Boas!
Decidi partilhar a minha experiência com o meu Asus Zenfone Max, tecnicamente conhecido como ZC550KL cujo fabricante baptizou de Z010D.
Não se vêem muitos modelos na rua, mas há bastantes e tal como eu, quem o tem, terá certamente valorizado acima de tudo super bateria que este modelo tem. São 5000 mAh de bateria. Para mim que uso 2 cartões SIM, sempre com 4G/3G ligado, Bluetooth (para o meu smartwatch, assim com para o mãos livres do carro), e ainda assim com bateria para garantidamente 2 a 3 dias, dependendo da intensidade de utilização.
Não uso o modelo para jogos, pelo que nem sequer dou importância ao desempenho, pois os dois telefones, as duas contas de email em duas aplicações distintas, o acesso à internet e o Bluetooth, assim como algumas aplicações vitais (GPS para vários fins, VPN para SSH e RDP), são a minha necessidade e ainda assim, consigo a autonomia que consigo. Nunca na minha vida tive um smartphone que desse mais de 2 dias com um SIM ou um dia com 2 SIM. Este modelo é de facto o melhor smartphone que já tive (para comparação o meu anterior foi um LG G3).
No que a funcionalidades incluindo o sistema operativo diz respeito, a Asus tem sido muito feliz e pelos vistos pararam as actualizações no Android 6.0.1., mas nós queremos sempre mais, principalmente quando se é um utilizador que quer um telefone "rooted".
Assim, decidi finalmente desbloquear o bootloader com a ferramenta oficial da Asus (e respectiva garantia perdida - azarito), instalar o TWRP e o Lineage OS 14.1 (previamente conhecido como CyanogenMod 14.1) e só posso dizer que vale a pena. Não vejo nenhuma perda, antes pelo contrário, incluindo mais performance, mais autonomia e mais "state of the art".
Claro que não tenho qualquer crédito sobre o feito, apenas me limitei a arriscar instalar o que outros "génios" fizeram e como utilizador exigente que sou, partilho para divulgação.
Aos interessados que queiram mais deste smartphone:
1 - Desbloqueio oficial do bootloader
2 - ROM de restauro TWRP (usar modo fastboot para instalar, depois do passo 1, claro...)
3 - Lineage OS 14.1 (depois de apagar por completo o dispositivo, menos o cartão SD, claro)
5 - Utilitário SuperSU (O Lineage OS 14.1 apesar de rooted, não tem o supersu)
Depois é só instalar o que se precisa e configurar as necessidades.
Não entrei em detalhes para a instalação, mas se tiverem dúvidas, perguntem que ajudarei, lembrando desde já que não sou responsável por qualquer problema que possa surgir.