- ATENÇÃO -
Façam primeiramente um backup da vossa ROM atual para evitarem perdas de dados ou outro tipo de problemas.
As ROMs LineageOS não permitem a leitura e escrita dos contactos nos cartões SIM.
Assim sendo, devem ser utilizadas alternativas à utilização dos SIM para armazenamento dos contactos.
Para mais informações acerca das ROMs LineageOS, por favor, acedam AQUI!
Tutorial sobre como fazer "port" de ROMs Marshmallow para o FHD <- NOVIDADE!!!!
Dado que já não disponho do FHD e porque acho que este aparelho merece, apesar de toda a polémica entre a bq e a Mediatek (que inviabilizou a sua atualização a versões de Android mais recentes), decidi fazer o port desta ROM fazendo, passo a passo, capturas de ecrã que, no meu entender, serão mais do que suficientes para que outros membros possam fazer port de outras ROMs no futuro.
Algumas das capturas de ecrã que fiz contêm "dicas" que decidi escrever em Inglês pois estou a pensar partilhar isto noutros fóruns para ajudar, não só quem tem um FHD, mas também quem tenha outro dispositivo com processador MT6592.
Claro que, as imagens que irão ver, e as modificações que apliquei, são mesmo apenas para o FHD, contudo, a "mecânica da coisa" é igual para outros dispositivos, pelo que, quem quiser fazer port de ROMs para outros dispositivos MT6592 poderão utilizar este "guia" como base. Claro está que deverão fazer adaptações pois nem tudo se pode alterar como fiz para o FHD.
Bom, para verem as imagens que, mais uma vez digo, creio serem suficientes para se perceber como se faz um "port" em condições cliquem AQUI.
Programas necessários para todo o processo:
Estarei disponível para esclarecer dúvidas acerca do processo de port. Por favor, coloquem as questões neste post e indiquem o número da figura onde tiveram dúvidas. OK?
Espero, com isto, ajudar-vos.
NOTA: Este guia, se seguido à risca, servirá apenas para ROMs Marshmallow baseadas em ROMs CM ou AOSP. Não sei se servirá para quem quiser fazer alterações em ports de ROMs MIUI (não gosto da interface da MIUI...nunca me dei ao trabalho de fazer nenhum port...desculpem).
Downloads
ROM - Disponibilizada a 29/12/2017 (Versão 1) - MD5 Checksum: 166b0290768f090d868ab9c035f012b5
ROM - Disponibilizada a 29/03/2017 (Versão 0) - MD5 Checksum: a8cc6e4bb35ff63df50ce212b9f5f237
Verifiquem o MD5 de qualquer um dos ficheiros que descarregaram.
TEM de ser o mesmo.
Instalações de ficheiros zip errados ou danificados vão dar problemas!!!
YOU HAVE BEEN WARNED!
Instalação de uma "Custom Recovery"
Tal como na maioria das "custom ROMs", a instalação desta ROM é feita recorrendo à partição de recuperação do telefone, ou seja, recorrendo à "Recovery".
Dado não ser possível instalar através da Recovery que vem de origem com o firmware oficial, é obrigatório, antes de mais, a instalação de uma "Custom Recovery".
As instruções para a instalação de uma "Custom Recovery" estão escondias para que o post não fique tão grande. Por outro lado, quem já tiver e/ou souber como fazer não tem de estar a ler isto tudo.
Cliquem no botão abaixo para visualizar.
Instruções de instalação da ROM
1 - Copiar os ficheiros zip da ROM e das Google Apps para o cartão SD
2 - Aceder à "Recovery"
3 - Se ainda não têm nenhum Backup feito, façam um agora (façam-no para o "External SD" e incluam todas as partições)
4 - Façam um "Wipe/Factory Reset"
5 - "Install" -> 00_LineageOS-13.0-UNOFFICIAL-PORT-E5_FHD.zip
6 - "Install" -> O zip que descarregaram com as Google Apps
7 - "Wipe Caches"
8 - "Reboot System"
Instruções para uma instalação "completamente limpa" da ROM
Este método de instalação, apesar de ser "mais chato", é o método que eu recomendo. O mesmo é obrigatório a quem vier do Lollipop oficial da bq.
Quem, vier do KitKat oficial da bq, e se deparar com bugs "extra", para além dos que reporto neste post, também o pode/deve fazer.
Mais informações acerca do porquê deste tipo de instalação podem ser lidas AQUI.
Os passos de instalação encontram-se "escondidos" para o post não ficar tão grande. Cliquem no botão abaixo para os visualizar.
Google Apps
Decidi não incluir as Google Apps na ROM pois como estão sempre em constante atualização, é escusado estar a incluir algo que, daqui a pouco tempo, será atualizado.
