[DÚVIDA] Symbian & Android
Mensagem publicada 29 October 2010 - 08:55
Mensagem publicada 29 October 2010 - 10:00
boas,por um lado percebo as tuas duvidas mas acho que há uma que não faz sentido, "uerer usar um Android e não querer nada de serviços Google é mesmo lixado" !?!?!?como é que queres usar um smartphone com Android e não ter Google?!?! Android = Google, foi construido pela Google portanto acho que assim nunca vais conseguir usar Android, mas é sempre bem vindo criticas para tambem se poder melhorar! e aprendermos uns com os outros!força!cumpsBastava poder estar com tráfego de dados ligado e não haver tráfego a não ser que fizessemos algo (aqui a firewall deve resolver). Mas a Google não gosta de mim e quer meter o dedo onde não deve :whistle:Querer usar um Android e não querer nada de serviços Google é mesmo lixado. É mesmo root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root na coisa, e desinstalar a tralha toda. O problema é a integração das aplicações umas com as outras, e com o próprio S.O.Tentar não custa, e na pior das hipóteses é um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset. Estou a ver que quando acabar de "tratar" o telemóvel, se calhar nem chamadas vou conseguir fazer!PS: também sou Vodafone, mas os planos de dados aqui em PT (em qualquer rede) são uma verdadeira m****. Já nos davam qualquer coisa em condições. Isto para quem quer usar um browser é um roubo.PS2: vocês já quase que me queriam bater pelas minhas ideias. Mas sou casmurro e gosto das coisas a funcionar pelo mínimo. Depois é que instalo o que quero, as versões que quero, e como quero! Se soubesse como fazer, até instalava isto como instalo Debian no PC. Só uma linha de comandos, e depois vai tudo à mão até estar ao meu gosto.EDIT:@ BUGabundo: já tinha andado a ver a wiki por alto, e estou fartinho e pesquisar sobre Android. Só que não encontro users como eu, por isso é que me vejo à rasca para encontrar certa informação.Alta dica que têm aqui na vossa Wiki: .nomedia ;)As dores de cabeça que tive com Symbian por causa dessa indexação...
Mensagem publicada 29 October 2010 - 11:02

Mensagem publicada 29 October 2010 - 12:39
Android foi criado para estar ligado à "nuvem" da Google, para mim querer mudar radicalmente este conceito é como querer que um Eng. Informático passe a ser Médico. As coisas no Android não foram "formatadas" nem pensadas para se desligar radicalmente da rede, foram feitas para um mundo "ligado".Não percebo, e uma vez que queres usar aplicações do Market, porque nao te podes registar no Google e ligar por WiFi para instalar as aplicações. Estás a tentar fazer uma coisa que embora não seja possível, é contra-natura, como instalar as aplicações à pata.Creio que o facto de não quereres ligar à Net no Android "pressionando um botão" porque simplesmente nao queres fazê-lo e tal, é um preciosismo. Já que não te queres adaptar à forma do Android fazer as coisas, se calhar tu mesmo é que tens de ser um pouco flexível. Não quero dizer com isto que não devas adaptar o Android às tuas necessidades, estou a dizer que tu também podes ter que ser um pouco flexível em algumas coisas para o Android se adaptar a ti. Mas lanço-te o desafio de experimentar os serviços da Google. Sei que tens as tuas preferências no modo como te ligas à net e vês o email mas o uso das funcionalidade das Google não te vão impedir de continuar a fazer o mesmo caso queiras.- Sobra o Android
Mensagem publicada 29 October 2010 - 16:04

Mensagem publicada 30 October 2010 - 22:39
Penso que o r3pek disse tudo.A base do Android é exactamente a ligação à net, e o guardar os dados fora do equipamento.É ter a certeza que, independentemente do hardware que tens na mão, saber que ele vai ter exactamente o mesmo conteúdo.O que estás a querer, é semelhante a querer levar um ferrari para o deserto. Sorry, não foi para esse tipo de terreno que ele foi desenhado. Pelo que descreves, a única coisa que pretendes é um telemóvel com capacidade de browser. Tens várias ofertas no mercado para isso.Com Android, podes controlar quando e como liga; ser um utilizador mais intensivo e optares por colocar um cartão associado a uma conta de Banda Larga, ou ser um utilizador mais elementar, e nem sequer ter plano de dados activado..usar apenas a ligação WiFi de casa e trabalho/escola. Mas o conceito base é sempre o mesmo.Vou ser claro curto e conciso:Android não é para ti.
