A DualBootPatcher é uma aplicação, de código aberto, que permite instalar várias ROMs num único dispositivo Android.
Ela faz o seu melhor para trabalhar com o código existente e não requer qualquer suporte explícito das ROMs.
- És um programador de ROMs e estás cansado de ter de andar a fazer backup da tua ROM atual apenas para testar a nova compilação de uma ROM?
- Uma ROM captou a tua atenção mas gostarias de a experimentar primeiro antes de decidir se essa deverá ser, ou não, a tua nova ROM diária?
- Adoras uma ROM mas, infelizmente, aquele bug chato ainda não foi resolvido o que te obriga a teres de usar a tua outra ROM diária?
- Gostavas de instalar uma ROM diferente no teu telefone mas tens receio de o fazer porque podes perder tudo o que tens no teu telefone (sim, porque sabes que é sempre isso que te acontece quando te metes nestas andanças)?
ENTÃO ISTO É PARA TI!!
É com grande prazer que vos dou a conhecer este projeto INCRÍVEL e a trabalhar em pleno no nosso bq Aquaris M5 (um obrigado especial ao "Nonta72" por ter adicionado este "commit" ao projeto).
Inicialmente, este projeto era apenas destinado para permitir "dual boot" no Samsung Galaxy S4 baseado em Qualcomm (ver o post original AQUI). Mas, agora, já é compatível com cerca de 334 dispositivos!
A DualBootPatcher permite a instalação de várias ROMs ao mesmo tempo e alternar entre elas com apenas um toque.
Funciona aplicando um "Patch" aos scripts de instalação das ROMs secundárias, e imagens de arranque, de modo a carregar os ficheiros dessas ROMs numa localização alternativa.(/system/multiboot, /cache/multiboot, /data/multiboot, etc.).
Devido à forma como isso é implementado, não são efetuadas quaisquer alterações à ROM principal!
Depois de iniciar uma ROM secundária, seguidamente explico como fazer isso, é preciso instalar a app DualBootPatcher de modo a poder alternar entre ROMs sem precisar de reiniciar para a Recovery.
Para além de permitir a inicialização de várias ROMs no nosso telefone, também permite-nos partilhar dados de apps entre ROMs! Esta função deve ser ativada em cada ROM e em todas as apps que desejamos partilhar dados.
Simplesmente, verdadeiramente, trata-se de uma das melhores coisas que foi inventada até hoje!
EXIGE ROOT! Como é óbvio...
NOTAS:
- Para todos os que estiverem atualmente com o firmware 5.0.0, que é o presente na ROM oficial da bq 7.1.2, é necessário mudar para o firmware 4.8.2 após mandar reiniciar o telefone (bastará manter pressionado o botão de aumentar o volume até que o telefone vibre de modo a ir direto para a Recovery), caso contrário, a ROM secundária não vai arrancar. Isto, claro está, apenas é necessário se a segunda ROM, para a qual estamos a tentar mudar, foi desenvolvida tendo como base o firmware 4.8.2.
- De momento não é possível usar a DualBootPatcher com ROMs Oreo, vejam a explicação AQUI!
- Apesar de não ser obrigatório é aconselhável instalar-se a "Interface de Utilizador de Arranque" (é o zip "DualBootUtilities"). A mesma instala-se através da App e permite escolher para que ROM queremos fazer boot de cada ve que o telefone incia. Isto é muito útil caso algo corra mesmo muito errado após trocarmos de ROM e permite-nos voltar à ROM principal sem problemas.
DualBootPatcher faz patch a...
- Kernels personalizados com suporte a "Dual Boot"
- ROMs para que possam ser instaladas como secundárias
- Zips das Google Apps para ROMs baseadas em AOSP
- SuperSU para que ele possa ser instalado na ROM secundária
Como aplicar o patch?
Instruções para "Dual Boot"
Como é que eu ...?
Downloads:
Código fonte:
Desfrutem!
Cumps!
Editado por ElTifo, 15 January 2018 - 15:15.