firmware original da bq -> Recomendo o do KitKat pois não tenho a certeza se com o kernel Lollipop isto funciona (comigo não funcionou...mas estou na Beta...)
- Ter os drivers USB, necessários para estabelecer a comunicação correta entre o telefone e o computador, corretamente instalados no PC -> Tenho um guia que explica isso AQUI.
- Ferramenta MTK Flash Tools -> De notar que, não obstante de no guia do ponto anterior estar incluida uma ferramenta de flash, a mesma não funcionou comigo. Assim, descarreguem e utilizem ESTA ao invés da outra.
- Ferramenta SN Write Tool -> Eu consegui com a v2.1504.00 contudo, se existir na net uma versão mais recente podem tentar com essa.
RESOLUÇÃO:
1 - Desligar/Remover a bateria do telefone.
WTF!? Pois, nos telefones onde a bateria é removível tudo bem mas...no FHD!?
Yes we can! -> VER VÍDEO (Não é preciso remover a bateria completamente, basta desligar o conector...). Se eu, que não tenho jeitinho nenhum para bricolage consegui, acho que até um macaco consegue (sem ofensa aos macacos).
2 - Ligar o telefone, pelo cabo USB, ao computador
3 - Forçar a deteção do controlador "Preloader", ao invés do controlador USB que o PC reconhece à partida, acedendo ao "Gestor de dispositivos"
Não tirei print-screens destes passos mas AQUI pode-se ver imagens que explicam a "teoria da coisa". Ou seja, o PC vai perceber que tem um dispositivo lá ligado, só que simplesmente instala os controladores (i.e. drivers) errados. É necessário "dizer ao PC" que os controladores para esse dispositivo são os do Preloader (são os drivers de uma porta COM que tiverem "Preloader" no nome) e não os que são instalados automaticamente.
4 - Utilizar a ferramenta MTK Flash Tools que disponibilizo na secção dos "Requisitos prévios" de modo a tentar fazer um Hard Reset
Aqui é capaz de surgir um novo problema. Comigo isso aconteceu. Aliás, até tive dois....
O primeiro foi que a ferramenta, que vem incluida com o firmware original do telefone, não saía da barra vermelha que diz "Download DA 100%". Ou seja, "encravava" na parte em que tenta estabelecer a comunicação com o telefone.
Com a nova ferramenta, já avançou. Pois...mas avançou para um erro. Novo problema...
A descrição desse erro não é clara mas eu percebi (pois já me tinha acontecido antes) que esse erro se ultrapassa com a opção "Format all + Download" ao invés de "Download only".
Ou seja, por outras palavras, é preciso fazer um "FULL HARD RESET". Ké!? Sim, é isso. É necessário formatar primeiramente todas as partições para que a ferramenta consiga novamente fazer o download do firmware para o telefone.
Mas afinal o que é que isto implica? Pois...isto implica a perda total do(s) IMEI(s), do(s) MAC address (WiFi e Bluetooth) e ainda do número de série do telefone (sem o qual as atualizações via OTA não chegam ao nosso telefone).
Comigo só assim se resolveu. Sugiro que se tente primeiro com a opção "Donwload only". Se resultar, o tutorial acaba aqui pois já se conseguiu trazer o telefone de volta ao "mundo dos vivos". Se não resolver...já se sabe o que fazer.
Resumindo, é fazer um HARD RESET mas com a opção "Format all + download" escolhida. As instruções para se fazer um Hard Reset encontram-se AQUI e também existe um VÍDEO explicativo de todo o processo.
5 - Utilizar a ferramenta SN Write Tool que disponibilizo na secção dos "Requisitos prévios" de modo a restabelecer os IMEI, MAC e SN
Claro está, só será necessário fazer-se isto caso se tenha obtido o mesmo resultado que eu tive no ponto anterior. Antes de se executar a ferramenta sugiro que se ligue o telefone e que se confirme que o mesmo arrancou, não obstante de não apanhar rede móvel nem se ligar ao WiFi e/ou Bluetooth.
O guia para saber como utilizar a ferramenta está AQUI. Para além das opções que se devem ativar (seguindo o guia), temos também de ativar a opção "Barcode" (para podermos escrever o nosso número de série). Os ficheiros MD1_DB e AP_DB que temos de escolher, estão incluídos no firmware original que devem ter descarregado na secção dos "Requisitos prévios" e que também se utilizou para se fazer o Hard Reset.
Para que a ferramenta funcione é necessário ter o telefone desligado. Depois de inserirmos os dados manualmente (IMEI e etc) clicamos em OK. Só nesta altura é que a ferramenta vai tentar "falar" com o telefone. Agora, ainda com o telefone desligado, fazemos a comunicação com o PC ligando o cabo USB. Se tudo correr bem o telefone vai ficar parado no ecrã inicial (o da bq) e a ferramenta vai conseguir escrever os dados para o telefone.
No final, o mesmo reinicia e temos o nosso telefone de volta.
NOTA 1: Esta foi a parte em que apenas utilizando o Kernel do Kitkat foi possível recuperar os dados. Estou em crer que a famosa "falha de segurança" que os dispositivos MediaTek com kernel KitKat têm serve exactamente para isto. O mundo fala em "quebra de segurança"...eu falo em "salva vidas". Digo isto porque, tentei recuperar os dados já com o firmware Lollipop (ainda em Beta) e, na parte em que a ferramenta tentou "falar" com o kernel não conseguiu.
NOTA 2: É ILEGAL a utilização de qualquer outro IMEI que não seja o do nosso telefone. A ferramenta funciona através da escrita manual dos dados, pelo que, ao inserir-se um IMEI errado, o mesmo será escrito no telefone tornando-nos, assim, num criminoso.
Espero ajudar-vos com isto.
Cumps!
Editado por ElTifo, 17 February 2016 - 18:04.