Mensagem publicada 31 October 2010 - 11:56
Mensagem publicada 01 November 2010 - 01:04
Isso sim, seria um interessante desafion é como se ele estivesse a tentar correr iOS no seu android

Mensagem publicada 01 November 2010 - 10:40
Mensagem publicada 02 November 2010 - 00:03
Discordo. A base do Android é a net e a cloud. O core do SO é que é Linux. Quanto a interface gráfica/texto, também a meu ver estás enganado. O Android é totalmente gráfico, o que não te impede de usar shell.Quanto a ligação de dados activa, eu por norma também tenho desligado (3G) mas quando em casa, escritório, etc., tenho activo sempre o WiFi.Seja como for, o BUGabundo já deixou bem claro. Claro que podes usar e a App que ele te sugeriu, quanto a mim, são a resposta para o que tu queres fazer.Browser vem por defeito com o sistema, e tens vários outros à disposição no mercado. Desde o famoso Opera, ao Dolphin (que julgo ser um dos mais usados em Android), entre outros.NDrive vem com todos (ou quase todos) equipamentos da TMN, caso contrário retiras do market e compras o mapa pretendido. Lembra-te que aqui no androidpt tem parceria, e oferece 10% desconto. (Vê do lado esquerdo do fórum)Office entre outras aplicações, existe o Docs2go que julgo estar a vir com alguns senão todos equipamentos da TMN. Mas existem outros.Quanto a torrent também tens várias opções assim como jogos.Dá uma espreitadela nas várias aplicações e jogos disponíveis no Market através do AppBrain.Vim aqui ver se arranjava uma solução e vocês só sabem dizer que Android não é para mim...Qual é o problema de não querer dados sincronizados com a Google? Não podem estar só no meu telemóvel?E qual é problema de ter uma ligação de dados activa, e NÃO ter apps a usarem tráfego? Até acho bastante normal que assim fosse. Se não abrir uma app para fazer alguma coisa, porque raio é que ela há-de fazer algo?Dizem-me que só preciso de um browser. Como é que instalo um office, ou o ndrive, ou até meto alguns jogos? E se me apetecer ter um cliente de torrents no telemóvel?O Android é muito mais que redes sociais, e sincronização de dados. Pelo menos eu vejo montes de potencial neste sistema.A base do Android não é a net, é o Linux. É um S.O. extremamente capaz, com a vantagem de não precisar de ambiente gráfico para fazer várias tarefas.Se calhar a maior parte do pessoal só usa Windows, e não dá valor ao terminal. Mas quem está habituado a isso, sabe bem do que falo.
Mensagem publicada 02 November 2010 - 10:09
Mensagem publicada 02 November 2010 - 10:46
O sistema só usa internet se tiveres aplicações que necessitem de actualização a funcionar, as sincronizações activas entre as quais o Market para validar se há novas versões. Uma vez que pretendes desinstalar tudo o que é aplicação que não te interessa provavelmente nao vais ficar com aplicações que queiram fazer a ligacao à Net.Depois podes sempre instalar a aplicação TrafficStats que te vai permitir verificar quem acede à Net e quando. Assim poderás saber qual a aplicação e removê-la se necessário e for possivel para nao "quebrar" o Android.Depois conta como correu a minimização do teu Android. Pode ser que sirva de exemplo para outros que nao queiram os serviços da Google e todas as vantagens de ter Android.O que acho irritante é a parte das ligações de dados.Em Symbian por exemplo, pode-se ter 2G/3G/Wireless activo que se for ver ao contador de dados não há trafego nenhum a circular, sem ter que usar apps nenhumas que o barrem. O sistema não usa net só porque a tem disponível.Coisa que pelos vistos no Android não é possível.