Assim, por favor acedam à página do projeto Open Gapps e descarreguem uma versão ARM - 6.0 - pico ou nano ou micro (eu prefiro a "pico" ou a "nano", quanto menos o sistema ficar ocupado, melhor).
NOTA: Atenção que, por vezes, as Gapps vêm com problemas. Até agora tive a sorte de não me deparar com nenhum, contudo já li reportes de pessoas que ficaram com bugs estranhos nos seus dispositivos após instalarem as Gapps. Tenham atenção a isto antes de fazerem reportes de erros, ok?
Dica a utilizadores de apenas um cartão SIM
Tal como nas ROMs CM, quem apenas utilizar um cartão SIM, se pretender, poderá efectuar uma pequena alteração no ficheiro build.prop (está dentro da pasta system). Com esta, o funcionamento da rede móvel e do 3G ficará (ainda) mais estável. Esta alteração apenas tomará efeito após reiniciar o telefone.
O que é necessário fazer é apenas colocar um "#" antes da instrução "persist.radio.multisim.config=dsds".
Portanto, passa de:
persist.radio.multisim.config=dsds
a
#persist.radio.multisim.config=dsds
Para voltar a ter a funcionalidade "dual SIM" bastará voltar a colocar no modo original e reiniciar o telefone.
Solução para ver vídeos em HD no Youtube
- Descarregar a app Youtube da Play Store
- Abrir a app e ver um vídeo qualquer (um que saibam que devia dar a 1080p)
- Fechar app
- Aceder à pasta /data/data/com.google.android.youtube/shared_prefs (devem utilizar um explorador de ficheiros com permissão root)
- Abrir o ficheiro youtube.xml
- Substituir:
<boolean name="h264_main_profile_supported6.0.1" value="false" />
- Por:
<boolean name="h264_main_profile_supported6.0.1" value="true" />
Grave-se o ficheiro e, pronto, já está!
Xposed Framework
Quem quiser instalar a Xposed Framework pode fazê-lo.
Apenas têm de fazer download da APP Material Design Xposed Installer e instalar.
Após a instalação da APP, para ativarmos a Xposed Framework, temos de tocar no botão "Install/Update" mas, antes, temos de verificar que a opção que está escolhida (por cima desse botão) é para sdk23 e arquitetura arm. A APP faz download de um zip que depois é instalado, automaticamente, pela recovery.
Quem não souber o que é a Xposed Framework, pode ver ESTE vídeo.
O QUE FUNCIONA:
- Dual SIM
- Wifi
- Áudio
- Sensores
- Carregamento "Offline"
- Armazenamento interno e externo
- Toque duplo para ligar o ecrã
- Ligação USB nos modos MTP | PTP | Apenas Carregar
- Câmara
- Bluetooth
- Rádio FM
- WiFi HotSpot (apesar de não reportar quantos clientes estão ligados)
- GPS
O QUE NÃO FUNCIONA OU ESTÁ INSTÁVEL:
- VPN (mas é possível usar a App ShadowRock em modo NAT)
- Mudança de 2G para 3G está instável (às vezes funciona outra vezes não, em teoria na V1 está bem melhor)
- Descodificação dos codecs de vídeo por hardware, o que implica o mesmo que referi nas ROMs CM (apesar de ter melhorias)
Créditos:
LineageOS Team
fire855 @ XDA
ferhung @ XDA
hyperion70 @ XDA
xen0n (Wang Xuerui) @ XDA
Axet @ XDA
chrmhoffmann @ XDA
DerTeufel1980 @ XDA
Al3XKOoL @ XDA
kashifmin @ XDA
Santhosh M @ XDA
superdragonpt @ XDA
ariafan @ XDA
tuxboy @ XDA
Detalhes:
Versão OS da ROM: Marshmallow 6.0.1
Kernel: Linux 3.4.67
Pré-requisito de firmware: Stock KitKat <- IMPORTANTE! Quem estiver no Lollipop oficial da bq tem de, obrigatoriamente, fazer um Hard Reset ou voltar ao KitKat de outro modo qualquer disponível.
Baseada em: LineageOS (antes era CyanogenMod...)
Informação da versão
Estado: Estável
Criada em: 24-03-2016
Última atualização da(s) ROM(s): 29-12-2017
Últimos Fix: N/A
Eu não poderei ser responsabilizado caso o vosse telefone fique danificado ao tentar efetuar estas operações.
Apesar de duvidar, e muito, que algo desse género aconteça (especialmente se tiverem seguido as minhas instruções "à risca" e, claro, se tiverem sempre um backup "à mão") que fique bem claro que estão a efetuar estas operações porque assim o entendem e, não, porque vos estou a dizer para o fazer.
Editado por ElTifo, 31 December 2017 - 12:11.