Mensagem publicada 02 November 2010 - 13:26
Mensagem publicada 08 November 2010 - 00:06
Não tenho dúvidas. Mas também tenho a certeza que poderás vir a fazer um bom tutorial para quem não queira um Android CloudAdivinham-se umas boas dores de cabeça!

Mensagem publicada 11 November 2010 - 13:57
Mensagem publicada 11 November 2010 - 15:26
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.
Carpe diem quam minimum credula postero.
Mensagem publicada 11 November 2010 - 16:54
Mensagem publicada 12 November 2010 - 16:15
Tmb sou utilizador de debian squeeze.Não é nada complicado. Eu tento dar-te uma mão.Antes de mais, precisas de descompactar o nb0:http://android-dls.com/wiki/index.php?title=How_to_unpack_and_repack_NB0_fileSegue só a parte de unpack.Dps ficas com os ficheiros das partições na pasta selecionada, e tens um chamado "F0X-0-225B-4014-system.img" ou "system.img" ou algo parecido, as apps estão lá, procede a descompactar isso.http://code.google.com/p/unyaffs/downloads/listSacas isto e compilas, fazes o comando para unpack. Dps aparece-te uma pasta chamada "apps" naquilo que foi descompactado, mudas os .apk que quiseres.Dps terás de voltar a compactar o system podes fazer isso com o mkyaffs penso eu.Segues o processo de repack do nb0, e é só flashar.Espero ter ajudado.EDIT:Se não quiseres ter este trabalho todo, podes simplesmente alterar o system.img, deixar estar no telemovel a rom que vinha, e flashares apenas a partição do system nova por fastboot' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Fastboot']fastboot, penso que seria mais facil para ti.As dores de cabeça não são com isso.Estou a ver se consigo alterar uma ROM original para eliminar de raíz as apps que não vou usar.Mas parece ser demasiada areia para a minha camioneta... Ainda tenho muito que aprender até conseguir alguma coisa.
Mensagem publicada 13 November 2010 - 00:03
Mensagem publicada 13 November 2010 - 13:46
1º-Se apagares da pasta apps acho que é suficiente.2º-Se removeres os apk da pasta apps acho que é o suficiente para ficar tudo apagado.4º-Essas alterações que estás a fazer na partição do system, como te expliquei tem de ser flashadas por fastboot' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Fastboot']fastboot a partir do pc, não do recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery no telemovel, a não ser que queiras alterar mesmo os updates para o recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery que eles fornecem, nesse caso tinhas mesmo de os assinar ou ter um recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery que nao fosse o original.ahhhh!! thanks! Mas que raio andava eu a fazer...Tenho umas dúvidas.1º - estou aqui a ver uma rom. na pasta system/framework posso remover os ficheiros com.google.android.gtalkservice.jar e com.google.android.maps.jar?Isto se apagar em system/app os ficheiros gtalkservice.apk e Maps.apk. Se apagar também os .jar, e depois instalar manualmente os apk, as apps funcionam? Ou se instalar pelo market? Ou esses .jar não podem mesmo ser apagados?2º - basta apagar os apk para remover apps, ou ainda fica lixo e é preciso andar a apagar mais coisas (como na dúvida acima)?3º - ao andar a alterar a rom, as permissões dos ficheiros importam? Por exemplo, se adicionar manualmente "su" e " busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox", tenho que meter as permissões correctas antes de zipar a rom? Ou durante a instalação da mesma isso é tudo tratado automaticamente?4º - para instalar a rom alterada, tenho que fazer sign à mesma antes de a instalar, certo? Ou isso é dependente da recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery que tiver no aparelho?Desculpem lá o "massacre" das dúvidas...EDIT:O ponto 3 já percebi. Isso é tudo tratado pelo update-script.Se entretanto entender as minhas próprias dúvidas e ainda ninguém tiver respondido volto a editar este post.
Mensagem publicada 13 November 2010 - 15:33
Mensagem publicada 13 November 2010 - 20:12
Mensagem publicada 15 November 2010 - 21:21
Mensagem publicada 23 November 2010 - 01:14